A Semana de Educação Matemática (SEM), organizada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)/Campus Hortolândia, está na sua sétima edição. O evento é parceiro do projeto de extensão "EMEM - Educação Matemática em Movimento", possui parceria com outros projetos de extensão, como “Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente” e tem o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC). Nesta sétima edição, o evento terá a seguinte temática: BNCC, Livros e Materiais Didáticos: implicações e desafios docentes, e ocorrerá de forma gratuita e presencial, entre os dias 03 à 08 de junho de 2024, no campus Hortolândia do IFSP. O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. Assim, na VII SEM o objetivo é ampliar as discussões e reflexões sobre as implicações da BNCC nos livros e materiais didáticos, bem como nos desafios docentes decorrentes de tais mudanças.
Tradicionalmente, a SEM tem por objetivo reunir estudantes, pesquisadores(as) e professores(as) das comunidades interna e externa. A cada edição o evento tem mais alcance do público alvo no Brasil, proporcionando espaços para colaboração e reflexão crítica sobre o ensino de matemática em sua amplitude, envolvendo o contexto prático e complexo da escola, currículos, livros e materiais didáticos, práticas docentes, de extensão e de pesquisa que consideram a diversidade e multiplicidade de saberes, a inclusão e a cultura afro-brasileira. Uma novidade desta edição será o I Fórum GPEMATEC. O grupo de pesquisa reúne pesquisadores(as) do IFSP-Campus Hortolândia, de outros Campus e de instituições no Brasil e do Canadá, professores(as) da Educação Básica e futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, espera-se que a VII SEM aponte para novos caminhos para a formação inicial e continuada do(a) professor(a) que ensina Matemática frente aos desafios docentes implicados pela BNCC, pelos livros e materiais didáticos, nos diversos contextos de ensino do Brasil.
Objetivo da VII Semana da Educação Matemática: ampliar as discussões e reflexões sobre as implicações da BNCC nos livros e materiais didáticos, bem como nos desafios docentes decorrentes de tais mudanças.
Público Alvo: Futuros(as) professores(as) de Matemática, comunidade científica, professores(as) e estudantes da Educação Básica, formadores(as) de professores(as) e estudantes de pós-graduação.
Breve histórico da Semana da Educação Matemática
Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, campus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês em que se comemora o dia nacional da Matemática (06/05), abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos. A I SEM ficou marcada pelo amplo escopo de atividades que envolve a comunidade interna e externa ao IFSP – Hortolândia
Em 2019, a II Semana da Educação Matemática, assim como a anterior, também ocorreu em maio. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sociorraciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de professores(as) atuantes em escolas da Educação Básica da região.
O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III SEM aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos(as) pesquisadores(as), dentre outras. Além disso, os(as) participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.
Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se, assim, a participação de professores(as) da Educação Básica e Superior da comunidade externa. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, houve também um espaço para atividades culturais, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores(as) e funcionários(as) do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do campus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.
Em 2022, em formato presencial, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". O evento ocorreu em três dias, contando com as seguintes atividades: palestras, mesa redonda, oficinas e sessões de comunicações de experiências e científicas. Além disso, o espaço para atividades culturais também esteve presente. O evento proporcionou o fortalecimento de parcerias, entre o IFSP e redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e de troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não ficassem distanciadas da prática que ocorre em diferentes contextos escolares.
Em 2023, com objetivo de atender um público maior, a VI Semana de Educação Matemática ocorreu entre os dias 12 à 16 de junho, visto que em maio a Semana da Matemática ocorre em diversas instituições. Houve 219 inscritos e o evento trouxe a temática: “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Currículo em Movimento”. Ela foi pensada de forma a refletir sobre os impactos que a reforma do ensino médio trouxe ao ensino básico e sobre as mudanças nos currículos do ensino superior e como isso pode afetar o perfil do(a) professor(a) no processo educativo. Durante a semana, foram abordados assuntos como: Educação Financeira, cultura afro-brasileira, programação, educação inclusiva, feira de exposição e outros.
Neste sentido, em 2024, com o objetivo de discutir e refletir sobre as implicações da BNCC nos livros e materiais didáticos, bem como nos desafios docentes decorrentes de tais mudanças, a VII Semana de Educação Matemática traz como tema: "BNCC, Livros e Materiais Didáticos: implicações e desafios docentes". Espera-se que o evento possa proporcionar o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área da educação matemática, promovendo desse modo o compartilhamento de diversas experiências. Ou seja, que seja uma fonte rica de aprendizado e enriquecimento acadêmico por meio da troca de informações e interação entre estudantes, professores, comunidade acadêmica e outros profissionais. Contribuindo, desse modo, com a formação de recursos humanos para a pesquisa e proporcionando aos professores(as) e futuros(as) professores(as) oportunidade de divulgar suas descobertas, seus relatos de experiência e pesquisas na área. Espera-se também, que o evento possa contribuir com o fortalecimento das parcerias entre o IFSP e redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e de troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorre em diferentes contextos escolares.