
O
projeto “Meio Ambiente em Discussão” tem como objetivo geral promover um espaço
de ação, reflexão e discussão sobre as questões ambientais, destacando o
funcionamento dos ecossistemas urbanos através da análise dos riscos e
perspectivas socioambientais, a fim de se compreender e implementar ações e
discursos sob a perspectiva sustentável.
Desde
sua primeira edição, datada em 2011, prevaleceu na comissão organizadora o
desejo de proporcionar e fortalecer através dos Componentes Curriculares
momentos de diálogo e fortalecimento de debates perante a questão ambiental em
todas as interfaces desta. Em 2011, o projeto acoplou com êxito as áreas do
conhecimento, apresentando a comunidade acadêmica as várias vertentes de diálogo
que a discussão ambiental permite. Em comum, desde então são oferecidas
palestras, oficinas, exposições e diversos tipos e modalidade de apresentações
fortalecendo a participação acadêmica frente ao tema, como também oportunizando
parcerias através da participação tanto de outras instituições como
profissionais, no intuito de ampliar o alcance da temática, haja vista a
relevância desta para a sociedade.
Em
2012, a temática proposta teve como título: "Valorizando os Sertões", o projeto
desencadeou ações e atividades a partir da obra de Euclides da Cunha “Os
Sertões”, durante a culminância a comunidade acadêmica prestigiou exposições, oficinas e palestras que aconteceram nos
dias 04 e 05 de junho de 2012.
Os
discentes do primeiro ano dos
cursos integrados ao ensino médio (Agropecuária e Agroindústria), produziram Exposições
artístico-científica com o título: “As Ciências nos Sertões” sob orientação dos
professores de diferentes disciplinas e de modo interdisciplinar. Cada turma
conduziu um subtema relacionado ao meio ambiente nas regiões do semiárido:
Biodiversidade e Conservação; Ecoturismo; Recursos hídricos e Recursos
energéticos.

As turmas de segundo
ano, se responsabilizaram pela Exposição fotográfica “Os Sertões em Foco”, enquanto as turmas da terceira
série apresentaram exposições artístico-científicas com o tema “As Ciências nos
Sertões”, as salas de aula se transformaram em palco de instalações
performáticas, cujo título: “Os Sertões em Foco”, cada assumiu temas
instituídos sob o olhar de Euclides em sua obra: “O homem”, “A terra”
e “A luta”.
Em
2016, o evento apresentou como discussão central o tema: “Pegada Ecológica, qual é a sua?" considerando pegada ecológica como termo criado pelos cientistas
canadenses Mathis Wackernagel e William Rees em 1990, que é internacionalmente
reconhecido como uma das formas de medir a utilização, pelo homem, dos recursos
naturais do planeta. Nesse ano, pela primeira vez a comunidade estudantil se
reuniu com vários setores da sociedade organizada e entidades para percorrer as
ruas do centro de Guanambi. Momento singular na construção da cidadania e
soberania no que tange as análises ambientais.

Em
2019, o evento apresentou o tema: “Recursos Naturais no Semiárido Baiano”, objetivando oportunizar um espaço
de diálogo e debate quanto ao uso racional e equitativo (com justiça social)
dos recursos naturais.
O conceito de recursos
naturais adotado neste projeto será o de Brito (2006, p. 72), pois define que:
“recursos são elementos de que o homem se vale para satisfazer suas necessidades.
Os recursos naturais são aqueles que se originam sem qualquer intervenção
humana”. É possível ainda fazer distinções quanto à definição de recursos
naturais próprios de um Estado, os compartilháveis entre Estados e os que são
patrimônio comum da humanidade. A diferença entre recursos naturais
compartilhados e recursos do patrimônio comum internacionais está baseada no
número de Estados que compartilham o recurso, pois os recursos como patrimônio
comum pertencem a comunidade internacional e não podem ser individualizados
para os Estados, já os recursos compartilháveis estão pela jurisdição de dois
ou mais estados que os compartilham de forma exclusiva (BRITO, 2006, p. 73).

No
ano de 2020, durante a pandemia do Covid 19, o projeto, proporcionou com
pioneirismo e muita determinação debates e reflexões, como o primeiro evento on
line do Campus Guanambi apresentando como discussão central o tema “Perspectiva e Riscos
Socioambientais em Período de Pandemia”, objetivando
oportunizar um espaço de diálogo e debate quanto ao uso racional e equitativo
(com justiça social) dos recursos ambientais.

O tema norteador dos debates aborda
o conceito de risco, partindo desse princípio é pertinente analisar acerca da
forma como a sociedade se organiza e ocupa o espaço, entende-se que a situação
de vulnerabilidade e a suscetibilidade estão postas nas diversas realidades,
sendo que as características naturais e as condições sociais e econômicas
constituem-se elementos variáveis que influenciam na maior ou menor condição desses.
Para realização da determinação dos riscos socioambientais, consolida-se como
fundamental que seu entendimento seja ressignificado diante uma situação de
pandemia.
Após
o retorno das atividades presenciais, 2023 retoma as ações e articulações com a
temática: "Sustentabilidade, Educação e Tecnologia – Ações que Transformam", sob
o entendimento que alinhar e conectar saberes na vertente educacional fortalece
e enriquece ações sustentáveis, assim como, a racionalidade frente a relação
sociedade/natureza. evidentemente, uma edição que com uma temática tão ampla e
multi setorial como essa não consegue abarcar a totalidade e a riqueza dos
debates que se têm produzido para compreender a interseção que regem as
discussões ambientais.
Baseado nessa perspectiva é que se
propõe edições anuais do projeto em questão, compreendendo-se, portanto, sua
efetivação e amadurecimento a cada edição ofertada, favorecendo naturalmente a
consolidação das ações dessa natureza dentro da política ambiental
institucional.