VII SIMDAQBI

VII SIMDAQBI

online UTFPR Curitiba - Sede Ecoville - Curitiba - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

VII Simpósio da Graduação e Pós-Graduação do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba.


Eventos que fazem parte do SIMDAQBI:

- Semana Acadêmica de Química e Biologia (DAQBI);

- Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária;

- Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

- Workshop da Pós-Graduação em Química (PPGQ).

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - VII SIMDAQBI

SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICOS - VII SIMDAQBI 

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

Período de Submissão dos Resumos Expandidos: 17/06/24 a 22/09/24 

 SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

Os autores deverão submeter seus Resumos Expandidos através do formulário do Google, utilizando o seguinte link Formulário - Submissão do Resumo ExpandidoO TRABALHO DEVE SER ESCRITO EM PORTUGUÊS E CONTER ATÉ DUAS PÁGINAS. UMA TERCEIRA PÁGINA PODE SER UTILIZADA APENAS PARA REFERÊNCIAS. Nesta edição os autores podem optar pela submissão no formato Experimental (com dados de pesquisa) ou Revisão da Literatura (Assunto relacionado com seu trabalho, Trabalho de Conclusão de Curso, Projetos diversos ou extensão).

PARA O ENVIO DA SUBMISSÃO DE RESUMOS VOCÊ DEVE ESTAR INSCRITO(A) NO EVENTO. CASO CONTRÁRIO, O SEU RESUMO SERÁ AUTOMATICAMENTE RECUSADO.

 ● Modelo para submissão do Resumo Expandido: 

 ○ TEMPLATEVII SIMDAQBI - Experimental 

 ○ TEMPLATEVII SIMDAQBI - Revisão da Literatura  

Formato Experimental: Esse tipo de resumo fornece uma visão mais completa do estudo experimental, abordando os principais resultados da sua pesquisa científica. Destaca-se que o resumo expandido pode ter sido apresentado anteriormente em outro evento, contudo, NÃO DEVE CONTER AUTOPLÁGIO.

Revisão da Literatura: Esse tipo de resumo sintetiza e avalia a literatura existente sobre um tema específico na sua área de pesquisa (assunto relacionado com seu trabalho, TCC, projetos diversos ou extensão) ou de temas atuais pertinentes às áreas do Simpósio. Para essa modalidade, serão considerados apenas resumos com filtros temporais dos últimos 5 anos (2020-2024) e buscas feitas na base de dados Web of Science, Science Direct ou Base de dados da Capes. Além disso, deve-se explicar a relevância e a necessidade da revisão no campo de estudo, bem como detalhar os critérios utilizados para selecionar os artigos e estudos incluídos na revisão. 

ATENÇÃO: Para editar o TEMPLATE faça uma cópia do arquivo. Qualquer outra ação que possa modificar o modelo do resumo acima não será permitida (como "solicitar acesso").

 ● Não há limite de autores para o resumo. 

 ● O primeiro autor pode submeter apenas um resumo. Contudo, pode estar como co-autor em outros resumos submetidos no evento. 

 ● Para submeter o Resumo Expandido no VII SIMDAQBI, os autores deverão: 

 1) Escolher uma área de conhecimento no formulário 

 2) Preencher os dados solicitados no formulário e anexar o arquivo do trabalho no link. 

● Nomear o arquivo a ser enviado com o SOBRENOME DO 1º AUTOR_TÍTULO do trabalho. Conferir se as versões (Word e PDF) enviadas através do link (Google Forms) estão de acordo (não desconfiguraram). 

● Resumos submetidos não respeitando as normas do template e/ou em área não correlacionada serão recusados. Por favor, fique atento a essa questão. 

● Se o autor considerar que o trabalho a ser submetido engloba duas ou mais áreas, este deverá escolher apenas uma para submissão. 

● Caso o resumo não se encaixe em nenhuma das áreas de submissão indicadas pela Comissão Científica, o autor deverá submeter o trabalho no formulário "OUTRAS TEMÁTICAS". 

● Ao fim da submissão, o autor principal receberá um e-mail de confirmação com a cópia de suas respostas. Lembre-se de conferir a caixa de spam

● Após avaliação do trabalho, o autor principal receberá e-mail da Comissão Científica informando sobre o resultado, o qual poderá ser: 1- aceito; 2- aceito com correções; 3- alteração para reavaliação ou; 4- recusa. 

● Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento para validar a apresentação e publicação nos anais. 


 Áreas de conhecimento: 

● Ensino de Ciências e Educação Ambiental 

● Biotecnologia Ambiental 

● Ecotoxicologia 

● Emergências Climáticas 

● Ecologia e Biodiversidade 

● Monitoramento e Gestão Ambiental 

● Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias 

● Tratamento de Resíduos 

● Físico-Química 

● Química Analítica 

● Química Inorgânica 

● Química Orgânica 

● Outras Temáticas 

Os autores deverão seguir as instruções enviadas na mensagem da Comissão Científica, que serão específicas para cada trabalho, dependendo do resultado da avaliação. Dúvidas? Entre em contato com a Comissão Científica através do cientifica.simdaqbi@gmail.com

ISSN


Os Anais do Simpósio de Graduação e Pós-Graduação do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (SIMDAQBI), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da tecnologia em diversas áreas relacionadas à química e ao meio ambiente.

A equipe conta com pesquisadores e consultores ad Hoc, permitindo a submissão de trabalhos que contribuem com o desenvolvimento da sociedade.

Os Anais do SIMDAQBI recebem trabalhos em português, sendo emitidos anualmente, após cada edição do Evento.

Os Anais do VII Simdaqbi podem ser acessados através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1LHCdtHWLvLddS05ht4Iw4YmbqcrGyGAh

Trabalhos Aprovados

Trabalhos Aprovados VII SIMDAQBI– TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO BANNER 
Dia: 24 de outubro (quinta-feira) 
Horário: 13h30 às 16h45 
Local: UTFPR, sede Ecoville, Bloco EF
ATENÇÃO: Siga as instruções abaixo para o melhor desenvolvimento dessa etapa de submissão. 
1. LINK PARA ACESSO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO BANNER  
2. Todos os trabalhos aprovados devem ser apresentados presencialmente no formato banner (TEMPLATEVII SIMDAQBI - Banner). Mediante a de critérios análise realizada pela comissão científica, por meio pré-estabelecidos.  
3. O Template Banner deve ser acessado através do link acima. Para editá-lo faça uma cópia do arquivo. Qualquer outra ação que possa modificar o modelo do Banner acima não será permitida (como "solicitar acesso"); 
4. O Banner deve ser, preferencialmente, baixado em formato (.pptx). Esse deverá ser preenchido com as principais informações do seu resumo submetido e aceito pelo evento; 
5. Em consonância com o padrão utilizado pelas gráficas, de modo geral, o Banner deve ser salvo em PDF. Esse processo agiliza e garante a não desformatação no momento da impressão; 
6. As dimensões do Banner, obrigatoriamente, devem ser: 90x120 (verticalmente)
7. Confeccionado no material de papel com gramatura 150g, em substituição à lona. 
8. Chegar pelo menos com 15 minutos de antecedência e se atentar ao código (dividido em pares e ímpares) do seu Banner 
Os melhores trabalhos apresentados serão premiados no último dia do evento, nas seguintes categorias: bacharelado, licenciatura e pós-graduação (lato ou stricto sensu).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



O VII SIMDAQBI, refletindo as ações da UTFPR, assumiu desde a sua quarta edição, o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estará alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)A agenda contém o conjunto de 17 objetivos que devem ser implementados em todos os países do mundo até 2030.

Desta forma, os trabalhos submetidos no evento também deverão estar alinhados com a Agenda 2030, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Será solicitado aos autores que informem até três objetivos em que o respectivo trabalho apresente contribuição

Mais informações disponíveis em:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compreendendo as dimensões do desenvolvimento sustentável (vídeo).

Momento Cultural


Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Organizadora

A comissão organizadora é composta por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento Acadêmico de Química e Biologia da UTFPR Campus Curitiba.

A Comissão Organizadora do VII SIMDAQBI é formada pelas seguintes equipes e integrantes:

Coordenador Discente:  Jheymson Martins Farias (Licenciatura em Química)

Coordenador Sucessor Discente: Alberto Cesário Pereira (Mestrando PPGQ)


Coordenadora Docente: Profª Drª Adriane Martins de Freitas

Coordenadora Sucessora Docente: Profª Drª Aliandra Grana de Medeiros


COMISSÃO CIENTÍFICA

Gestor: Roberson Davis Sá (Doutorando PPGCTA)

Profª Drª Juliana Regina Kloss

Isabela de Andrade Arruda Fernandes (Residente Pós-Doutoral PPGCTA)


COMISSÃO DE LOGÍSTICA E GASTRONOMIA

Gestor: Alberto Cesário Pereira (Mestrando PPGQ)

Pollyana Aparecida Almeida de Oliveira (Mestranda PPGQ)

Diogo Gabriel Barbosa Pimentel (Bacharelado em Química Ambiental) 

Profª Drª Adriane Martins de Freitas


COMISSÃO DE AGENDA

Gestor: Jheymson Martins Farias (Licenciatura em Química)

Profª Drª Adriane Martins de Freitas


COMISSÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

Gestora: Sabrina da Silva Santos (Bacharelado em Química)

Profª Drª Aliandra Grana de Medeiros


COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

Gestora: Julia Abib Armando (Bacharelado em Química)

Giovana Polityto Cremasco (Engenharia Ambiental e Sanitária)

Profª Drª Aliandra Grana de Medeiros 


COMISSÃO DE FINANÇAS

Amanda dos Santos de Almeida (Engenharia Ambiental e Sanitária)

Jheymson Martins Farias (Licenciatura em Química)




Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}