V SEMINÁRIO NOVEMBRO NEGRO:
"Toda luta educa: por uma Educação Antirracista e Ancestral"
Nesta quinta edição, quinto ano de Seminário Antirracista do SEPE-NITERÓI, promovido pelo seu Coletivo de Combate às Opressões, o objetivo principal é possibilitar (auto)formação política junto aos profissionais da Educação de ambas as redes públicas de ensino, Estadual e Municipal, extensivo à militantes de outros movimentos sociais, estudantes e professores das universidades e institutos educacionais, potencializando a construção de conhecimentos acerca do ensino obrigatório de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena. O necessário e cada vez mais urgente combate a todas as formas de racismo, discussões importantíssimas respaldadas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08 e estão referendadas na LDB/96, em sua alínea 26 a. Este é o quinto seminário que realizamos neste sentido, com parceria de universidades públicas, incluindo a própria UFF, universidades estrangeiras e movimentos sociais.
A mesa será composta pelos seguintes palestrantes:
- Professora Ana Carolina Lacorte – Especialista em Alfabetização, Gestão escolar e Relações Etnicorraciais e Educação. Mestranda em Educação pela UFRRJ. Professora da rede pública municipal do Rio de Janeiro e na rede privada de ensino. Discursará sobre Capoeira Pedagógica , sua dimensão educativa perpassada de geração em geração de povos negros brasileiros.
- Professora Marize Vieira de Oliveira – formada em História, atua como professora junto às redes municipal de Duque de Caxias e estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UFRRJ e doutoranda em Educação pela UFF. É presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã-AIAM e conselheira do CEDIND (Conselho Estadual dos Direitos Indígenas). Discursará sobre a luta feminista indígena. Apresentando assim outra dimensão de nossa ancestralidade, na perspectiva da luta e (re)existência dos primeiros povos originários ou tradicionais: das nações indígenas.
- Babalawô e professor Ivanir dos Santos - pós doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Pedagogo formado pela Faculdade Notre Dame. Membro da ABPN, coordenador e pesquisador de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e no Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais e pós coloniais. Conselheiro consultivo do Cais do Valongo. Vice-presidente da América latina no Conselho Internacional African Traditional religious organizations; the Ancient Religion Societies of African Descendants Internacional Council (ARSADIC), Nigéria. Experiência na Educação Étnicorracional e questões africanas; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afrobrasileira. Discursará sobre Racismo religioso e como pode ser combatido pelas escolas. Promovendo uma reflexão sobre os ensinamentos perpassadas em nossa ancestralidade religiosa!
- Professora Simone Antunes Ferreira - formada em geografia pela UERJ/FFP. Pós-graduada em ensino e história africana e afro-brasileira pelo IFRJ/SG. Mestranda em Geografia pelo PPGEO/UFF. Ministra aulas na rede Municipal de Seropédica e é supervisora de residência pedagógica no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), Curso Normal em Niterói. Trabalha com currículo de geografia antirracista, cartografia da diáspora, cidade, racismo e patriarcado. Discursará sobre Geografia afrocentrada.
*SERÁ NO DIA 13 DE NOVEMBRO, À PARTIR DAS 17 e 30 MINUTOS EM PONTO. NO AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ECONOMIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.*
TEREMOS CRECHE MILITANTE PARA RECEBERMOS OS/AS FILHOS/AS DOS PARTICIPANTES, PROMOVENDO UM ESPAÇO EDUCATIVO, ANTIRRACISTA E ACOLHEDOR PARA OS MESMOS E TEREMOS TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DE LIBRAS.
DAREMOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO ON-LINE.
PROGRAMAÇÃO DO V SEMINÁRIO NOVEMBRO NEGRO: "TODA LUTA EDUCA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANCESTRAL"
- De 17 e 30 h até 21 e 30 horas:
- Embaixo do Bloco E, Faculdade de Serviço Social, UFF, no Pilotis, nos juntaremos a uma Feira Afro maior:
- VENDA DE CAMISAS DO COLETIVO DE COMBATE ÀS OPRESSÕES (será vinte reais, levem trocado o valor);
- VENDA DE LIVROS PELA LIVRARIA TIMBUKTU AMBULANTE;
- VENDA DE ACARAJÉ PELA BAIANA JUJU DO ACARAJÉ (faz parte desta feira maior que entraremos);
- VENDA DE TECIDOS E ROUPAS PELA COSTUREIRA VANDA LÚCIA;
- CREDENCIAMENTO E LANCHE
- SAUDAÇÕES DE PARTICIPANTES DE INSTITUIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS. (ABERTO PARA ATÉ TRÊS MINUTOS DE FALA) E
- APRESENTAÇÃO DE POEMAS PELA PROFESSORA DE LITERATURA, ESCRITORA, CONTADORA DE HISTÓRIAS, ESPECIALISTA EM LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (UFF), GRADUANDA DO IACS-UFF CLAUDIA NASCIMENTO.
- DEBATE DOS CONVIDADOS PRESENTES NO EVENTO. COM FALAS DE ATÉ 15 MINUTOS CADA, COM INTERLOCUÇÃO DO PÚBLICO DE ATÉ DEZ MINUTOS, COM 3 MINUTOS PARA DOIS PARTICIPANTES FAZEREM PERGUNTAS A CADA FALA/PALESTRA.
- COM LANÇAMENTO DOS LIVROS "A LENDA DO MACULELÊ" E "POEMAS PARA GINGAR" DA PROFESSORA, CAPOEIRISTA E ESCRITORA ANA CAROLINA LACORTE
- LANÇAMENTO DO LIVRO " MARCHAR NÃO É CAMINHAR" DO BABALAWÔ, PROFESSOR DR. E ESCRITOR IVANIR DOS SANTOS.
*POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANCESTRAL, JÁ!*
Link do facebook: https://www.facebook.com/groups/combateopressoes/permalink/1415890508566756/