O objetivo desse Workshop é apresentar uma releitura da Teoria de Resposta ao Item a partir da análise dos trabalhos de Pasquali, Luckesi e Vigotski. É um evento voltado para os professores e profissionais da educação que buscam melhorar suas técnicas de avaliação, que com o ensino remoto e hibrido faz mais necessário do que nunca.
Esse evento acontecerá em um ambiente em que você poderá tirar suas dúvidas e ao mesmo tempo praticar o desenvolvimento de questões de avaliação na sua área.
A Teoria de Resposta ao Item é base do algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova, legitimando a prova e os conhecimentos dos alunos que a fazem e também é uma forma de impedir o chute.
Entretanto, para o professor, a TRI ainda identifica as falhas na aprendizagem, auxilia na construção de contextos de ensino e ainda atribui uma nota numérica compatível com o ensino aprendizagem do seu estudante.
E o melhor de tudo, que neste evento você aprenderá a fazer tudo isso sem depender de longos estudos estatísticos sofisticados, independente da sua área e independente para quem lecione, o TRI terá uma avaliação de sucesso e humanizada.