IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Palmas - Palmas - Paraná - Brasil
Separamos alguns eventos que você irá gostar
A coordenação Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica do IFPR tem a honra de convidá-los para participar do VI Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional Residência Pedagógica.
Tema: Limites e desafios da formação docente na Educação Básica
Local: IFPR – Campus Palmas
Data: 26 e 27 de novembro de 2019
Inscrições: 11 a 22 de novembro de 2019
Após finalizar a inscrição é necessário acessar a opção "Quero participar das atividades" para fazer a escolha, individualmente, das atividades que deseja participar.
*Todos os participantes do evento deverão realizar a inscrição nesta plataforma, mesmo quem já se inscreveu nas rodas de conversa.
Inscrição para as Rodas de conversa:
Descrição da atividade:
Rodas de conversa para promover o debate e a reflexão sobre os impactos do programa na formação inicial e continuada de professores a fim de socializar as atividades desenvolvidas no ano de 2018/2019 pelos/as bolsistas do PIBID/IFPR.
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
Submissão: Resumo simples de 200 a 350 palavras em espaço simples e sem parágrafos. A primeira frase deve expressar o assunto tratado. Apresentar de forma concisa os objetivos, metodologia, os resultados mais relevantes e a conclusão. Evitar o uso de citações bibliográficas.
Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (usar de 3 a 5 palavras-chave)
Data limite da submissão: 20/11
Link para submissão: https://forms.gle/2jas2j8sMtR1dznNA
Apresentação: de até 5 minutos no formato de conversa, sem uso de projetor
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N - PRT-280, Trevo da Codapar, Palmas - PR, 85555-000
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Rodas de Conversa
Sala E11
Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
OS JOGOS COOPERATIVOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO “B” DO COLÉGIO MONSENHOR EDUARDO EM PALMAS NO PARANÁ | Fernanda Gonçalves, |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO | Lucas Padula Abbade Talia Pereira Keile Calza Verginia Mello Perin Andriola |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA NO APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO | Ana Karolina dos Santos Gasparini Bruno Duarte Ziroldo Crislainy Mendes Carlos Isabela Gonçalves David Raissa Ester da Silva |
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS VOLTADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA | Nayara Rubio Pereira Rosimeire Magnoni Karina Dias Espartosa |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS E MANUTENÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. | Maria Aparecida da Silva Caja Leonardo Polo |
MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO: KAHOOT COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE GENÉTICA. | Gustavo Henrique Elias Rafaella Grolla Oliveira Camila Folco Ferreira Bruno Ziroldo |
REFORÇO ESCOLAR DE QUÍMICA PRA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | Aluísio Henrique Guéniat Rosa |
A APLICAÇÃO DE DINÂMICA NAS AULAS DE FÍSICA: UMA APRENDIZAGEM INTERATIVA | Maysa das Neves Marques Judite Lenir Bernardy Fausto Neves Silva |
APLICAÇÃO DO ENSINO INVESTIGATIVO DENTRO DA REDE ESTADUAL E FEDERAL DE EDUCAÇÃO | Henrique Sebastião de Souza Fausto Neves Silva |
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE UM PARLAMENTO EM SALA DE AULA. | Ana Carolina Chapaval Hellem Haggem Policarpo Thaynah Caroline Tizoni |
Rodas de Conversa
Sala E12
Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | Talia Pereira Lucas Padula Abbade Keile Calza Verginia Mello Perin Andriola |
PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO EM UM CLUBE DA BIOLOGIA DO IFPR CAMPUS LONDRINA, COMO PROPOSTA DE OFICINA EM ESCOLAS | Elias Rodrigues Costa Neto Kedma Beloti Santos Fernanda de Oliveira Martns |
A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ, NO ENSINO MÉDIO | Marilize Alipio dos Santos Juliene Minotto Zanette de Miranda Analine Dagmar Paula da Silva |
DE BEM COM A VIDA | Débora Raquel Mergen Lima Verginia Melo Perin Andriola Keile Calza Káren Roncatto Danieli Da Costa |
O DESENVOLVIMENTO DO SABER CIENTÍFICO A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | Vitor Hugo Alexandrino Fávaro Giovana Santana Leandro Bruno de Sá Beckerle Caroline Dorada Pereira Portela |
O ENSINO DE HIDROSTÁTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA | Vitor Hugo Alexandrino Fávaro Felipe Henrique Magno Delane Nunes França Bruno de Sá Beckerle Caroline Dorada Pereira Portela |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA FÍSICA FORENSE | Leonardo F. Pinheiro |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO | Vitor Hugo Alexandrino Fávaro Felipe Henrique Magno Delane Nunes França Bruno de Sá Beckerle Caroline Dorada Pereira Portela |
ENTENDENDO A CÉLULA E AS SUAS ORGANELAS POR MEIO DE JOGOS | Yohanne Kreve Débora Raquel Mergen Lima Reis Eduarda Santos Fransoeise Ertel Jéssica Correira Marcelo de Araújo Penteado Verginia Mello Perin Andriola |
O USO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA CELULAR | Tailaine Silva dos Santos Dayane Apollinário Michel Camargo |
UM MANEIRA DIVERTIDA DE ENSINAR NOMENCLATURA: NOMENCLAUNO | Daniele Aparecida e Silva Iago Murilo Bataglin Glauco Aurélio Roloff Gisele Cristiane Becher Ribas |
Rodas de Conversa
Sala E13
Eixo 2: Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA ENVOLVENDO PROCESSOS DE TROCAS DE CALOR E MATERIAIS ISOLANTES | Giovana S. Leandro Vitor Hugo A. Fávaro Erika de P. Nunes Gustavo T. Anselmo Sidenei M. Pontes Junior Beatriz C. Rosa Caroline D. P. Portela |
SALA VIRTUAL | Lucas Gonçalves Paz Élson Bertoldo |
CLUBE DA BIOLOGIA COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIAL | Raquel Santos Vieira Fernanda de Oliveira Martins |
BRINCANDO COM A QUÍMICA: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR E APRENDER A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. | Daiany Borrasca Gatti Maiara Franciscon Verônica Rodriguês de Moraes João Leonardo Violin Pedro Renato Anizelli |
TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO E LEITURA DE PALAVRAS | Natália Ribas Fonseca Samantha Cordeiro Guerios Marcia de Campos Biezeki |
JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA | Jécika Ricardo da Silva Magna da Silva Lima Divair Lopes Siqueira |
JOGO DIDÁTICO PARA ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR | Marcelo Araújo Vergínia Andriola Mello Débora Lima Reis Michel M. Camargo Dayane Apolinário Tailaine Silva |
UM "GAME" LÚDICO, A CORRIDA QUÍMICA | Luiz Gustavo Vivi Ana Carla Kuller Murilo Bataglin Glauco Aurélio Roloff Gisele Cristiane Becher Ribas |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | Talia Pereira Lucas Padula Abbade Keile Calza Verginia Mello Perin Andriola |
O ENSINO DA MICROBIOLOGIA - BACTÉRIAS NO ENSINO MÉDIO | Talia Pereira Lucas Padula Abbade Keile Calza Verginia Mello Perin Andriola |
Rodas de Conversa
Sala E14
Eixo 1: Práticas Interdisciplinares
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
VARIAÇÃO LINGUISTICA E FIGURAS DE LINGUAGEM | Igor Nunes Tavares Gessica Luana Zanon Witeki Euler Pazini Santos |
CLUBE DE CIÊNCIAS: APOIO NO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PIBID | Paula Manuella Vital Barros Rosimeire Magnoni Karina Dias Espartosa |
PAISAGISMO E HORTA NO PERÍMETRO ESCOLAR: BIOLOGIA COM CIDADANIA | Jeniffer Mayara da Silva Lacerda Mônica Gonçalves Milani Rosimeire Magnoni Karina Dias Espartosa |
PROJETO PIBID ÁGUA BOA – CAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR-CONDICIONADO EM UM COLÉGIO ESTADUAL | Giovana da Costa Marucci Rosimeire Magnoni Karina Dias Espartosa |
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A RESPEITO DO DESCARTE E DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO GERADO PELO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE. | Juliana Regina Batista Andressa Mirandolla Jane Beatriz Kruk Jagnow Karina Dias Espartosa |
MONITORIA PIBID PARA MANEJO E PREPARO DE VIDRARIAS, EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, E PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA E CIENCIAS VOLTADO PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO | Erika Tainá S. Lopes Rosimeire Magnoni Karina Dias Espartosa |
NÍVEL DE IMPULSÃO VERTICAL EM ALUNAS/ATLETAS DE BASQUETEBOL DO COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR EDUARDO | Karine Aparecida dos Santos Vaz Gesiliane Aparecida Lima Kreve Silvana Hammerschmidt |
FIGURAS DE LINGUAGENS E TEXTO PUBLICITARIO | Nathali Lodi |
JOGOS E BRINCADEIRAS: PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Pamela Emili Camargo Jenifer Marcon Cleonice Tavares Márcia de Campos Biezeki |
PARTITURA GRÁFICA: UMA INTERSECÇÃO ENTRE MÚSICA E ARTES VISUAIS | Guilherme Bruschi Frizzo |
FABRICAÇÃO DE AROMATIZANTES COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE QUÍMICA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO EXPERIMENTOS SIMPLIFICADOS. | Idelena Prizon Igor Fernando Basilio Promocena Tiago Lima Colle Gregório Sanga Ribeiro Adriana Aparecida dos Santos Silva Glaúcio Testa |
OFICINA PATRULHA MARIA DA PENHA REALIZADA NO DIA DA MULHER NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUÁ EM 2019 | Camila_1, IFPRParanaguá_1, milaleojunior18@gmail.com_1; Irene_2, IFPRParanaguá_2, irenedefatimadasilva@gmail.com_2 |
Rodas de Conversa
Sala E15
Eixos 1 e 3: Práticas Interdisciplinares e A Docência na Escola e na Formação de Professores
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
OFICINA NÃO É MIMIMI REALIZADA NO DIA DA MULHER NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUÁ EM 2019 | Izabelly_1, IFPRParanaguá_1, izabellycfsantos@gmail.com_1 |
MOVIMENTO PARABÓLICO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO. | Patrik Arnoni Ramos Rieger Jully Nogueira Bruno de Sá Beckerle Caroline Dorada Pereira Portela |
LEITURA E (RE)LEITURAS: A PRÁTICA EM SALA DE AULA | Gerly Patricia Lascoski Ivonete Záttera |
BRASIL: CULTURA DE CORES INDÍGENAS E AFRICANAS | Igor Basílio Adriana Aparecida dos Santos Marins Alves de Camargo Alana Dias de Jesus Maycon Klem Rafael Rangel Glaucio Testa |
A ARTE COMO COADJUVANTE NA APRENDIZAGEM | João Zezo da Silva Filho |
A DOCÊNCIA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Wellington Machry Venite Stefani Siscati Mariano Tiago Diogo Ribeiro Cotrin Italo Leite de Carvalho Mirela Meurer Teixeira Glaucio Testa |
NOVO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NAS ESCOLAS | Julio José de Souza Leite |
FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ALUNOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ESPORTES | Debora Jaqueline de Mello Tiago da Silva Simão Renato Salla Braghin |
NOVO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NAS ESCOLAS | Julio José de Souza Leite Fausto Neves da Silva Judite Lenir Bernardy |
Rodas de Conversa
Sala E21
Eixo 3: A Docência na Escola e na Formação de Professores
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: AÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFPR LONDRINA E UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL | Keila P. de Oliveira C. de Lima Erica Viana de Souza Santos Beatriz Caprioli Giovanetti Leila Cristina de Almeida Luciana Fernandes de Oliveira Wanylla Delong Rudek |
A RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE SOCIALIZAÇÃO E AS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS DE ALUNOS DE 11 E 12 ANOS DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA NO MUNICÍPIO DE PALMAS NO PARANÁ. | Iolando Quindani Neto Karine Ertel Muniz Gesiliane Aparecida Lima Kreve |
OS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA DOS ALUNOS NO 7°A DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA E A SUA IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA | Leonardo de Melo de Azevedo Gesiliane Aparecida Lima Kreve Karine Ertel |
OS NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DO 7º ANO B DO COLÉGIO SEBASTIÃO PARANÁ NO MUNICÍPIO DE PALMAS NO PARANÁ | Emanuele Cristini Bembe da Silva Fernanda Gonçalves Gesiliane Ap. Lima Kreve |
FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES | Edilson Fernandes |
O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA | Iracelia de Fátima dos Santos Elizandra Bertoldo de Oliveira Jyenifer Giovana Damo |
MONITORIA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM. | Beatriz de Souza Prado Andrello Carolini Libanio de Paula Vitória Alves Rosa |
ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS - UMA ATIVIDADE PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA | Ernani Carneiro |
O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA. | Elizandra Bertoldo Iracelia de Fátima dos Santos Jyenifer Giovana Damo |
ANÁLISE DA APTIDÃO FUNCIONAL ATRAVÉS DO TESTE DE SENTAR E LEVANTAR (TSL) EM ESCOLARES DO 8º E 9º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA DO MUNICÍPIO DE PALMAS/PR | Joseli Vaz Fabricio Renato Salla Braghin |
RESISTÊNCIA ABDOMINAL DE ESCOLARES DO COLÉGIO ESTADUAL ALTO DA GLÓRIA DE PALMAS PARANÁ | Suelen De Vitti Fontes Renato Salla Braghin |
OS PERCALÇOS DO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NA INFÂNCIA | Elijane de Fátima Santos Maiara Aparecida Lisboa Samantha Cordeiro Guerios Marcia de Campos Biezeki |
Rodas de Conversa
Sala E22
Eixo 3: A Docência na Escola e na Formação de Professores
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LL DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE PALMAS – PR | João Antonio Varela Pablo Dresch Renato Salla Braghin |
O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA. | Elizandra Bertoldo de Oliveira Iracelia de Fátima dos Santos Jacob dos Santos Biziak Jyenifer Giovana Damo |
A OBESIDADE, O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DE 15 A 17 ANOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DA CIDADE DE PALMAS-PR | Amanda Aparecida Xczepaniak Silvana Hammerschmidt Gesiliane Aparecida Lima Kreve |
PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: UM OBSTÁCULO MULTILATERAL | Gabriela Eduarda Marcon Gabriele Bitine |
AGILIDADE EM ESCOLARES DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PALMAS/PR | Bruna Dos Santos Bueno Evandro de Lara Araujo |
O USO DO PIBID COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | Juliana Vieira de Souza |
O CONTO DE FADAS E SUAS INFLUÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | Amanda Reis Gabriela de Souza |
IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCENTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCAS BIOLOGIAS | Fabiano de Jesus da Luz Alex Sandro Barros de Souza |
ARTES CIRCENSES, EXPRESSÃO CORPORAL E O AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO LITERÁRIA | Emanuély Przendziuk |
IMC, FORÇA EXPLOSIVA E AGILIDADE DE ATLETAS DE VOLEIBOL DO SEXO FEMININO | Letícia dos Santos Priscila Gandini Renato Salla Braghin |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CALORIMETRIA | Leonardo Mendes Schwartz Colaço Mateus Henrique da Veiga Barbosa Erika de Paula Nunes Gustavo Anselmo Trierveiler Caroline Dorada Pereira Portela |
INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Ezequias Amantino |
Rodas de Conversa
Sala E23
Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
CONTRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | Nicole Betin Taynara Cristina de Jesus Batista Divair Lopes Siqueira |
CADERNOS DE EXPERIMENTOS | Gizele Iank Leite Daiana Fátima Andrade Divair Lopes Siqueira |
EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Paulo Cesar xczepaniak Rita de Cassia da Silva Natália Do Nascimento Fronza |
AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E O GÊNERO RELATO, EXPERIÊNCIAS PARA CONTAR | Diego Roberto da Silva Apulinário Euler Vinicius dos Santos Jacob dos Santos Biziak Juliana Schrainer |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ ATRAVÉS DE EMPREENDEDORISMO ECOSSUSTENTÁVEL | Micheline Lemos Nery Fernanda de Oliveira Martins |
A CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO À IGUALDADE DE GÊNERO E SUA ATUAL SITUAÇÃO NO BRASIL, POR MEIO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA | Maria Cecília Teles Jhonathan Santos Pacheco Skodowski |
O DESENVOLVIMENTO DA FORÇA E RESISTÊNCIA ABDOMINAL EM ADOLESCENTES DE 14 A 17 ANOS NO COLÉGIO MONSENHOR EDUARDO EM PALMAS NO PARANÁ | Ivan Silvestro Goulart Gelisiane Aparecida Lima Kreve Silvana Hammerschimidt |
O USO DE METODOLOGIA PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA | Ana Carolina Barbosa de Souza Vitor Hugo da Silva Cordoba Vaneuza da Silva Amorim Danilo Sandro Barbosa Laudiceia Caparros Soares |
MONITORIA DE BIOLOGIA OFERTADA POR ALUNOS PIBIDIANOS NO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE EM ASSIS CHATEAUBRIAND/PR | Andréia Regina Cravo Monica Toshie Susuki Jane Beatriz Kruk Jagnow Karina Dias Espartosa |
REATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE NO ÂMBITO DO PIBID | Sara B. R. Albuquerque Andréia Haas Jane B. K. Jagnow Karina D. Espartosa |
O USO DE PROTÓTIPOS ELABORADOS PELOS ALUNOS: VISANDO A COMPREENSÃO DAS FASES DA DIVISÃO CELULAR - MITOSE | Vitor Hugo da Silva Cordoba Ana Carolina Barbosa de Souza Vaneuza da Silva Amorim Laudiceia Caparros Soares |
CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR E ENEM REALIZADO POR BOLSISTAS PIBID COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE -ASSIS CHATEAUBRIAND/PR | Monica T. S. Oshika Andreia R. Cravo Jane Beatriz K. Jagnow Karina D. Espartosa |
Rodas de Conversa
Sala E24
Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE AGILIDADE FÍSICA NAS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS DO COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR EDUARDO DE PALMAS-PR | Vanessa Ribeiro Silvana Hammerschmidt Gesiliane Aparecida Kreve |
BRIGADEIRO DE BANANA – UMA PROJETO INCENTIVAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Bruna terres Moreira Daniele Pontes Leite Guilherme Marcos Souza |
EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR ARRASTE À VAPOR DE ÁGUA | Ernani Carneiro |
PROCESSOS PRÁTICOS DE FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS | Ernani Carneiro |
PROJETO DE LEITURA | Andréia Aparecida Zanon Adriane Fantin Grando Bruna Danieli Pereira da Silva Graciéli Müller Jozieli da Silva Stadnik Lucilene A. Cezario da Silva Marlene Ferreira de Souza Dias Simone Mateus Sales |
ENSINO DE FÍSICA REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS E INTERDISCIPLINARES | Cassiane Moreira Maximino Thiago Queiroz Costa Fausto Neves Silva |
JOGOS LÚDICOS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA | Dayane da Silva Abreu Samantha Cordeiro Guerios Marcia de Campos Biezeki |
A UTILIZAÇÃO DE FÁBULAS NAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Maria Raquel dos Santos Cleonice Tavares Marcia de Campos Biezeki |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | Fernanda Bozz Ana Paula Saraça de Oliveira Berenice Silveira Marcia de Campos Biezeki |
O USO PEDAGÓGICO DE ANIMAÇÕES | Camila de Mello Samantha Cordeiro Guerios Marcia de Campos Biezekji |
POTENCIAL ELÉTRICO | Ueverton H. da Silva Pedroso Talita Breschiliare Piffer Freire Fausto Neves Silva |
UMA ABORDAGEM AS LEIS DE NEWTON A PARTIR DA CONFECÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COM GARRAFAS PET | Ueverton H. da Silva Pedroso Talita Breschiliare Piffer Freire Fausto Neves Silva |
Rodas de Conversa
Sala E25
Eixo 4: Contextualização no Ensino e Experimentação
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
AMOSTRA DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA 2° ANO ENSINO MÉDIO | Renata Estevam Lives Ana Beatriz Estevam Alves |
A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Alessandra Biedermann de Jesus Janaine Saude Gonçalves Berenice Silveira Marcia de Campos Biezeki |
A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Alessandra Biedermann de Jesus Janaine Saude Gonçalves Berenice Silveira Marcia de Campos Biezeki |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO ÁCIDO-BASE DE SUBSTÂNCIAS DO COTIDIANO POR MEIO DO INDICADOR DE PH NATURAL DE REPOLHO ROXO | Mariana Ap. Barrabarra Ribas Sandra Inês Adams Angnes Gomes |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CHUVA ÁCIDA SOBRE O MEIO AMBIENTE | Mariana Ap. Barrabarra Ribas Sandra Inês Adams Angnes Gomes |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO E EXPERIMENTAÇÃO | Ana Carla Nascimento Franciele Aparecida dos Santos Glaucio Testa Mirela M. Teixeira Ana Laura |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE | Andressa dos Santos Eifler Fausto Neves Silva Judite Lenir Bernardy |
PLANEJANDO UMA CARPOTECA PARA SER UTILIZADA EM AULAS DE CIÊNCIAS E EM OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Barbara R. de Moura Geovanna S. Raia Isabela N. de Souza Vanessa F. R. Lara Victor H. R. Champi |
RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS EM AULAS DE EVOLUÇÃO E BOT NICA UTILIZANDO JOGOS E O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: DESCRIÇÕES E AUTOPERCEPÇÕES | Barbara R. de Moura Geovanna S. Raia Isabela N. de Souza Vanessa F. R. Lara Victor H. R. Champi |
AULA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A TERRA PLANA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | Gustavo Raiser de Carvalho |
AULA PRÁTICA SOBRE GRAVURA E TRIDIMENSIONALIDADE | Raulino Mendes Moreira |
“TORTA NA CARA”: UM JOGO COM A TABELA PERIÓDICA | Luciane Eufrazio Dias Izabel de Lima Arruda Adriano José Adilson de Almeida Sandra I. Adams Angnes Gomes |
Rodas de Conversa
Sala C23
Eixos 4 e 5: Contextualização no Ensino e Experimentação e O Uso de Tecnologias no Ensino, Saberes e Culturas
TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES |
AULA PRÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID | Edson Valeriano Guimarães Alex Sandro Barros De Souza |
SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: AÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFPR LONDRINA E UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL | Keila Padilha O. Camargo de Lima Erica de Souza Viana Santos Beatriz Caprioli Giovanetti Leila Cristina de Almeida Luciana Fernandes de Oliveira Jackeline Ventura Azevedo Wanylla Delong Rudek de Brito |
DEBATE E LITERATURA. | Irene Cassiane do Rosário Mendes Isabelli Leal Colaço Fernandes |
OS NÍVEIS DE SOCIALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO ALTO DA GLORIA | Charley Antonio Brandão Karine Ertel Gesiliane Aparecida Lima Kreve |
NÍVEL DE FORÇA EXPLOSIVA DE MEMBROS INFERIORES EM CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 13 E 15 ANOS | Israel Gonçalves Dias |
FERRAMENTA DE ENSINO TECNOLÓGICO: KAHOOT | Anderson de Alencastro Bezerra |
ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE SIMULAÇÕES | Ernani Carneiro |
RAÍZES PALMENSES VALORIZAÇAO CULTURAL POR MEIO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO | Juliana Bozza Pricila Maria Jacob dos Santos Juliana Schrainer |
CINE-DEBATE COM O FILME "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO"- PERSPECTIVAS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA CIÊNCIA | Ana Carolina Freitas Deborah da Silva Rezende Juliana de Souza Pereira |
ELABORAÇÃO DE PASTA TAXONÔMICA MEDIANTE A PESQUISA DIGITAL | Elica Cristina Riedo Gonçalo |
A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA MODERNA PARA O USO CORRETO DA RADIOATIVIDADE | Fabiene Barbosa da Silva Fausto Neves Silva Judite Lenir Bernardy |
ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE SIMULAÇÕES | Ernani Carneiro |
CANDOMBLÉ E DIVERSIDADE RELIGIOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA RODA DE CONVERSA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. | Biatryz Januario Rocha Christopher Venet Jackeline Loraine Pinheiro José Isabelli Leal Colaço Fernandes Irene Cassiane do Rosário Mendes |