No cenário da Educação Matemática, diversas tendências foram criadas para solidificar o campo de investigação, sendo elas, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, os jogos matemáticos, a resolução de problemas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a História da Matemática, entre outras. Em se tratando da História da Matemática, é perceptível o aumento de trabalhos desenvolvidos nessa área, que buscam disseminar não só aspectos históricos dos conteúdos, mas articular história e ensino, de maneira prática e palpável.
A História da Matemática é apontada como uma importante ferramenta para atividades em sala de aula. Entretanto, devemos ter prudência quando desenvolvemos trabalhos sobre aspectos históricos da matemática voltados para a área da Educação Matemática.
Esse evento surge como possibilidade de disseminar estudos que envolvam relações entre a Educação e a História da Matemática, principalmente como forma de ampliar discussões que envolvam os diversos níveis de ensino, entre eles, fundamental, médio e superior.
É nesse sentido que o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) promove o VII Seminário Cearense de História da Matemática (VII SCHM), como uma iniciativa que pretende suscitar e impulsionar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática.
Nessa edição, o VII SCHM será realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus do Itaperi, em Fortaleza no Ceará, em modalidade hibrida.
Coordenação Geral do VII SCHM: Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE)
Coordenação Científica do VII SCHM: Profa. Dra. Isabelle Coelho da Silva (UECE) e Profa. Me. Verusca Batista Alves (UECE).