Ementas Espaços de Diálogo
ED 1 - Reconfigurações e transformações do perfil dos estudantes da EJA.
Coordenação: Rosangela Carrilo Moreno (UFRJ) e Heloísa Fabiano dos Santos (PEJA/SME Rio).
Esse Espaço de Diálogo tem como foco discutir a diversidade dos estudantes da EJA, buscando refletir sobre as reconfigurações e transformações nas salas de EJA. As matrículas de pessoas com deficiência, jovens com 15 anos encaminhados pelas escolas à EJA em razão da distorção série/idade, pessoas em situação de rua, migrantes, trabalhadores em novas configurações de trabalho (como os de aplicativo), pessoas lgbtqiapn+, são alguns exemplos dos diferentes sujeitos que, em uma sociedade de opressão, hierarquia e produção de desigualdades, têm chegado às salas de EJA. Trata-se de mapear as diversidades e, ao mesmo tempo, encontrar os pontos em comum entre esses sujeitos. Sendo assim, o Espaço de Discussão busca debater os desafios, possibilidades e transformações políticas e pedagógicas, levando em consideração os diferentes perfis dos estudantes da EJA.
ED 2 - Políticas e Práticas Curriculares na Educação de Jovens e Adultos.
Coordenação: Mariana Cassab (UFJF) e Ana Carolina Resende (SE/JF).
O Espaço de Diálogo tem como propósito tratar das práticas curriculares realizadas por educadoras e educadores da EJA que atuam: i) nos diversos contextos educativos, a saber: na escola presencial urbana, do campo, quilombola; na modalidade semipresencial; na educação profissional e tecnológica; nos movimentos sociais, e também no âmbito da formação inicial e continuada docente; (ii) nas diversas etapas da escolarização e (iii) em meio aos diferentes componentes curriculares que integram as áreas de conhecimento abordadas na educação básica. Em especial, busca problematizar como os profissionais da escola, as redes de ensino e os contextos de formação docente têm reagido às políticas educacionais do tempo presente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio e a Resolução n. 01/2021 que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA), à BNCC, e à Educação de Jovens e Adultos a Distância.
ED 3 - Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos.
Coordenação: Enio Serra (UFRJ) e Monique Azevedo da Silva (PEJA/SME Rio).
Nesse Espaço de Diálogo as políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos são compreendidas em suas múltiplas dimensões, isto é, tanto no que se refere às ações do Estado, às leis e às normativas quanto na perspectiva dos territórios do cotidiano vivenciados pelos diferentes segmentos que compõem a EJA: estudantes, docentes, militantes de movimentos sociais, gestão educacional, entre outros. Nesse sentido, os contextos sociais, históricos e espaciais que configuram as políticas educacionais serão privilegiados nas reflexões e discussões. Além disso, o ED pretende trazer para o centro do debate tanto a análise dos projetos de dominação e hegemonia quanto as resistências contra-hegemônicas que se desenvolvem desde o chão da escola até as entidades organizativas da sociedade civil. Por essa razão, serão consideradas reflexões em torno das ações e inações do Estado, da política cotidiana das escolas, das lutas sociais, dos projetos de educação popular, bem como das propostas que tentam superar as desigualdades educacionais rumo à garantia do direito de todas e todos à educação.
ED 4 - Mundo do Trabalho, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
Coordenação: Jaqueline Ventura (UFF) e Hyago Marinho da Silva (CE San Martin Perez).
Nesse ED refletiremos sobre a educação básica e profissional da classe trabalhadora. O objetivo é reunir trabalhos que discutam a Educação de Jovens e Adultos à luz da relação Trabalho-Educação, discutindo as questões educacionais a partir de seus nexos com a sociedade e as classes fundamentais que a constituem, sem ignorar a heterogeneidade que lhes é inerente. Nessa perspectiva, reconhece-se uma estreita relação entre o mundo do trabalho e a educação. O trabalho, como forma de produção da existência, é a base fundamental da formação do ser humano como ser social. Ele medeia a relação entre os seres humanos e a natureza, sendo central nos processos de formação humana. Essa visão destaca a relação dialética entre o trabalho e a educação/formação profissional de jovens e adultos. Em decorrência, este ED inclui temas, como o trabalho como princípio educativo; as relações entre os processos produtivos e formativos; os projetos de EJA e/ou educação profissional associados à conformação social, ou à emancipação humana; EJA e Economia Popular Solidária; processos de privatização e certificação na EJA; A EJA articulada à Educação profissional; as concepções de EJA e de Educação Profissional em disputas em diferentes projetos de sociedade; dentre outros temas, a temática central do Espaço de Discussão.
ED5 - Políticas de Currículo para a reeducação das relações étnico-raciais na EJA.
Coordenação: Adriana Barbosa (UFF) e Isabela Lemos da Costa Coutinho (Coluni/UFF).
Esse Espaço de Diálogo pretende problematizar as políticas de currículo para a reeducação das relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Discutir o racismo estrutural e institucional no contexto social, cultural e político brasileiro e seus impactos na construção de subjetividades de jovens e adultos, por meio de uma abordagem interseccional de gênero, raça e classe. Produções acadêmicas e experiências produzidas sobre as abordagens do campo das relações étnico-raciais, estabelecendo diálogos e confrontações com as legislações vigentes e as especificidades do público-alvo da EJA. Discutir a desigualdade racial e seus obstáculos para a população negra acessar e completar a educação básica.
ED6 – Disciplinas Escolares na EJA: dimensões conceituais, didáticas e políticas.
Coordenação: Alessandra Nicodemos (UFRJ) e Ana Carolina Alves (Cap - UERJ).
O Espaço de Diálogo tem como intenção congregar estudos, pesquisas e experiências escolares relacionadas às questões relativas às especificidades das disciplinas escolares, e ainda, do desenvolvimento das abordagens didáticas de conteúdos disciplinares em contexto de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. Reconhecendo na construção da prática docente em disciplinas escolares suas dimensões conceituais, didáticas e políticas. Principalmente, o de problematizar os desafios atuais impactados pelas contrarreformas curriculares em curso nos processos de seleção, permanência e didatização de conteúdo disciplinar. Consideramos assim, as possibilidades de uma prática docente disciplinar crítica e emancipatória e comprometida com o desafio de acionar conhecimentos e experiências populares, a partir dos sujeitos da/na educação, na perspectiva de incorporação de saberes, leituras de mundo e experiências dos educandos/as.
ED7 - Qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos em contexto de restrição e privação de liberdade? Políticas, experiências, currículo e práticas.
Coordenação: Fabiana Rodrigues (UFRRJ) e Heitor Vianna Moura (SEEDUC/RJ).
Esse Espaço de Diálogo propõe receber estudos, pesquisas, projetos extensionistas e relatos de experiência no campo da Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação e restrição de liberdade. Convidamos pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e egressos a discutir a educação em suas diferentes dimensões na garantia desse direito social. Busca-se congregar trabalhos que investigam as políticas públicas, currículo, práticas pedagógicas e extensionistas, além de pesquisas que exploram o rico e complexo universo da educação em prisões e na socioeducação no país.
ED8 – Alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos.
Coordenação: Jaqueline Luzia da Silva (UERJ) e Mônica Fajoses (PEJA/SME Rio).
O Espaço de Discussão pretende discutir aspectos relacionados à alfabetização de jovens, adultos e idosos em processos escolares, bem como debater situações de letramento construídas por estes sujeitos. Para isso, abordaremos temas como práticas pedagógicas, referenciais teóricos, políticas públicas, propostas curriculares e formação de professores que atuam/atuarão na EJA, com ênfase no processo de alfabetização. Partiremos, portanto, do reconhecimento sobre quem são os sujeitos da EJA, suas motivações e as especificidades do fazer pedagógico nesta modalidade de ensino.
ED9 – Educação popular, movimentos sociais e Educação de Jovens e Adultos.
Coordenação: Renato Pontes Costa (PUC-Rio) e Daniel Linhares Araújo da Silva (SEEDUC/RJ).
A proposta desse ED é congregar experiências e estudos da/na relação entre EJA e Educação Popular. Educação popular em espaços formais e não formais de Educação. Movimentos populares e comunitários. Experiências educativas e formativas a partir dos movimentos sociais. Pesquisa e experiências docentes em cursos populares de acesso ao Ensino Superior. Atuação e formação de educadores populares. Educação e Direitos Humanos.
ED 10 – Desafios da Educação de Jovens e Adultos em um mundo mediado por tecnologias digitais.
Coordenação: Anderson Baptista (UERJ) e Cacilda Cruz (SEEDUC/RJ).
Este Espaço de Diálogo tem como proposta a reflexão sobre o tema inclusão digital e do uso das tecnologias no contexto da EJA. Considerando que o avanço das novas tecnologias desafia constantemente formas de ser e estar na sociedade, além de, em muitos casos, aprofundar velhos modelos de desigualdades e exclusões, partimos da premissa de que Inclusão Digital não se resume a aspectos instrumentais e nem ao simples acesso a equipamentos e ferramentas digitais. Entendemos que pensar a inclusão digital na EJA a partir de perspectivas críticas é um caminho urgente e necessário, tendo em vista, sobretudo, os altos índices de absenteísmo digital que os sujeitos da EJA vivenciaram durante o período da pandemia de COVID-19. Sendo assim, convidamos para o diálogo professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores em geral, que tenham como foco de análise e abordagem a relação da EJA com as tecnologias a partir de temas que abordem: Letramento Digital, Letramento Midiático, Práticas Pedagógicas, Políticas Públicas, Currículo etc.