Ao longo do tempo, anualmente, a Rede Municipal de
Ensino de Aldeias Altas-MA tinha como marca a realização presencial da Jornada Pedagógica que mobiliza todos os
professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e demais profissionais
da educação, constituindo um marco no planejamento de ações para o ano letivo
em curso. Entretanto, desde 2020 com o surgimento da pandemia do corona vírus/Covid-19,
este evento de caráter pedagógico e formativo não tem sido mais possível de ser
promovido de forma presencial, pois as medidas sanitárias de combate e
prevenção ao COVID-19 impõem o isolamento e distanciamento social.
Todavia, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência,
Tecnologia e Inovação/SEMECTI em 2022 pautada na responsabilidade social em acolher,
assistir e orientar o trabalho dos profissionais da educação, bem como ofertar um
ensino-aprendizagem de qualidade a todos os alunos das escolas municipais,
assertivamente, decidiu ressignificar e reinventar a jornada pedagógica, que
neste ano será promovida mais uma vez, de forma remota por meio das plataformas
digitais do Stremyard e do Canal do Youtube da SEMECTI. No ano
letivo de 2022 será implantado o Documento Curricular do Território
Aldeias-altense(DCTAA). Este documento define os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e as competências e
habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou alcançadas pelos estudantes do
Ensino Fundamental, da Educação do Campo, da Educação de Jovens, Adultos e
Idosos e da Educação Especial/Inclusiva das escolas municipais, respeitando
suas realidades socioeconômica, cultural, étnico-racial e geográfica. O DCTAA representa um marco histórico para a
educação do município de Aldeias Altas-MA, pois é a primeira vez que a Rede
Municipal de Ensino contará com sua tão sonhada proposta curricular pedagógica.
Nesse sentido, no período de 08 a 10 de fevereiro de
2022, a SEMECTI realizará o II –
Webinário de Abertura do ano letivo de 2022 da Rede Municipal de Ensino de
Aldeias Altas-MA e se propõe discutir a temática ““Documento Curricular do
Território Aldeias-altense (DCTAA): a escola como
comunidade de aprendizagem dialógica no contexto da Pedagogia Histórico Crítica
e da Pedagogia Libertadora". A escolha por essa temática justifica-se
por compreendermos que:
As Comunidades de Aprendizagem mudam não
só a cultura de gestão escolar, elas mudam a cultura do olhar do professor
sobre o aluno e sobre a aprendizagem. Cada vez mais o professor vai
compreendendo que ensinar é impossível sem aprender junto e que só se aprende
aquilo que, de algum modo, nos é significativo. Quando não se tem sentido,
significado, para cada um dos componentes da escola, o trabalho não é
desenvolvido e a escola não se transforma (HOLANDA, 2016, p.291).
Nsse ínterim, este II Webinário, se constitue em um espaço
fértil de produção e socialização do conhecimento e de formação de
profissionais docentes, gestores, coordenadores pedagógicos, técnicos, agentes
administrativos e operacionais. Consequentemente, a SEMECTI reassume a
responsabilidade compartilhada pelo desenvolvimento educacional, científico, tecnológico,
inovador, cultural, social e econômico da sociedade de Aldeias Altas-MA.
Nesse contexto e, considerando as demandas
contemporâneas de ressignificação do trabalho escolar, da ação
docente-educativa e das práticas de aprendizagem, emergiu a necessidade da
realização do II – Webinário de Abertura do ano letivo de 2022. Importa ainda
que tais discussões sejam refletidas a partir das percepções dos professores,
gestores escolares, coordenadores pedagógicos, dos técnicos da SEMECTI e demais
profissionais da educação, bem como dos alunos e suas respectivas famílias, pois
partimos do pressuposto de que a educação é uma práxis política e social tecida
a muitas mãos, constituindo em uma responsabidade e compromisso de todos.