Desde 2015, com a aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Organização das Nações Unidas tem dedicado atenção crescente ao comprometimento dos países com os temas da Agenda 2030: erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, qualidade de vida etc. As contribuições dos países são acompanhadas pela ONU, mas também por outras organizações interessadas em monitorar a evolução do compromisso com cada ODS. Várias instituições buscam evidenciar esse compromisso com a vinculação de seus produtos ou serviços com uma ou mais ODSs. Em 2019 a consultoria britânica THE lançou um ranking, o THE Impact, com a finalidade de verificar o alinhamento das universidades aos ODSs. O desempenho de cada instituição no ranking relaciona-se fortemente às ações realizadas por elas com evidências de seu engajamento com as comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Desde 2023 outra consultoria britânica, a Quacquarelli Symonds, lançou o QS Sustainability Rankings, um ranking que classifica as universidades a partir de indicadores de que medem a capacidade das universidades de enfrentar os desafios globais na área ambiental, social e de governança (ESG). As bibliotecas universitárias podem contribuir com os ODS de diversas maneiras ao alinhar suas ações à missão de sua instituição, e a partir disso, incluir em sua missão compromissos e metas com os ODS.
OBJETIVO: Conhecer dois importantes rankings , o THE Impact (que verifica o alinhamento das universidades aos ODS) e o QS Sustainability Rankings (que classifica as universidades por meio de indicadores de que medem a capacidade das universidades de enfrentar os desafios globais na área ambiental, social e de governança). A partir do entendimento desses importantes instrumentos, as bibliotecas estarão aptas a contribuir de diversas maneiras ao alinhar suas ações à missão de sua instituição, e com isso, incluir em suas atividades os compromissos e metas com os ODS.
MINISTRANTES:
André Serradas é bibliotecário no Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da Universidade de São Paulo.
Adriana Ferrari é Vice-Presidenta da FEBAB, Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo e Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH USP).
ORIENTAÇÕES GERAIS
- É necessário realizar inscrição previamente, inclusive as pessoas já inscritas no SNBU 2023. Só terá acesso à sala com o comprovante de inscrição.
- O workshop será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade. A informação sobre a sala será enviada próximo ao workshop.
- Pessoas que não participarão do SNBU, mas tem interesse no workshop, podem se inscrever.
- A inscrição é intransferível para outra pessoa.