A Associação dos Profissionais Farmacêuticos do Paraná (APF-PR), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Câmara da Mulher Empreendedora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), promove o 1º Workshop da Mulher Farmacêutica Paranaense, no próximo dia 21 de outubro, no auditório do SESC da Esquina, em Curitiba. A proposta do evento é incentivar o empoderamento feminino na profissão farmacêutica, trazer informações e criar elos de ligação entre as entidades e autoridades voltadas às temáticas de igualdade de gênero.
O 1º Workshop da Mulher Farmacêutica Paranaense abordará temas como a influência da mulher farmacêutica na saúde da população, empreendedorismo e a atuação feminina na pandemia da Covid-19, além de relatos das profissionais que inspiram com suas histórias de excelência e dedicação à saúde.
Segundo a idealizadora do evento, a conselheira regional de Farmácia do Paraná, membro da APF-PR e empreendedora, Ana Paula Vilar, a ideia da realização do workshop surge como o resultado de uma luta antiga pela equidade no ambiente de trabalho farmacêutico. “Nós, mulheres, somos a maioria da categoria. Mesmo assim, ainda enfrentamos discriminação, falta de espaço nos cargos de liderança e disparidade de salário. O 1º Workshop da Mulher Farmacêutica Paranaense vem como pontapé para a união feminina dentro da Farmácia do estado”, explica Ana Paula.
O conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires, destaca a importância do desenvolvimento de novas ações direcionadas à saúde da mulher para o incentivo à inserção da mulher farmacêutica na política partidária e a sua capacitação para o trabalho e proteção como trabalhadora. “Quanto maior a representatividade feminina, maiores serão as oportunidades e espaços de trabalho. O 1º Workshop da Mulher Farmacêutica Paranaense é uma das ações em combate à desigualdade de gênero no mercado de trabalho”, diz.