II Webnário Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica: constituição dos saberes mobilizados em contextos da formação docente.
As instituições, tanto as de educação básica quanto as de ensino superior, vêm adotando medidas para o controle dos riscos decorrentes da doença causada pelo vírus Corona – COVID-19. Nesse sentido, como é sabido, algumas atividades escolares e acadêmicas estão temporariamente suspensas desde meados do mês março de 2019.
Diante desse cenário, consideramos a necessidade de ampliar uma discussão, particularmente envolvendo as disciplinas de Estágio Supervisionado e seus partícipes, trazendo para o centro do debate as incertezas, indefinições, possibilidades e tomada de decisões sobre a natureza das estratégicas para a continuidade, a conclusão e, futuramente, a retomada das atividades próprias dessas disciplinas. Isto porque, como componente curricular obrigatório, o Estágio Supervisionado é um importante instrumento teórico-prático que oportuniza uma aproximação efetiva do educando com as questões políticas e pedagógicas com as quais o fazer docente se entrelaça todos os dias.
O Seminário Online foi concebido como oportunidade para discutir o Estágio Supervisionado, sobretudo no sentido de pensá-lo frente aos novos desafios didático-pedagógicos que ainda estão por vir. Isto sem perder de vista a importância do Estágio Supervisionado, que deve proporcionar momentos e espaços de reflexão sobre e a partir da realidade escolar, cujo objetivo principal é a formação de professores conscientes de que a tarefa docente exige o permanente esforço de observação da realidade, reflexão na e sobre as ações e reorganização das ações.
Por isso, foi necessário discutir por um viés crítico os desafios propostos ao campo do Estágio Supervisionado como um elemento essencial para articulação dos saberes mobilizadores da prática pedagógica e para fortalecimento das instâncias colegiadas, além de constituidor da formação da identidade docente.