Promover reflexão sobre a competência em informação e inclusão de pessoa neurodirvergente em ambientes informacionais, além de gerar um rol de habilidades e atitudes que promovam a acessibilidade informacional, proporcionando um repertório da ação e criação de serviços e produtos acessíveis, demandado um olhar sensível ao usuário neurodivergente.
Ministrantes:
Gabriela Farias: Mãe atípica, Doutora em Ciência da Informação. Docente da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Comunicação em Ambientes de Informação (CMAI), cadastrado na plataforma CNPq. Líder da Rede de Estudo em Ciência da Informação sobre Desinformação (RECIDES). Membra do Grupo de Trabalho Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação (GT-CoInfo/FEBAB). Representante da UFC no Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal - STF.
Diana Teles: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) da UFC. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PID, onde atuou como monitora das disciplinas de Serviços de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Unidades de Informação. Trabalhou como bolsista no Projeto "A arte na propagação de saberes: deficiência, informação e acessibilidade", no âmbito da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - Biblioteca de Ciências Humanas - Biblioteca Universitária. Pesquisa atualmente sobre o uso da audiodescrição (AD) como recurso de acesso à informação.
Renata Kelly Oliveira Sampaio Pontes: Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina, Pernambuco. Atuação direta em Biblioteca Escolar.
Quando: 02 de julho (online e ao vivo)
Valor: R$30,00
Carga horária: 2h30 (com certificado)