DIA 21
07h30 - Minicursos/oficinas
12h00-13h00 - Intervalo
13h00-17h00 - Seminário de projetos (Salas 205 e 206 Prédio 1, CCSA)
17h00-19h00 - Intervalo
19h10 - Mesa-redonda: literatura, outras artes e saberes (Auditório FADENOR)
Prof. Dr. Alex Fabiano Correia Jardim (Filosofia - Unimontes)
Prof. Dr. Paulo Roberto Barreto Caetano (Letras - Unimontes)
Prof. Dr. Luiz Henrique Carvalho Penido (Letras - Unimontes) - mediador.
DIA 22
7h30 - Minicursos/oficinas
12h00-13h00 - Intervalo
13h00-17h00 - Seminário de projetos (Salas 205 e 206 Prédio 1, CCSA)
17h00-17h30 - Intervalo
17h30 - Mesa-redonda dos egressos (Auditório FADENOR)
19h10 - Conferências de encerramento (Auditório FADENOR)
Desafios da escrita
Prof. Dr. Gustavo Cepolini (Geografia - Unimontes)
A tarefa filosófica de pensar o presente: reflexões acerca da educação no contexto social
Prof. Ms. Bianca Kelly de Souza (Filosofia - Unimontes)
Prof. Dra. Maria da Penha Brandim de Lima (Letras - Unimontes) - mediadora.
______________________________
MINICURSOS E OFICINAS
(Inscritos na modalidade "ouvinte" e "com submissão de trabalho" podem participar até o limite de vagas)
OFICINA: Jogos digitais e gamificação: metodologias
emergentes no ensino e aprendizagem da ortografia da
Língua Portuguesa
QUANDO: 21
de nov de 2019 07:30-12:00
22
de nov de 2019 07:30-12:00
ONDE: Sala
107 - CCH
__________________________________
OFICINA: Ferramentas Google
QUANDO: 22
de nov de 2019 08:00-12:00
ONDE: Sala
07 - CCH
__________________________________
MINICURSO: Contribuições teóricas para a educação
linguística: norma
padrão, norma culta, práticas de letramento
QUANDO: 22
de nov de 2019 07:30-12:00
ONDE: Sala
61 - CCH
-----------------------------------------------------------------
DIA 21 DE NOVEMBRO
|
SEMINÁRIOS
|
Local
|
Horário
|
SEMINÁRIO 1
CLASSIFICADOR DE PARTE DO
CORPO (CL-PC) E METONÍMIA: RELAÇÕES DE SENTIDO
Rosilene Aparecida Fróes Santos
Rosana Fróes Santos
O CONSTRUTIVISMO COMO
MÉTODO DE ENSINO DA ORTOGRAFIA
Marinalva Cardoso dos Santos
PROPOSTA DE PESQUISA:
CRENÇAS, ATITUDES E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Raimunda
Pereira da Silva Baliza
A PRÁTICA CIDADÃ DE
REIVINDICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ESCRITA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Adriana Lélis Santos Costa
|
Prédio 1
Sala 205
|
13h
|
SEMINÁRIO 2
PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE O USO DE
‘MAS’ E ‘MAIS’ NO ENSINO FUNDAMENTAL – JANAÚBA/MG
Maria
da Penha Borges de Oliveira Vicente
PROPOSTA DE ESTUDO DA TOPONÍMIA EM
CORAÇÃO DE JESUS – MINAS GERAIS
Raquel
Ribeiro Guimarães Mota
O UNIVERSO DE CALVIN E HAROLDO: UMA
LEITURA MULTIMODAL DO GÊNERO TIRINHAS
Luana
Antunes Simões
O GÊNERO MITO NO FILME: UMA ABORDAGEM
SEMIÓTICA
Cibele
Alves de Oliveira
Luana
Antunes Simões
Sidneia
Rodrigues da Silva
|
Prédio 1
Sala 206
|
13h
|
SEMINÁRIO 3
A LEITURA
SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
Ângela Maria de Aguiar Sousa
A
PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA
PROPOSTA BASEADA EM ELEMENTOS DE COERÊNCIA E COESÃO
Sonália Eliana Silva do Carmo
A
HETEROGENEIDADE DISCURSIVA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edmilson Albino da Silva
ESTRATÉGIAS
DE LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: UMA ABORDAGEM METÓDICA DA LEITURA
NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ana Paula Santos Ruas e Silva
|
Prédio 1
Sala 205
|
15h
|
SEMINÁRIO 4
ALUNOS BOOKTUBERS, UMA ESTRATÉGIA
TECNOLÓGICA PARA LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO ORAL
Hellen
Darlla Alves Rocha Guimarães
LITERATURA E OUTROS DISCURSOS
Karina
Gisele Cevalles Viana
LETRAMENTO LITERÁRIO: COMO A MEDIAÇÃO
DO PROFESSOR POSSIBILITA A FRUIÇÃO DA LEITURA DESDE A TENRA INFÂNCIA
Gian
Carlos Figueiredo e Araújo
Ana
Júlia Oliveira Barbosa
A LEITURA DE LITERATURA: UM DIREITO
AINDA NEGADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Geuvana
Vieira de Oliveira Maia
|
Prédio 1
Sala 206
|
15h
|
DIA 22 DE NOVEMBRO
|
SEMINÁRIOS
|
Local
|
Horário
|
SEMINÁRIO 5
A LITERATURA E AS
ATIVIDADES DE ANÁLISE PRATICADAS NO LIVRO DIDÁTICO
Danielle Ferreira de Souza
ENTRE A IMAGEM E A PROSA:
CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS E DE COLAGENS NUMA ABORDAGEM CRÍTICA E
MULTIMODAL
Dileide Ferreira Silva Lopes
REVISÃO E REESCRITA
TEXTUAL: UM BILHETE NO MEIO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Demilde Martins Amaral
LEITURA CRÍTICA E
COMPREENSIVA DE CRÔNICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maristela Gomes Coelho Fonseca
|
Prédio 1
Sala 205
|
13h
|
SEMINÁRIO 6
O ESTUDO DO LÉXICO EM SALA
DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES
ESCOLARES
Daniele Soares Ribeiro dos Santos
MAPAS CONCEITUAIS NA
PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONTRIBUIÇÕES
TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Jucélia Bastos de Almeida
LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA: UMA
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM O GÊNERO MEMÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maurício
Alves de Souza Pereira
A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO
DE LEITURA
Christiane Carneiro Alves
|
Prédio 1
Sala 206
|
13h
|
SEMINÁRIO 7
LEITURA LITERÁRIA: DESPERTAMENTO E
PRÁTICA DOCENTE
Karen
Katiúcia Oliveira Leite
A LITERATURA DE CORDEL COMO
INSTRUMENTO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Patricia
Rodrigues Morais
LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIA
COLETIVA COMO FERRAMENTAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Maria
Simara de Aguiar
A RELEVÂNCIA DOS CONTOS INFANTOJUVENIS
PARA A FORMAÇÃO DE HABILIDADES LEITORAS NOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Solange Amaral da Silva
|
Prédio 1
Sala 205
|
15h
|