Workshop Neurodesenvolvimento e Neurobiologia em Pessoas Autistas

Workshop Neurodesenvolvimento e Neurobiologia em Pessoas Autistas

online Este é um evento online

Workshop Neurodesenvolvimento e Neurobiologia em Pessoas Autistas

Conheça os professores do Workshop 


Dra. Lyvia Izaura Gomes de Paula Freire


Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (2004), Mestrado (2009), Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ênfase em Psicofarmacologia.


A Dra. Lyvia Izaura Atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas (CEBRID-UNIFESP) no período de 2009 a 2018 e como docente dos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição (Universidade

Brasil, FAMA-UNIESP), Medicina e Medicina

Veterinária (Universidade Nove de Julho - UNINOVE)

de 2018 a 2020. Atualmente é Professora de graduação da Universidade Anhanguera (Farmácia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Medicina Veterinária) e de pós-graduação em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental (disciplinas de Psicofarmacologia e Neuroanatomia

Funcional) do Grupo Capacitar e Neurofisiologia do Grupo PG Saúde, além de orientadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT EAD).

Tem experiência na área de neurociências e psicofarmacologia, com ênfase em dor, sono, transtornos mentais e produtos naturais.


CURRÍCULO LATTES:

http://lattes.cnpq.br/4040304922414294


Dr. Mayck Hartwig


Doutor em Psicologia (PPGP/UFRRJ) e autor da adaptação da RAADS-R-BR e RAADS-R-BR Screen, escalas para diagnóstico de autismo em adultos.

Mestre em Psicologia (PPGP/UFES) onde pesquisou comunicação, interação social e bilinguismo em crianças autistas.


O Dr. Mayck Hartwig é graduado em Psicologia, especialista em Neuropsicologia e Terapias Cognitivas e Comportamentais. Atuou como professor de graduação em psicologia em universidades privadas e atualmente atua como neuropsicólogo, professor convidado de cursos de pós-graduação, pesquisador e coordenador da pós-graduação no Instituto de Apoio, Ensino e Pesquisa Adultos no Espectro (AE), além de pesquisador colaborador no Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFRRJ).

É autor do livro Ik fortel up pomerisch spräk un up portugijsisch sprak: comunicação e interação social em crianças autistas bilíngues. Os seus temas de interesse e pesquisa são psicometria, linguagem, autismo e suas intersecções com questões de gênero, sexualidade, vivências étnico-raciais e povos tradicionais brasileiros.


CURRÍCULO LATTES:

http://lattes.cnpq.br/4340514021768687


Objetivo do curso

Entender como ocorre o neurodesenvolvimento em pessoas neurotípicas e neuroatípicas, correlacionando com aspectos multifatoriais (genética + fatores ambientais). Ainda elucidar a importância da psicofarmacologia como aliada na melhora da qualidade de vida de pacientes autistas com outras coocorrências neuropsiquiátricas.


Objetivos específicos


  • Compreender o processo de neurodesenvolvimento, comparando o Sistema Nervoso de indivíduos neurotípicos e neuroatípicos, com foco maior no autismo.
  • Correlacionar as alterações morfológicas e neuroquímicas que ocorrem no autismo com processos multifatoriais.
  • Entender, de forma geral, quais principais genes mutados e fatores ambientais corroboram para o acontecimento dessas alterações neurais.
  • Explanar os principais psicofármacos aliados no tratamento de ocorrências neuropsiquiátricas mais comuns em pessoas autistas.
Público-alvo 

Esse Workshop se destina à profissionais de diferentes áreas da saúde e pessoas com interesse no assunto a ser abordado, visando a integralidade entre as áreas, com foco não só na troca de informações, mas também no enriquecimento do processo de aprendizagem.


Carga horária 

Serão contabilizadas 5 horas de atividades ao todo, em que as aulas ocorrerão em ambiente virtual. Todos os participantes receberão certificado.


Turma, horário e duração 

Os encontros irão acontecer nos dias 03 e 10 de maio (sábado das 09:00 às 11:30).


Investimento 

R$80,00 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}