Webinário de Formação de Professores - Os Desafios para Ensinar e Aprender - ESALQ/USP

Webinário de Formação de Professores - Os Desafios para Ensinar e Aprender - ESALQ/USP

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O WFP - Webinário de Formação de Professores tem como objetivo promover um espaço para divulgação e debates de conhecimentos produzidos na área de formação de professores, com discussões envolvendo o tema "Os desafios para ensinar e aprender", focalizando a análise de resultados de pesquisa, relatos de experiência, apresentação de metodologias e recursos didáticos que podem ser aplicados no processo de ensino e aprendizagem, tanto no ensino superior como na educação básica.


Tema do evento - Por Thamires Brito


A programação, que envolve: palestras, mesa redonda, apresentação de trabalhos e minicursos, deve contribuir para o intercâmbio de ideias entre os interessados, como também fortalecer e ampliar a colaboração entre os profissionais de diferentes instituições de ensino e parcerias universidade-escola, para o desenvolvimento de pesquisa na área de formação de professores e aprimoramento de práticas pedagógicas. Dessa forma, o público-alvo do WFP é formado por professores da educação básica e ensino superior, estudantes de licenciatura e pós-graduação, pesquisadores e interessados em discussões sobre o tema do evento.


O Webinário de Formação de Professores é gratuito! A realização recebe apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRPG/USP), instituição que confere a certificação. 


Certificação

O WFP contempla atividade síncronas e assíncronas. As atividades síncronas envolvem: palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos no dia 19 de novembro de 2020 e, para fins de certificação, haverá registro do acesso ao site do evento e listas de presenças nos chats das referidas atividades. Esse controle de participação e frequência permitirá a emissão dos certificados referente a toda programação síncrona, totalizando 12 horas.

O evento oferece também muitos minicursos, em formato de atividades assíncronas, que estarão disponíveis no período de 20 a 29 de novembro de 2020. Os participantes poderão realizar inscrição em quantos minicursos desejarem, e o controle de frequência será realizado a partir de formulário próprio ao final de cada minicurso, conferindo 2 horas para cada minicurso.

Livro de Resumos

O Livro de Resumos do evento pode ser acessado ao clicar no botão a seguir. 

Nele temos os textos dos participantes e também dos palestrantes e minicursistas.

Uma ótima leitura!


Programação Geral

Programação Geral

8h30 

Profa. Dra. Taitiâny Bonzanini (ESALQ/USP): Abertura

9h – 9h50

Prof. Dr. José Moran: Educação 4.0: novas formas de aprender e de ensinar em um mundo em profunda transformação

10:10h - 11h 

Profa. Dra. Aline Juliana Oja Persicheto: Desafios e possibilidades para o ensino e a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em meio a pandemia

11h - 11h50

Prof. Dr. Daniel Ramos Nogueira (UEL): Preparação de aulas a distância: tecnologias e desafios

Intervalo

13h - 13h50

Prof. Dr. Angelo Luiz Cortelazzo (UNICAMP): Metodologias ativas na consolidação da aprendizagem

14h10 - 14h30 

Prof. Dr. Nelson Pretto (UFBA): Formar professores com tecnologias livres

14h30 – 15h20

Profa. Dra. Camila Silveira da Silva (UFPR): Ciência e Arte na Formação Docente.

15h30 – 16h10 

Profa. Dra. Joana De Jesus De Andrade (USP): O que há de realmente novo nas metodologias ativas? Perspectivas da Neurociência à Educação.

16h10 - 17h

Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron (USP): Alfabetização científica e o ensino por investigação

Intervalo

17h40m – 18h40

Mesa redonda Metodologias Ativas

Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Marcondes (UNICAMP)

Palestrante: Profa. Dra. Thaís Tezani (UNESP)

Palestrante: Profa. Dra. Valéria Lima (UFSCAR)

19h - 19h50

Prof. Dr. Eder Pires de Camargo (UNESP): Inclusão de alunos cegos no ensino à distância

20h – 20h50

Profa. Dra. Ivana C. Ribeiro: Escola +Feliz

Intervalo

21h

Apresentação de trabalhos

22h

Encerramento


Inscrições

Ao realizar a inscrição no evento, você será automaticamente inscrito em toda a programação que ocorrerá em tempo real no dia 19/11/2020, à partir das 8h30m, gratuitamente! O acesso às palestras, mesa redonda e apresentação dos trabalhos será registrado para fins de certificação, então não deixe de acessar o site e assistir as atividades programadas! Para participar dos minicursos é preciso realizar uma nova inscrição, em cada minicurso de interesse, no tópico “Inscrição nos Minicursos”. Você pode se inscrever em quantos minicursos desejar, também gratuitamente! Cada minicurso finalizado corresponderá a um certificado.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Minicursos

Os minicursos serão oferecidos de forma assíncrona, ou seja, estarão gravados e disponíveis à partir das 8h do dia 20 até as 24h do dia 29 de novembro de 2020. Para participar é preciso realizar a inscrição em todos os minicursos que desejar, gratuitamente! Ao final de cada minicurso haverá um formulário próprio para preenchimento e certificação!

Minicursos

Profa. Dra. Camila Sanches Miani: Jogos e atividades lúdicas como instrumentos de ensino e aprendizagem

Prof. Me. Diego Fernando do Nascimento: Caminhos metodológicos para o estudo do meio

Prof. Me. Gabriel Victoriano dos Santos: Aprendizagem em Fisiologia a partir de estudos de caso e séries de TV

Profa. Dra. Kelly Cristina Gavião Luchi: Metodologias ativas: estratégias para aumentar a interatividade e o engajamento dos alunos

Profa. Me. Lais Tono Cardozo: Jogo educacional para o ensino de Biologia

Profa. Marcia Regina Balbino: Aprendizagem Centrada em Eventos: uma prática para a sala de aula

Profa. Priscila Proença Croscatto: Produção de Podcasts através de temas geradores em Educação Ambiental

Dra. Siglea Chaves:  Sala de aula como ambiente de produção científica

Me. Tabita Teixeira: Educomunicação e o ensino de Surdos

Prof. Me. Wilson Antonio Lopes de Moura: Educação nas Nuvens: possibilidades de uso do Moodle na Educação Básica

Inscrição nos Minicursos

Cada participante poderá se inscrever em quantos minicursos desejar. Para a certificação, as atividades dos minicursos devem ser concluídas até as 24h do dia 29/11/2020, incluindo o preenchimento de formulário próprio disponibilizado ao final de cada minicurso.  Após este prazo não serão emitidos certificados de participação. Portanto, para receber o certificado de participação correspondente é preciso assistir o minicurso e ao final preencher um formulário próprio. Importante: para cada minicurso haverá um formulário específico. 



Inscrição nos Minicursos

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Recados Importantes


Nosso Canal no YouTube



Trabalhos Destaque

Modalidade

Autores

Título do trabalho

Produção de material técnico

Luís Alberto AMBRÓSIO; Ana Clara PAIVA; Adriano Correia MAIA

Roteiro para o jogo cúpula climática mundial on-line usando o simulador C-Roads

Produção de material técnico

Roberta CHIESA BARTELMEBS; Mikaela TELEKEN DE JESUS; Camila DE ANDRADE PANDINI; Lilia Kelli DA SILVA; Marcos CASTELLINI

EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Produção de material técnico

Vânia Gonçalves PARENTE; Sílvia Fernanda MARDEGAN

SESSÕES TUTORIAIS APOIADAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROBLEMAS (ABP) PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

Relato de experiência

Marcos José HENRIQUE

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: (RE)FLEXÕES SOBRE MOTRICIDADE E LINGUAGEM

Relato de experiência

Victor Matheus Marinho DUTRA; Samantha Hanna Seabra Castilho SIMÕES

ALÉM DA SALA DE AULA: A TERAPIA OCUPACIONAL E SUAS ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DO ESCOLAR

Relato de experiência

Cláudia Adail Annibal Andrade CUCOLO; Siglea Sanna de Freitas CHAVES

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: OS MICRORGANISMOS SE MANIFESTAM E MORAM NA NOSSA COMIDA

Relato de experiência

Maria Eliziete André de AQUINO LIMA; Maria Charleny de SOUSA DA SILVA; Francisca Lucia da SILVA

ENSINO REMOTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: FEIRA VIRTUAL

Relato de experiência

Rejane SANTOS; Melyssa LIMA, Éccia BARRETO

A prática docente: uma experiência na Residência Pedagógica de Língua Portuguesa

Relato de experiência

Adriane Dall’Acqua de OLIVEIRA; Ariadne Dall’acqua AYRES; Lia Maris Orth Ritter ANTIQUEIRA; Luiz Alberto PILATTI; Fernanda da Rocha BRANDO-FERNANDEZ

SAÍDA DE CAMPO VIRTUAL COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BOTÃNICA NO PERÍODO DE PANDEMIA

Relato de experiência

Gabriel VICTORIANO; Karen Franco de Godoi CARDOSO

Investigação da fisiologia endócrina através da série Grey's Anatomy

Relato de experiência

Gabriel VICTORIANO; Maiara PASTORELLO, Milena KEDMA BERGAMINI, Lucineia MOTA, Karen Franco de Godoi CARDOSO; Caroline Avelino de OLIVEIRA

SAÚDE MENTAL E ESTRESSE NO ENSINO MÉDIO: PERCEBER, DISCUTIR E CRIAR

Relato de experiência

Gabriel VICTORIANO; Karen Franco de Godoi CARDOSO

DESVENDANDO PATOLOGIAS COM ESTUDOS DE CASO DA SÉRIE “DR. HOUSE” NO ENSINO DE BIOLOGIA

Relato de experiência

Fernanda FILGUEIRAS

OLHARES CRUZADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Relato de experiência

Fernando MOREIRA

THINKING OUTSIDE THE BOX- MAKING CREATIVE LAPBOOKS

Relato de experiência

Syler Jean Vieira Alves NOGUEIRA

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA INFÂNCIA

Relato de pesquisa

Rosangela de Sousa AMERICO; Aparecida Leonir da SILVA

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO COMBATE A DENGUE: AÇÃO DE CIDADANIA

Relato de pesquisa

Sandra Regina Trindade de FREITAS; Enéas MACHADO

REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONTRIBUTOS DO TRABALHO COM PROJETOS

Relato de pesquisa

Priscila RAQUEL; Adna MARIA; Delziane FRANCISCA; Josafá SILVA; Sonia GOMES;
Isabela RÊGO BARROS

Fatores de risco e de proteção associados a atrasos no desenvolvimento da linguagem oral

Relato de pesquisa

Izadora PEDRUZZI; Karine SILVEIRA

OS GÊNEROS HUMORÍSTICOS NAS AVALIAÇÕES DO ENEM: REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Relato de pesquisa

Isadora Polvani BARBOSA; Roseli Gall do AMARAL

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA UMA FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA

Relato de pesquisa

Eliane CERDAS; Luciana dos Santos GONÇALVES

ENTRAVES NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: O QUE DIZEM OS TRABALHOS PUBLICADOS NA ANPED (2000 - 2018)

Relato de pesquisa

Bruna Lopes VIANA: Dayane de Freitas Colombo ROSA

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Submissão de Trabalhos

Serão aceitos trabalhos no formato de resumo expandido para as seguintes modalidades:


  • Relato de pesquisa
  • Relato de experiência
  • Produção técnica de material educacional


1 - As submissões dos trabalhos devem ser feitas no período entre 23 de setembro até o dia 01 de novembro de 2020 (23h), por meio do seguinte link https://bit.ly/32HizjW ou clicando no botão “Submeter” na página do evento.


2 - Por favor, antes de enviar seu trabalho, leia atentamente as "normas para elaboração e apresentação escrita dos trabalhos". 


3 - Os resumos serão avaliados duplo cego


4 - Apresentação dos trabalhos


  • Os trabalhos aceitos serão apresentados (de maneira on-line e em tempo real) no dia 19/11/2020. 
  • O horário de abertura de cada sala de apresentação de trabalhos será notificado por e-mail (endereço informado no formulário de submissão do resumo).
  • As salas de apresentação dos trabalhos serão organizadas via Google Meet.
  • O link para acessar a sala de apresentação dos trabalhos será enviado para o e-mail indicado pelo autor correspondente no formulário de submissão.
  • Todas as salas de apresentação de trabalho ocorrerão simultaneamente.
  • Apresentadores devem acessar a sala com 10 minutos de antecedência do início das apresentações.
  • As salas de apresentação de trabalho serão organizadas em áreas temáticas.
  • O link para a lista de frequência dos apresentadores de trabalho será disponibilizado na sala de apresentação.
  • O apresentador deve ser autor do trabalho e estar inscrito evento.
  • O apresentador do trabalho deverá ser indicado no formulário de submissão.

 

5 - Publicação dos trabalhos

  • Serão publicados somente os trabalhos apresentados no evento.
  • A publicação deve ocorrer em meio eletrônico, formato de e-book (com ISBN) a ser disponibilizado no site do evento posteriormente.



Normas

Modelos

Submeter



Redes Sociais

Facebook       Instagram

Equipe de Organização


Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini - ESALQ/USP (Coordenação Geral - taitiany@usp.br)

Dra. Siglea S. N. Freitas Chaves (siglea@hotmail.com)

Prof. Ms. Wilson Antonio Lopes de Moura (wilson.moura@usp.br)

Everton Luiz Tedesco (everton.tedesco@gmail.com)


Website

Everton Luiz Tedesco - Web Designer 

Prof. Ms. Wilson Antonio Lopes de Moura - Web Designer 


Ilustrações

Thamires Brito - Designer da logomarca do evento


Equipe de Apoio

Alex Nunes

Ana Luisa Ramos de Oliveira

Angelica Borges de Sousa

Beatriz P. Fernandes

Bruna de Oliveira Ferreira

Diego Nascimento

Ettore Ambrozio de Oliveira

Giovana Barnabé Campos

Gustavo Zael dos Santos

Juliana Rodrigues

Lívia Campos

Patrícia Moura

Sofia Marcela M. Pozo


Comissão Científica

Coordenação

Profa. Dra. Taitiany Karita Bonzanini

Dra. Siglea S. N. Freitas Chaves

 

Pareceristas

Dra. Alessandra Freire dos Reis

Dra. Ana Carolina Biscalquini Talamoni

Dra. Aparecida Leonir da Silva

Dra. Bruna Ibanes Aguiar

Dra. Carolina José Maria

Dra. Daniele Costa de Oliveira

Dra. Débora Alexandra Casagrande Santos

Dra. Denise Miguel Petroni

Dr. Eráclito Rodrigues de Sousa Neto

Dra. Érica Silva Nakai

Dra. Fernanda Cátia Bozelli

Dra. Fernanda da Rocha Brando

Dra. Fernanda Gaudio Augusto

Dr. Flávio Lima Lorente

Dra. Juliana Chagas Rodrigues

Dra. Laura Alves Martirani

Dra. Maria Angelica Penatti Pipitone

Dra. Rosângela Rodrigues Braz Machado

Dra. Rosemary Rodrigues de Oliveira

Dra. Sandra Santa Rosa

Dra. Sílvia Fernanda Mardegan

Dra. Thaís Rovere Diniz Reis

Dra. Thaís Helena de Araújo

Dra. Vanessa Minuzzi Bidinoto

Dra. Vânia Galindo Massabni


Organização do livro de resumos

Profa. Dra. Taitiany Karita Bonzanini

Dra. Siglea S. N. Freitas Chaves

Eliana Maria Garcia - Gestora de processos de informação científica ESALQ/USP


Apoio Institucional

Licenciaturas ESALQ/USP

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/USP)

                                  



Patrocínios

                  

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}