VI Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional de Residência Pedagógica

VI Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional de Residência Pedagógica

presencial IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Palmas - Palmas - Paraná - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediatrica

Quarta-Feira, 1 de Maio

Cuiabá, MT

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Limites e desafios da formação docente na Educação Básica


A coordenação Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica do IFPR tem a honra de convidá-los para participar do VI Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional Residência Pedagógica.

Tema: Limites e desafios da formação docente na Educação Básica

Local: IFPR – Campus Palmas

Data: 26 e 27 de novembro de 2019

Inscrições: 11 a 22 de novembro de 2019

Após finalizar a inscrição é necessário acessar a opção "Quero participar das atividades" para fazer a escolha, individualmente, das atividades que deseja participar.

*Todos os participantes do evento deverão realizar a inscrição nesta plataforma, mesmo quem já se inscreveu nas rodas de conversa.


Inscrição para as Rodas de conversa:

Descrição da atividade:

Rodas de conversa para promover o debate e a reflexão sobre os impactos do programa na formação inicial e continuada de professores a fim de socializar as atividades desenvolvidas no ano de 2018/2019 pelos/as bolsistas do PIBID/IFPR.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

Submissão: Resumo simples de 200 a 350 palavras em espaço simples e sem parágrafos. A primeira frase deve expressar o assunto tratado. Apresentar de forma concisa os objetivos, metodologia, os resultados mais relevantes e a conclusão. Evitar o uso de citações bibliográficas.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (usar de 3 a 5 palavras-chave)

Data limite da submissão: 20/11

Link para submissão: https://forms.gle/2jas2j8sMtR1dznNA

Apresentação: de até 5 minutos no formato de conversa, sem uso de projetor



Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N - PRT-280, Trevo da Codapar, Palmas - PR, 85555-000

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

Ensalamento das Rodas de Conversas

Rodas de Conversa

 

Sala E11

Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

OS JOGOS COOPERATIVOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO “B” DO COLÉGIO MONSENHOR EDUARDO EM PALMAS NO PARANÁ

Fernanda Gonçalves,
Gesiliane Aparecida Lima Kreve

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO  

Lucas Padula Abbade

Talia Pereira

Keile Calza

Verginia Mello Perin Andriola

AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA NO APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Ana Karolina dos Santos Gasparini

Bruno Duarte Ziroldo

Crislainy Mendes Carlos

Isabela Gonçalves David

Raissa Ester da Silva

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS VOLTADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA

Nayara Rubio Pereira

Rosimeire Magnoni

Karina Dias Espartosa

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS E MANUTENÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA.

Maria Aparecida da Silva Caja

Leonardo Polo

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO: KAHOOT COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE GENÉTICA.

Gustavo Henrique Elias

Rafaella Grolla Oliveira

Camila Folco Ferreira

Bruno Ziroldo

REFORÇO ESCOLAR DE QUÍMICA PRA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Aluísio Henrique Guéniat Rosa

A APLICAÇÃO DE DINÂMICA NAS AULAS DE FÍSICA: UMA APRENDIZAGEM INTERATIVA

Maysa das Neves Marques

Judite Lenir Bernardy

Fausto Neves Silva

 

APLICAÇÃO DO ENSINO INVESTIGATIVO DENTRO DA REDE ESTADUAL E FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Henrique Sebastião de Souza

Fausto Neves Silva

EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE UM PARLAMENTO EM SALA DE AULA.

Ana Carolina Chapaval

Hellem Haggem Policarpo

Thaynah Caroline Tizoni

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Rodas de Conversa

Sala E12

Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Talia Pereira

Lucas Padula Abbade

Keile Calza

Verginia Mello Perin Andriola

PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO EM UM CLUBE DA BIOLOGIA DO IFPR CAMPUS LONDRINA, COMO PROPOSTA DE OFICINA EM ESCOLAS

Elias Rodrigues Costa Neto

Kedma Beloti Santos

Fernanda de Oliveira Martns

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ, NO ENSINO MÉDIO

Marilize Alipio dos Santos

Juliene Minotto Zanette de Miranda

Analine Dagmar Paula da Silva

DE BEM COM A VIDA

Débora Raquel Mergen Lima

Verginia Melo Perin Andriola

Keile Calza

Káren Roncatto

Danieli Da Costa

O DESENVOLVIMENTO DO SABER CIENTÍFICO A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Vitor Hugo Alexandrino Fávaro

Giovana Santana Leandro

Bruno de Sá Beckerle

Caroline Dorada Pereira Portela

O ENSINO DE HIDROSTÁTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

Vitor Hugo Alexandrino Fávaro

Felipe Henrique Magno

Delane Nunes França

Bruno de Sá Beckerle

Caroline Dorada Pereira Portela

O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA FÍSICA FORENSE

Leonardo F. Pinheiro

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Vitor Hugo Alexandrino Fávaro

Felipe Henrique Magno

Delane Nunes França

Bruno de Sá Beckerle

Caroline Dorada Pereira Portela

ENTENDENDO A CÉLULA E AS SUAS ORGANELAS POR MEIO DE JOGOS

Yohanne Kreve

Débora Raquel Mergen Lima Reis

Eduarda Santos

Fransoeise Ertel

Jéssica Correira

Marcelo de Araújo Penteado

Verginia Mello Perin Andriola

O USO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA CELULAR

Tailaine Silva dos Santos

Dayane Apollinário

Michel Camargo

UM MANEIRA DIVERTIDA DE ENSINAR NOMENCLATURA: NOMENCLAUNO

Daniele Aparecida e Silva

Iago Murilo Bataglin

Glauco Aurélio Roloff

Gisele Cristiane Becher Ribas

 

 

 


Rodas de Conversa

Sala E13

Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA ENVOLVENDO PROCESSOS DE TROCAS DE CALOR E MATERIAIS ISOLANTES

Giovana S. Leandro

Vitor Hugo A. Fávaro

Erika de P. Nunes

Gustavo T. Anselmo

Sidenei M. Pontes Junior

Beatriz C. Rosa

Caroline D. P. Portela

SALA VIRTUAL

Lucas Gonçalves Paz

Élson Bertoldo

CLUBE DA BIOLOGIA COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIAL

Raquel Santos Vieira

Fernanda de Oliveira Martins

BRINCANDO COM A QUÍMICA: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR E APRENDER A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

Daiany Borrasca Gatti

Maiara Franciscon

Verônica Rodriguês de Moraes

João Leonardo Violin

Pedro Renato Anizelli

TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO E LEITURA DE PALAVRAS

Natália Ribas Fonseca

Samantha Cordeiro Guerios

Marcia de Campos Biezeki

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA

Jécika Ricardo da Silva

Magna da Silva Lima

Divair Lopes Siqueira

JOGO DIDÁTICO PARA ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Marcelo Araújo

Vergínia Andriola Mello

Débora Lima Reis

Michel M. Camargo

Dayane Apolinário

Tailaine Silva

UM "GAME" LÚDICO, A CORRIDA QUÍMICA

Luiz Gustavo Vivi

Ana Carla Kuller

Murilo Bataglin

Glauco Aurélio Roloff

Gisele Cristiane Becher Ribas

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Talia Pereira

Lucas Padula Abbade

Keile Calza

Verginia Mello Perin Andriola

O ENSINO DA MICROBIOLOGIA - BACTÉRIAS NO ENSINO MÉDIO

Talia Pereira

Lucas Padula Abbade

Keile Calza

Verginia Mello Perin Andriola

 

 

 

 

 


Rodas de Conversa

Sala E14

Eixo 1: Práticas Interdisciplinares

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

VARIAÇÃO LINGUISTICA E FIGURAS DE LINGUAGEM

Igor Nunes Tavares

Gessica Luana Zanon Witeki

Euler Pazini Santos

CLUBE DE CIÊNCIAS: APOIO NO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PIBID

Paula Manuella Vital Barros

Rosimeire Magnoni

Karina Dias Espartosa

PAISAGISMO E HORTA NO PERÍMETRO ESCOLAR: BIOLOGIA COM CIDADANIA

Jeniffer Mayara da Silva Lacerda

Mônica Gonçalves Milani

Rosimeire Magnoni

Karina Dias Espartosa

PROJETO PIBID ÁGUA BOA – CAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR-CONDICIONADO EM UM COLÉGIO ESTADUAL

Giovana da Costa Marucci

Rosimeire Magnoni

Karina Dias Espartosa

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A RESPEITO DO DESCARTE E DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO GERADO PELO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE.

Juliana Regina Batista

Andressa Mirandolla

Jane Beatriz Kruk Jagnow

Karina Dias Espartosa

MONITORIA PIBID PARA MANEJO E PREPARO DE VIDRARIAS, EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, E PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA E CIENCIAS VOLTADO PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO

Erika Tainá S. Lopes

Rosimeire Magnoni

Karina Dias Espartosa

NÍVEL DE IMPULSÃO VERTICAL EM ALUNAS/ATLETAS DE BASQUETEBOL DO COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR EDUARDO

Karine Aparecida dos Santos Vaz

Gesiliane Aparecida Lima Kreve

Silvana Hammerschmidt

FIGURAS DE LINGUAGENS E TEXTO PUBLICITARIO

Nathali Lodi

JOGOS E BRINCADEIRAS: PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Pamela Emili Camargo

Jenifer Marcon

Cleonice Tavares

Márcia de Campos Biezeki

PARTITURA GRÁFICA: UMA INTERSECÇÃO ENTRE MÚSICA E ARTES VISUAIS

Guilherme Bruschi Frizzo

FABRICAÇÃO DE AROMATIZANTES COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE QUÍMICA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO EXPERIMENTOS SIMPLIFICADOS.

Idelena Prizon

Igor Fernando Basilio Promocena

Tiago Lima Colle

Gregório Sanga Ribeiro

Adriana Aparecida dos Santos Silva

Glaúcio Testa

OFICINA PATRULHA MARIA DA PENHA REALIZADA NO DIA DA MULHER NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUÁ EM 2019

Camila_1, IFPRParanaguá_1, milaleojunior18@gmail.com_1; Irene_2, IFPRParanaguá_2, irenedefatimadasilva@gmail.com_2

 


Rodas de Conversa

Sala E15

Eixos 1 e 3: Práticas Interdisciplinares e A Docência na Escola e na Formação de Professores

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

OFICINA NÃO É MIMIMI REALIZADA NO DIA DA MULHER NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUÁ EM 2019

Izabelly_1, IFPRParanaguá_1, izabellycfsantos@gmail.com_1

MOVIMENTO PARABÓLICO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO.

Patrik Arnoni Ramos Rieger

Jully Nogueira

Bruno de Sá Beckerle

Caroline Dorada Pereira Portela

LEITURA E (RE)LEITURAS: A PRÁTICA EM SALA DE AULA

Gerly Patricia Lascoski

Ivonete Záttera

BRASIL: CULTURA DE CORES INDÍGENAS E AFRICANAS

Igor Basílio

Adriana Aparecida dos Santos

Marins Alves de Camargo

Alana Dias de Jesus

Maycon Klem

Rafael Rangel

Glaucio Testa

A ARTE COMO COADJUVANTE NA APRENDIZAGEM

João Zezo da Silva Filho

A DOCÊNCIA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Wellington Machry Venite

Stefani Siscati Mariano

Tiago Diogo Ribeiro Cotrin

Italo Leite de Carvalho

Mirela Meurer Teixeira

Glaucio Testa

NOVO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NAS ESCOLAS

Julio José de Souza Leite

FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ALUNOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ESPORTES

Debora Jaqueline de Mello

Tiago da Silva Simão

Renato Salla Braghin

NOVO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NAS ESCOLAS

Julio José de Souza Leite

Fausto Neves da Silva

Judite Lenir Bernardy

 

 

 

 

 

 

 


Rodas de Conversa

Sala E21

Eixo 3: A Docência na Escola e na Formação de Professores

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: AÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFPR LONDRINA E UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Keila P. de Oliveira C. de Lima

Erica Viana de Souza Santos

Beatriz Caprioli Giovanetti

Leila Cristina de Almeida

Luciana Fernandes de Oliveira

Wanylla Delong Rudek

A RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE SOCIALIZAÇÃO E AS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS DE ALUNOS DE 11 E 12 ANOS DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA NO MUNICÍPIO DE PALMAS NO PARANÁ.

Iolando Quindani Neto

Karine Ertel Muniz

Gesiliane Aparecida Lima Kreve

OS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA DOS ALUNOS NO 7°A DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA E A SUA IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Leonardo de Melo de Azevedo

Gesiliane Aparecida Lima Kreve

Karine Ertel

OS NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DO 7º ANO B DO COLÉGIO SEBASTIÃO PARANÁ NO MUNICÍPIO DE PALMAS NO PARANÁ

Emanuele Cristini Bembe da Silva

Fernanda Gonçalves

Gesiliane Ap. Lima Kreve

FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES

Edilson Fernandes

O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA

Iracelia de Fátima dos Santos

Elizandra Bertoldo de Oliveira

Jyenifer Giovana Damo

MONITORIA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM.

Beatriz de Souza Prado Andrello

Carolini Libanio de Paula

Vitória Alves Rosa

ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS - UMA ATIVIDADE PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Ernani Carneiro

O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA.

Elizandra Bertoldo

Iracelia de Fátima dos Santos

Jyenifer Giovana Damo

ANÁLISE DA APTIDÃO FUNCIONAL ATRAVÉS DO TESTE DE SENTAR E LEVANTAR (TSL) EM ESCOLARES DO 8º E 9º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA DO MUNICÍPIO DE PALMAS/PR

Joseli Vaz Fabricio

Renato Salla Braghin

RESISTÊNCIA ABDOMINAL DE ESCOLARES DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA DE PALMAS PARANÁ

Suelen De Vitti Fontes

Renato Salla Braghin

OS PERCALÇOS DO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NA INFÂNCIA

Elijane de Fátima Santos

Maiara Aparecida Lisboa

Samantha Cordeiro Guerios

Marcia de Campos Biezeki

 


Rodas de Conversa

Sala E22

Eixo 3: A Docência na Escola e na Formação de Professores

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LL DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE PALMAS – PR

João Antonio Varela

Pablo Dresch

Renato Salla Braghin

O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA.

Elizandra Bertoldo de Oliveira

Iracelia de Fátima dos Santos

Jacob dos Santos Biziak

Jyenifer Giovana Damo

A OBESIDADE, O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DE 15 A 17 ANOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DA CIDADE DE PALMAS-PR

Amanda Aparecida Xczepaniak

Silvana Hammerschmidt

Gesiliane Aparecida Lima Kreve

PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: UM OBSTÁCULO MULTILATERAL

Gabriela Eduarda Marcon

Gabriele Bitine

AGILIDADE EM ESCOLARES DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PALMAS/PR

Bruna Dos Santos Bueno

Evandro de Lara Araujo

O USO DO PIBID COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Juliana Vieira de Souza

O CONTO DE FADAS E SUAS INFLUÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Amanda Reis

Gabriela de Souza

IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCENTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCAS BIOLOGIAS

Fabiano de Jesus da Luz

Alex Sandro Barros de Souza

ARTES CIRCENSES, EXPRESSÃO CORPORAL E O AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Emanuély Przendziuk

IMC, FORÇA EXPLOSIVA E AGILIDADE DE ATLETAS DE VOLEIBOL DO SEXO FEMININO

Letícia dos Santos

Priscila Gandini

Renato Salla Braghin

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CALORIMETRIA

Leonardo Mendes Schwartz Colaço

Mateus Henrique da Veiga Barbosa

Erika de Paula Nunes

Gustavo Anselmo Trierveiler

Caroline Dorada Pereira Portela

INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ezequias Amantino

 


Rodas de Conversa

Sala E23

Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

CONTRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Nicole Betin

Taynara Cristina de Jesus Batista

Divair Lopes Siqueira

CADERNOS DE EXPERIMENTOS

Gizele Iank Leite

Daiana Fátima Andrade

Divair Lopes Siqueira

EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Paulo Cesar xczepaniak

 Rita de Cassia da Silva

 Natália Do Nascimento Fronza

AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E O GÊNERO RELATO, EXPERIÊNCIAS PARA CONTAR

Diego Roberto da Silva Apulinário

Euler Vinicius dos Santos

Jacob dos Santos Biziak

Juliana Schrainer

PRÁTICA DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ ATRAVÉS DE EMPREENDEDORISMO ECOSSUSTENTÁVEL

Micheline Lemos Nery

Fernanda de Oliveira Martins

A CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO À IGUALDADE DE GÊNERO E SUA ATUAL SITUAÇÃO NO BRASIL, POR MEIO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Maria Cecília Teles

Jhonathan Santos

Pacheco Skodowski

O DESENVOLVIMENTO DA FORÇA E RESISTÊNCIA ABDOMINAL EM ADOLESCENTES DE 14 A 17 ANOS NO COLÉGIO MONSENHOR EDUARDO EM PALMAS NO PARANÁ

Ivan Silvestro Goulart

Gelisiane Aparecida Lima Kreve

Silvana Hammerschimidt

O USO DE METODOLOGIA PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Ana Carolina Barbosa de Souza

Vitor Hugo da Silva Cordoba

Vaneuza da Silva Amorim

Danilo Sandro Barbosa

Laudiceia Caparros Soares

MONITORIA DE BIOLOGIA OFERTADA POR ALUNOS PIBIDIANOS NO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE EM ASSIS CHATEAUBRIAND/PR

Andréia Regina Cravo

Monica Toshie Susuki

Jane Beatriz Kruk Jagnow

Karina Dias Espartosa

REATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE NO ÂMBITO DO PIBID

Sara B. R. Albuquerque

Andréia Haas

Jane B. K. Jagnow

Karina D. Espartosa

O USO DE PROTÓTIPOS ELABORADOS PELOS ALUNOS: VISANDO A COMPREENSÃO DAS FASES DA DIVISÃO CELULAR - MITOSE

Vitor Hugo da Silva Cordoba

Ana Carolina Barbosa de Souza

Vaneuza da Silva Amorim

Laudiceia Caparros Soares

CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR E ENEM REALIZADO POR BOLSISTAS PIBID COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE -ASSIS CHATEAUBRIAND/PR

Monica T. S. Oshika

Andreia R. Cravo

Jane Beatriz K. Jagnow

Karina D. Espartosa

 


Rodas de Conversa

Sala E24

Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE AGILIDADE FÍSICA NAS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS DO COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR EDUARDO DE PALMAS-PR

Vanessa Ribeiro

Silvana Hammerschmidt

Gesiliane Aparecida Kreve

BRIGADEIRO DE BANANA – UMA PROJETO INCENTIVAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Bruna terres Moreira

Daniele Pontes Leite

Guilherme Marcos Souza

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR ARRASTE À VAPOR DE ÁGUA

Ernani Carneiro

PROCESSOS PRÁTICOS DE FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Ernani Carneiro

PROJETO DE LEITURA

Andréia Aparecida Zanon

Adriane Fantin Grando

Bruna Danieli Pereira da Silva

Graciéli Müller

Jozieli da Silva Stadnik

Lucilene A. Cezario da Silva

Marlene Ferreira de Souza Dias

Simone Mateus Sales

ENSINO DE FÍSICA REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS E INTERDISCIPLINARES

Cassiane Moreira Maximino

Thiago Queiroz Costa

Fausto Neves Silva

JOGOS LÚDICOS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Dayane da Silva Abreu

Samantha Cordeiro Guerios

Marcia de Campos Biezeki

A UTILIZAÇÃO DE FÁBULAS NAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Maria Raquel dos Santos

Cleonice Tavares

Marcia de Campos Biezeki

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Fernanda Bozz

Ana Paula Saraça de Oliveira

Berenice Silveira

Marcia de Campos Biezeki

O USO PEDAGÓGICO DE ANIMAÇÕES

Camila de Mello

Samantha Cordeiro Guerios

Marcia de Campos Biezekji

POTENCIAL ELÉTRICO

Ueverton H. da Silva Pedroso

Talita Breschiliare Piffer Freire

Fausto Neves Silva

UMA ABORDAGEM AS LEIS DE NEWTON A PARTIR DA CONFECÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COM GARRAFAS PET

Ueverton H. da Silva Pedroso

Talita Breschiliare Piffer Freire

Fausto Neves Silva

 


Rodas de Conversa

Sala E25

Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

AMOSTRA DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA 2° ANO ENSINO MÉDIO

Renata Estevam Lives

Ana Beatriz Estevam Alves

A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Alessandra Biedermann de Jesus

Janaine Saude Gonçalves

Berenice Silveira

Marcia de Campos Biezeki

A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Alessandra Biedermann de Jesus

Janaine Saude Gonçalves

Berenice Silveira

Marcia de Campos Biezeki

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ÁCIDO-BASE DE SUBSTÂNCIAS DO COTIDIANO POR MEIO DO INDICADOR DE PH NATURAL DE REPOLHO ROXO

Mariana Ap. Barrabarra Ribas

Sandra Inês Adams Angnes Gomes

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CHUVA ÁCIDA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Mariana Ap. Barrabarra Ribas

Sandra Inês Adams Angnes Gomes

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO E  EXPERIMENTAÇÃO

Ana Carla Nascimento

Franciele Aparecida dos Santos

Glaucio Testa

Mirela M. Teixeira

Ana Laura

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE

Andressa dos Santos Eifler

Fausto Neves Silva

Judite Lenir Bernardy

PLANEJANDO UMA CARPOTECA PARA SER UTILIZADA EM AULAS DE CIÊNCIAS E EM OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Barbara R. de Moura

Geovanna S. Raia

Isabela N. de Souza

Vanessa F. R. Lara

Victor H. R. Champi

RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS EM AULAS DE EVOLUÇÃO E BOT NICA UTILIZANDO JOGOS E O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: DESCRIÇÕES E AUTOPERCEPÇÕES

Barbara R. de Moura

Geovanna S. Raia

Isabela N. de Souza

Vanessa F. R. Lara

Victor H. R. Champi

AULA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A TERRA PLANA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Gustavo Raiser de Carvalho

AULA PRÁTICA SOBRE GRAVURA E TRIDIMENSIONALIDADE

Raulino Mendes Moreira

“TORTA NA CARA”: UM JOGO COM A TABELA PERIÓDICA

Luciane Eufrazio Dias

Izabel de Lima Arruda

Adriano

José Adilson de Almeida

Sandra I. Adams Angnes Gomes

 


Rodas de Conversa

Sala C23

Eixos 4 e 5: Contextualização no Ensino e Experimentação e O Uso de Tecnologias no Ensino, Saberes e Culturas

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

AULA PRÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Edson Valeriano Guimarães

Alex Sandro Barros De Souza

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: AÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFPR LONDRINA E UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Keila Padilha O. Camargo de Lima

Erica de Souza Viana Santos

Beatriz Caprioli Giovanetti

Leila Cristina de Almeida

Luciana Fernandes de Oliveira

Jackeline Ventura Azevedo

Wanylla Delong Rudek de Brito

DEBATE E LITERATURA.

Irene Cassiane do Rosário Mendes

Isabelli Leal Colaço Fernandes

OS NÍVEIS DE SOCIALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO ALTO DA GLORIA

Charley Antonio Brandão

Karine Ertel

Gesiliane Aparecida Lima Kreve

NÍVEL DE FORÇA EXPLOSIVA DE MEMBROS INFERIORES EM CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 13 E 15 ANOS

Israel Gonçalves Dias

FERRAMENTA DE ENSINO TECNOLÓGICO: KAHOOT

Anderson de Alencastro Bezerra

ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE SIMULAÇÕES

Ernani Carneiro

RAÍZES PALMENSES VALORIZAÇAO CULTURAL POR MEIO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO

Juliana Bozza

Pricila Maria

Jacob dos Santos

Juliana Schrainer

CINE-DEBATE COM O FILME "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO"- PERSPECTIVAS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA CIÊNCIA

Ana Carolina Freitas

Deborah da Silva Rezende

Juliana de Souza Pereira

ELABORAÇÃO DE PASTA TAXONÔMICA MEDIANTE A PESQUISA DIGITAL

Elica Cristina Riedo Gonçalo

A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA MODERNA PARA O USO CORRETO DA RADIOATIVIDADE

Fabiene Barbosa da Silva

Fausto Neves Silva

Judite Lenir Bernardy

ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE SIMULAÇÕES

Ernani Carneiro

CANDOMBLÉ E DIVERSIDADE RELIGIOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA RODA DE CONVERSA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Biatryz Januario Rocha

Christopher Venet

Jackeline Loraine Pinheiro José

Isabelli Leal Colaço Fernandes

Irene Cassiane do Rosário Mendes

 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}