Grupos de Trabalhos
Verifique o dia, horário e local do seu GT
DIA 25/08/2022 – 08:30
ÀS 10:15
GT 1 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Reginaldo
Monitor: Silviane Sousa
Rocha
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
A POLÍTICA NACIONAL DE
ALFABETIZAÇÃO APROVADA
EM 2019 NO BRASIL: IMPLICAÇÕES &
DISSENSOS PARA O CURRÍCULO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Jorge Antônio Lima de Jesus
Celita Maria
Paes de Sousa
|
Sala 03 - NEB
|
2
|
A LÓGICA DO ERRO GRÁFICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
|
Luciane
Naiane Araujo Neto
|
Sala 03 - NEB
|
3
|
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
BÁSICA: POSSIBILIDADES DO USO DA INSTRUÇÃO POR PARES EM AULAS
DE BIOLOGIA NO ENSINO
MÉDIO
|
Amanda
Jessica Coelho Melo
|
Sala 03 - NEB
|
4
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOCENTES ACERCA
DO CURRÍCULO DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BÁSICA E DA UTILIZAÇÃO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS ATIVAS
NA
ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
|
Malena de
Souza Miranda, Camilla Souza Ferreira
Rubim de Assis, Marcio Antonio Raiol dos Santos
|
Sala 03 - NEB
|
5
|
O DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO
DO PARÁ – ENSINO MÉDIO
NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
A PARTIR DAS REFLEXÕES DE EDGAR MORIN
|
Fabiana Sena da Silva, Suellen Ferreira Barbosa, Marcio Antonio Raiol dos Santos
|
Sala 03 - NEB
|
6
|
OS JOGOS AFRICANOS NO
COTIDIANO
DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO IFPA CAMPUS
ITAITUBA.
|
Suellen Ferreira Barbosa,
Fabiana Sena da Silva
|
Sala 03 - NEB
|
7
|
O DESENVOLVIMENTO DA
AUTONOMIA DO DISCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I E A
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-
APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES
DOCENTES
|
Camilla Souza Ferreira Rubim de Assis,
Malena de Souza Miranda
|
Sala 03 - NEB
|
8
|
FORMAÇÃO DOCENTE
INICIAL EM HISTÓRIA E O ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA ESTAGIÁRIA NA ESCOLA DE
APLICAÇÃO DA UFPA
|
Franciane
Melo dos
Santos
|
Sala 03 - NEB
|
GT 2 - GESTÃO
EDUCACIONAL
|
Coordenador: Fabrício Carvalho
Monitor: Suzan Lopes
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
NORMATIZANDO O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
|
Maria de Nazaré Reis
Alexandre, Beatriz
Moura Mendes, Marta Macedo Matos
de
Araujo
|
Sala 2 - NEB
|
2
|
A REMUNERAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS DE FUNDOS NO BRASIL
|
Claudete Sales da Silva,
Fabrício Aarão Freire Carvalho
|
Sala 2 - NEB
|
3
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA
BREVE ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Karen Tavares Clarindo, Michelle
Costa Tapajos, Jose
Bittencourt Silva
|
Sala 2 - NEB
|
4
|
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DA BASE LEGAL
|
Gisele Cristiane Andrade
Almeida,
Fabrício Aarão
Freire
Carvalho
|
Sala 2 - NEB
|
5
|
O ABSENTEÍSMO NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS: O Relato de
Professores do Ensino
Básico de uma
Escola Pública
de Belém
|
Kleber Miranda Medeiros, Gilvandro Figueiredo Souza,
Olivia Misae
Kato
|
Sala 2 - NEB
|
6
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA-PARÁ
|
Elaniese Do Socorro Lima
da Silva,
Andreany
dos Santos Silva, Renato
Pinheiro
da Costa
|
Sala 2 - NEB
|
7
|
REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES SOBRE A GESTÃO DO ENSINO
MÉDIO DE TEMPO
INTEGRAL EM UMA ESCOLA DA AMAZÔNIA
PARAENSE
|
Maria do
Socorro Silva da Silva, Dinair
Leal da Hora
|
Sala 2 - NEB
|
GT3 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
Coordenador: Luane Tomé
Monitor: Nazaré
Reis
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
OPOSIÇÕES HISTÓRICAS NA EDUCAÇÃO: A ESCOLA COMO
ASSUNTO DE GOVERNO
|
Luane Tomé TROCAR PARA O GT 2
|
Auditório ICJ - Altos
|
2
|
FALAS DE MULHERES DA EDUCAÇÃO NA
DÉCADA DE 1950: LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMETAIS
|
Marcelia Protazio dos Santos Oliveira
|
Auditório ICJ - Altos
|
3
|
Participação política de mulheres da educação na década
de 1950: Levantamento de fontes documentais
|
Gabriela
Guimarães Silva, Clarice
Nascimento de Melo
|
Auditório ICJ - Altos
|
4
|
EJA NO BRASIL:
UMA SÍNTESE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO
BRASIL.
|
Maria Waldiléia do Espírito Santo Bento
|
Auditório ICJ - Altos
|
5
|
HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS E SUAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO
DA IDENTIDADE NEGRA
NA EDUCAÇÃO
BÁSICA PARAENSE
|
Thaís Pimenta Pimentel, Maria
Jose Rosario
|
Auditório ICJ - Altos
|
6
|
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO PARÁ
NA DÉCADA DE
1590
|
Daniele
Cristina Salgado Garcia,
Genylton Rocha
|
Auditório ICJ - Altos
|
7
|
CULTURA IMATERIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BELÉM:
SIGNIFICADOS E REFLEXÕES
|
Fabiola
Karla Valente da Silva
|
Auditório ICJ - Altos
|
8
|
A ARQUITETURA ESCOLAR NA PRIMEIRA
REPÚBLICA: ESTUDO SOBRE O PROJETO DO INSTITUTO LAURO
SODRÉ
|
Adrian Souza dos
Santos, Danielly
Cristinne Barbosa de
Campos, Marcus
Ribeiro
|
Auditório ICJ - Altos
|
DIA 25/08/2022 – 14:00 ÀS 15:45
GT 4 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Willian Lazaretti
Monitor: Jamylle Maia
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
INVISIBILIDADE DE MULHERES TRANS
NAS UNIVERSIDADES: TRAJETÓRIAS, LUTAS E
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
|
Nitthaelly Bonfim Ribeiro
|
Sala 03 - NEB
|
2
|
TRANS’NARRATIVA: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ADOLESCENTE TRAVESTI
|
Nitthaelly Bonfim Ribeiro
Josenilda Maria
Maués
da Silva
|
Sala 03 - NEB
|
3
|
O USO DO APLICATIVO BOOMERANG COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Vitor
Hugo Monteiro Alves, Bianca de
Sousa Maciel
|
Sala 03 - NEB
|
4
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO
DE EXPERIÊNCIA COMO
TUTORA DO CURSO
DO “PROJETO TEA: INCLUSÃO,
DESENVOLVIMENTO E AUTISMO DA
AMAZÔNIA” NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA- PA
|
Swany
Furtado Vinagre, Ynis
Cristine de Santana
Martins Lino Ferreira
|
Sala 03 - NEB
|
5
|
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM
ESTUDO DA INSERÇÃO DE JOVENS
EGRESSOS DO PRONATEC NO MERCADO DE TRABALHO EM
CAMETÁ-PA
|
Damaris
Botelho Freitas, Joao Paulo da
Conceicao Alves
|
Sala 03 - NEB
|
6
|
A CARTOGRAFIA DELEUZIANA: LENTES OUTRAS PARA O CAMPO
CURRÍCULAR
|
Luana
Carneiro Bezerra, Josenilda
Maria Maués
da Silva
|
Sala 03 - NEB
|
7
|
A IN/EXCLUSAO DE CORPOS DESVIANTES E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO
|
Carolline Septimio, Leticia Carneiro da Conceição,
Vanessa Goes Denardi
|
Sala 03 - NEB
|
GT 5 - GESTÃO
EDUCACIONAL
|
Coordenador: Danielly Campos
Monitor: Dilcélia Alves
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
BRASILEIRA
|
Mhirlla
de Cassia Goncalves da Costa,
Aquila Mescouto
Miranda,
|
Sala 2 - NEB
|
2
|
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRASILEIRA: LEI
Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE
1999
|
Aquila
Mescouto Miranda, Mhirlla de Cassia Goncalves da
Costa
|
Sala 2 - NEB
|
10
|
A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO PLANO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE
ANANINDEUA/PA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
|
Dilcelia Rodrigues Alves, Adriane de Lima Aleixo dos Santos
|
Sala 2 - NEB
|
11
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA
RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO ANANINDEUA, PARÁ.
|
Dilcelia
Rodrigues Alves, Karen
Tavares
Clarindo, Jose
Bittencourt Silva
|
Sala 2 - NEB
|
12
|
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
E SEUS IMPACTOS: UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA
|
Maysa
Andrade de Souza, Joao Paulo da
Conceicao Alves
|
Sala 2 - NEB
|
13
|
EDUCAÇÃO
BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS DESAFIOS PARA A (RE)
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE
PANDEMIA DA COVID-2019
|
Reginaldo do Socorro Martins da Silva, Ney
Cristina Monteiro de
Oliveira
|
Sala 2 - NEB
|
14
|
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO
MÉDIO BRASILEIRO: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO BANCO DE
DADOS DA CAPES (2001
– 2019)
|
Cristiane
Lopes de Sousa, Ronaldo Lima Araujo
|
Sala 2 - NEB
|
GT 6 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
Coordenador: Smile Golobovante
Monitor: Iza Andrielle
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
VIDA LABORAL
DE PROFESSORAS EM JORNAIS LOCAIS NA DÉCADA DE 1950
|
Thamyres Pollyana da Cruz Teixeira,
Clarice Nascimento
de Melo
|
Auditório ICJ - Altos
|
2
|
A PRODUÇÃO ACADÊMICA
ACERCA DAS FESTAS CÍVICAS
E EDUCAÇÃO NO PERÍDO DE 2014- 2018: HISTÓRIA DAS RIVALIDADES ENTRE AS ESCOLAS ESTADUAIS EM BELÉM-PA
|
Marcelo de Jesus Santos, Livia Sousa da Silva
|
Auditório ICJ - Altos
|
3
|
O
DISCURSO DA ANORMALIDADE EM PERIÓDICOS PARAENSES (1880-
1910)
|
Renata da Silva Andrade
Sobral, Genylton Rocha
|
Auditório ICJ - Altos
|
4
|
MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO
CURSO DE PEDAGOGIA DA
UFPA/BELÉM
|
Thiago Sousa da Silva, Livia
Sousa da Silva
|
Auditório ICJ - Altos
|
5
|
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO
CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA
|
Jamylle Emilly
Paz Maia, Smile de Souza
Golobovante,
Jessica
Mesquita Vasconcelos
|
Auditório ICJ - Altos
|
6
|
COMPANHIA DE
APRENDIZES MARINHEIROS DO PARÁ:
DIVERSIDADE DE SUJEITOS
|
Iza Andrielle Batista
Duarte
Madeira, Jefferson Felgueiras de
Carvalho, Pedro
Victor da Silva Leite
|
Auditório ICJ - Altos
|
7
|
A REVISTA
DE EDUCAÇÃO E ENSINO E SUAS PRESCRIÇÕES HIGIENISTAS SOBRE A LOCALIZAÇÃO DOS
ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
|
Viviane Dourado, Suellem Pantoja, Alberto
Damasceno
|
Auditório ICJ - Altos
|
8
|
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
DO PARÁ
|
Karine Almeida Paixão, Joaquina Ianca Miranda, Monika
Reschke
|
Auditório ICJ - Altos
|
DIA 26/08/2022 – 08:30 ÀS 10:15
GT 7 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Andrio Magalhães
Monitor: Antonia Suely
da Paz
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
GÊNERO E AS PRÁTICAS CORPORAIS:
ABORDANDO UMA EDUCAÇÃO DE GÊNERO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
|
Elane Cristina Pinheiro Monteiro
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
2
|
CURRÍCULO E TEORIA QUEER;
POR UMA PEDAGOGIA QUEER.
|
Bruno Oliveira de Sousa e Sousa
|
Auditório ICJ - Altos
|
3
|
OS JOGOS
DIGITAIS PARA OS ALUNOS COM TEA: A
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NO AEE NO
CENTRO MOENDY
AKÃ, BRAGANÇA-PA.
|
Swany Furtado Vinagre
|
Auditório ICJ - Altos
|
4
|
ESPAÇO E FORMA:
GEOMETRIA SEM RECEIOS NOS ANOS INICIAIS
|
Carla Regina
da Silva Santos, Renata
Cardoso Costa
da
Silva
|
Auditório ICJ - Altos
|
5
|
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR/MEDIADOR DE
LEITURA PARA AS COMUNIDADES POPULARES
|
Camila Andréa
Souza de Jesus, Maria Jose Rosario
|
Auditório ICJ - Altos
|
6
|
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM
|
Thiago Sousa
da Silva, Bianca Morais
Carneiro, Amélia Maria Araújo
Mesquita
|
Auditório ICJ - Altos
|
7
|
UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE
CURRÍCULO PARA AS ESCOLAS DO CAMPO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA.
|
Tiago Teixeira de Souza
|
Auditório ICJ - Altos
|
GT 8 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Willian Lazaretti
Monitor: Maíra Nogueira
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE APRESENTAÇÃO
|
1
|
A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS
|
Bianca Morais Carneiro,
|
Sala 03 - NEB
|
2
|
A SALA DE RECURSOS
MULTIFUNCIONAIS PELO OLHAR
DO PROFESSOR ESPECIALISTA
|
Júlia Guimarães Medeiros,
Luciana Araujo dos Santos,
Amélia Maria
Araújo
Mesquita
|
Sala 03 - NEB
|
3
|
O USO DOS RECURSOS CURRICULARES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE BELÉM
|
Suziane Antunes Azevedo,
|
Sala 03 - NEB
|
4
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA: SINGULARIDADES DO FAZER DOCENTE E O CURRÍCULO EM MOVIMENTO
|
Ana Cláudia da Silva Magalhães, Celita
Maria Paes de Sousa, Antonia
Suely Oliveira
da Paz
|
Sala 03 - NEB
|
5
|
O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
|
Talita de Souza
Araujo, Gessy Sousa
dos Santos, Madison Rocha Ribeiro
|
Sala 03 - NEB
|
6
|
Utilizando gírias
da internet na produção escrita em Língua Inglesa
|
Luiz Carlos
Reis Ferreira Júnior
|
Sala 03 - NEB
|
7
|
PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A
DEMOCRACIA: O ENSINO
DAS DIRETRIZES BÁSICAS DO DIREITO CONSTITUCIONAL
COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA
CIDADANIA E CONTRA
A VIOLÊNCIA SEXUAL
DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM
|
Taulo Italo Soares Cardoso, Ariana Pereira de Paula, Marcos Eduardo Pompeu Amaro
|
Sala 03 - NEB
|
8
|
OS PARECERES TÉCNICOS PARA
A LÍNGUA PORTUGUESA NA ELABORAÇÃO
DA BNCC – PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR
DO CICLO DE
POLÍTICAS
|
Elisângela Barbosa Marques,
|
Sala 03 - NEB
|
GT 9 - GESTÃO EDUCACIONAL
|
Coordenador: Fabrício Carvalho
Monitor: Adriana Dias
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE APRESENTAÇÃO
|
1
|
INDICADORES DE ABSENTEÍSMO
DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA
RURAL DO MUNICÍPIO DE TOMÉ AÇU
|
Aline dos Anjos Borges,
Gilvandro Figueiredo Souza
|
Sala 2 - NEB
|
2
|
A GESTÃO
COMPARTILHADA DAS ESCOLAS
CÍVICO-MILITARES:
implicações para o processo de democratização das
escolas públicas brasileiras
|
Michelle Costa Tapajos,
Gleice
Cristiane Souza
Da
Silva
|
Sala 2 - NEB
|
3
|
OS IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA GESTÃO DA ESCOLA
PÚBLICA DO
MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA
|
Gislayne Carvalho Pires,
Renato Pinheiro da Costa
|
Sala 2 - NEB
|
4
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA: APONTAMENTOS INICIAIS
|
Adriana de Nazaré Ribeiro Dias Pinto,
Maíra Silva
Nogueira
|
Sala 2 - NEB
|
5
|
EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: GARANTIA E EFETIVAÇÃO DO DIREITO
|
Adriana de Nazaré Ribeiro Dias Pinto, Emina
Marcia Nery dos
Santos
|
Sala 2 - NEB
|
6
|
EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL SOB A ÓTICA
DOS EGRESSOS
|
Maria Do Socorro Rodrigues Rocha
|
Sala 2 - NEB
|
7
|
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A MATERIALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA-PA
|
Cintya Da Silva Aguiar,
Maria do
Socorro, Ney
Cristina
Monteiro de Oliveira
|
Sala 2 - NEB
|
DIA 26/08/2022 – 14:00 ÀS 15:45
GT 10 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Willian Lazaretti
Monitor: Ana Claúdia
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
“AULÃO INTEGRADO” SAEB 2021: A
RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS NO ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARA O 9º ANO.
|
Vivianne Da Cruz Vulcão, Nilrivan Furtado Sanches
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
2
|
O CURRÍCULO PRESCRITO PARA
A EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA ADOTADO NO IMPERIAL
INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS NO SÉCULO
XIX
|
Hellen
Cristina Olimpia de Oliveira
|
Auditório ICJ - Altos
|
3
|
EDUCAÇÃO
NO BERÇÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO COMO
PRÁTICA NESSES ESPAÇOS
|
Gleyce dos Santos Lima,
Daniele
Dorotéia Rocha
da
Silva de Lima
|
Auditório ICJ - Altos
|
4
|
O CURRÍCULO PRESENTE NAS
TRÊS VERSÕES DA BNCC
|
Iracema dos Santos Teles
|
Auditório ICJ - Altos
|
5
|
AÇÕES,
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO
PROGRAMA DE APOIO
A INCLUSÃO DA
APAE DE ANANINDEUA.
|
Rosiene Silva
Lima
|
Auditório ICJ - Altos
|
6
|
REFORMA EM CURSO
DO NOVO ENSINO
MÉDIO NO AMAPÁ
– LEI 13.415/2017:
ALIGEIRAMENTO E SUBORDINAÇÃO DA
FORMAÇÃO DOS
JOVENS ÀS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO – 2019 A 2023
|
Raimundo Barbosa da
Silva Filho,
|
Auditório ICJ - Altos
|
7
|
A PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA PARA UM CURRÍCULO DA DIFERENÇA:
itinerâncias, orientação sexual e identidade de gênero
dos estudantes LGBTQIA+
|
Manuela Carvalho Rodrigues
|
Auditório ICJ - Altos
|
8
|
As dificuldades e benefícios da educação física
na inclusão de alunos com deficiência no ambiente
escolar.
|
Daniela Pereira
Ramos
|
Auditório ICJ - Altos
|
GT 11 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Coordenador: Diomark Pereira
de Araújo
Monitor: Cláudio Narcélio
|
|
RESUMO
|
AUTORES
|
SALA DE
APRESENTAÇÃO
|
1
|
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO
PILATES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO
|
Daniela Pereira
Ramos
|
Sala 03 - NEB
|
2
|
AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM OS
ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA
UNIDADE PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM
|
Aline Brandão de Moraes
de Azevedo
|
Sala 03 - NEB
|
3
|
A CRIAÇÃO COTIDIANA DO CURRÍCULO NA
EDUCAÇÃO DE BEBÊS:
RELATOS
(AUTO)BIOGRÁFICOS
DE PROFESSORAS DO BERÇÁRIO
|
Joaquina Ianca Miranda, Dinalva da
Silva Correa, Daniele Doroteia Rocha da
Silva de Lima
|
Sala 03 - NEB
|
4
|
DIÁLOGOS ENTRE
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA
ANÁLISE DE CONTEÚDO
|
Cintia Wanily Oliveira Mendes Santana
|
Sala 03 - NEB
|
5
|
A quem
serve a reforma do ensino médio?
|
Nayara Ferreira Costa,
Sílvia Cristina Conde
Nogueira
|
Sala 03 - NEB
|
6
|
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
|
Rosilandia de Souza Rodrigues
|
Sala 03 - NEB
|
7
|
SACOLA VIAJANTE: PELOS RIOS E
QUILOMBOS DO BAIXO-ACARÁ/PA EM TEMPOS DE PANDEMIA
|
Jesus de Nazaré de
Lima da Costa
|
Sala 03 - NEB
|
GT 12 - GESTÃO
EDUCACIONAL
|
Coordenador: Socorro Coelho
Monitor: Emanuelly Mercês
|
1
|
RESUMO
|
AUTORES
|
Sala 2 - NEB
|
2
|
OS CAMINHOS DA ESCOLA BÁSICA
BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA
FORMAÇÃO PARA
A DEMOCRACIA: Os desafios
pós-golpe de 2016.
|
Maíra Silva
Nogueira, Emina Marcia
Nery dos Santos
|
Sala 2 - NEB
|
3
|
A GESTÃO INTERSETORIAL NO PROGRAMA SAÚDE
NA ESCOLA NA REGIÃO PARAENSE
|
Claudia Cris3tina Pinto Girar4d
|
Sala 2 - NEB
|
4
|
GESTÃO ESCOLAR
E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL DE ANANINDEUA/PA
|
Renata Cardo5so
Costa da Silva6, Carla Regina
da Silva Santos
|
Sala 2 - NEB
|
5
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA
ELABORAÇÃO DO PPP NA ESCOLA
BÁSICA
|
Elisangela Castro Redig Pinto, Jose Bittencourt Silva
|
Sala 2 - NEB
|
6
|
FORMAÇÃO DO SER SOCIAL
INFANTIL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NA
CONTRADIÇÃO CAPITAL E TRABALHO
|
Maria Isabel
Batista Rodrigues, Gilmar
Pereira da Silva
|
Sala 2 - NEB
|
7
|
AS DESIGUALDADES DO ENSINO MÉDIO
PARAENSE E A RELAÇÃO DESEMPENHO ESCOLAR
|
Gean Noronha,
Ronaldo Lima
Araujo
|
Sala 2 - NEB
|