Fórum Viola da Gamba em Foco

Fórum Viola da Gamba em Foco

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

Bridges Connect I Brasília

Sexta-Feira, 29 de Maio

Brasília, DF

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões para Masterclasses e Comunicações

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Palestrantes

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}



Sobre o evento

A viola da gamba é ainda um instrumento raro no Brasil. Poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer, ouvir ou estudá-la quando comparado com instrumentos modernos. Hoje, há cerca de 50 gambistas espalhados em todo o Brasil, dentre eles amadores e profissionais. Nesse sentido, procurando contribuir para a divulgação e prática da viola da gamba, no mês de agosto a Universidade Estadual do Paraná e o projeto Música Antiga na Capela da Glória receberão um evento totalmente dedicado ao instrumento, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Desde a década de 1970 a cidade de Curitiba foi sede de importantes festivais e cursos de música, destacando-se a relevância das Oficinas de Música de Curitiba no cenário musical brasileiro. A criação da Camerata Antiqua (1974) e depois do Conjunto Renascentista (1981) conferiu a cidade um grande destaque no movimento da performance historicamente informada, mais conhecido como “Música Antiga”. Dentre os protagonistas desta época está Eunice Brandão, que divulgou a viola da gamba no cenário musical paranaense, através de concertos, lecionando e produzindo os Encontros de Música Antiga do Paraná (1983 e 1987). Essa importante fundamentação histórica proporcionou um campo artístico fértil e, hoje, Curitiba vive uma época de pleno desenvolvimento da área.

Em 2019, a partir do desejo de reunir as violas da gamba de Curitiba, o diretor do projeto Música Antiga na Capela da Glória Matheus Prust e o gambista André Tartas convidaram Kristina Augustin (Niterói-RJ) para conduzir esse encontro. Essa experiência, numa tarde fria de julho, aqueceu os corações e lançou a semente para a criação do fórum Viola da gamba em foco.  

O fórum é um evento de extensão acadêmica, realizado inteiramente em ambiente virtual. Por meio de palestras, mesa-redonda, master classes e mostras de vídeos, o evento pretende divulgar a viola de gamba, unir os gambistas dispersos em todo Brasil e estimular a prática do instrumento em Curitiba. Reunindo especialistas de instituições brasileiras e estrangeiras, este fórum possibilita o contato entre professores, alunos, músicos, pesquisadores independentes assim como o grande público amante da música dos séculos XVI e XVII. 

O evento tem coordenação geral de Geraldo Henrique (Unespar, Curitiba), coordenação científica de Matheus Prust (Unespar, Curitiba) e coordenação artística de Kristina Augustin (Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ).


Viola da gamba em Foco - Curitiba 2019
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}