A Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), biblioteca pública federal, tem a honra de convidar a todos e todas para participar do Programa "Vozes Brasilis".
A primeira palestra de 2025 terá a participação de representantes do Cacique de Ramos. Fundado em 1961 no bairro de Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos transcende sua origem carnavalesca, tornando-se um polo cultural e artístico. Sob a liderança de Bira Presidente, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos consolidou-se como um centro vital para a criação e preservação das manifestações populares, profundamente enraizado na memória histórica e afetiva da cidade. Recentemente reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, o Cacique também detém os títulos de Patrimônio Cultural da Cidade e Imaterial do Povo Carioca, reforçando sua posição como guardião das expressões identitárias cariocas.
Palestrantes: Representantes do Cacique de Ramos. Walter Pereira Jr., historiador com profunda ligação com o Cacique de Ramos desde a infância, coordenador do Centro de Memória do Cacique de Ramos. Seu trabalho inclui a organização e preservação de documentos e artefatos que contam a história do bloco e sua importância cultural. André Cezari é artista plástico e carnavalesco. Com uma carreira vasta que inclui passagens por diversas escolas de samba, André também é responsável pela nova estética alegórica do bloco. Júnior Itaguaí é cantor, compositor e músico do grupo Fundo de Quintal.
Os palestrantes transmitirão seus conhecimentos na palestra "Cacique de Ramos: Carnaval, Patrimônio e Cultura", na Rua México s/n, Cinelândia, próximo à saída do metrô da Rua Pedro Lessa.
O Programa "Vozes Brasilis" tem a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira.
O evento é gratuito e aberto ao público, destinado a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.
Serão concedidos certificados aos ouvintes por encontros, desde que inscritos. O envio do link para a emissão dos certificados, será até a segunda quinzena no mês posterior à realização do evento.
O certificado será fornecido por palestra.
Inscrição: https://www.even3.com.br/vozesbrasilisfbn1902
Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo e-mail: bec@bn.gov.br.