VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022
Evento online

II Congresso de Nutrição e Saúde (online)

19 de Setembro de 2022

5º Congresso Mineiro de Farmácia

22 de Setembro de 2022
Diamantina
Evento online

VI Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (VI CIM - 2022)

21 de Novembro de 2022

SOBRE O EVENTO

Acesse os anais da VIII SINTEGRA aqui.


Em sua 8ª edição, A Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA) da UFVJM traz a temática “Repensar a universidade: inovando as práticas do ensino, pesquisa e extensão” como um espaço para a reflexão sobre as questões que desafiam o tradicional fazer universitário. Pensar e repensar o papel da universidade no contexto atual é um tema premente, diante da necessidade e dos desafios da inclusão digital, da utilização de novas tecnologias para aproximar as ações acadêmicas e para o encaminhamento de soluções para problemas sociais. As discussões poderão se refletir em práticas integradoras e inovadoras que irão beneficiar toda a comunidade acadêmica.

A VIII SINTEGRA será, pela primeira vez, integralmente on-line, tendo em vista o contexto da pandemia Covid-19 que ainda assola nosso país. No entanto, esse formato irá oportunizar uma maior participação da comunidade acadêmica bem como de outras universidades e instituições parceiras, consolidando os objetivos do evento: integrar e mostrar a relevância da produção acadêmica e sua interação com a sociedade em que atua.

ACONTECE TAMBÉM

Na edição da SINTEGRA em 2021 são incorporados os seguintes eventos/atividades:

  • FORPED - Ações no âmbito do Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência;
  • INTERPET - Encontro que pretende reunir todos os projetos do Programa de Educação Tutorial (PET)
  • ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (III ENID) Evento que objetiva proporcionar um espaço que congregue os bolsistas dos Programas Residência Pedagógica e PIBID, os estagiários das licenciaturas e as escolas de Educação Básica, em uma perspectiva de formação inicial e continuada. A temática da 3ª edição do ENID é o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, em homenagem ao seu centenário.


CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - INFORMAÇÕES GERAIS

Na edição online da SINTEGRA em 2021, os trabalhos serão apresentados de duas formas:

· SESSÃO COORDENADA ORAL - Síncrona (consultas dos locais estarão disponíveis no Even3 a partir de 24/11/2021);

· SESSÃO DE VÍDEOS - Assíncrona (consultas dos locais estarão disponíveis no Even3 a partir de 29/11/2021).

Os vídeos produzidos devem ter o link do Google drive compartilhado com os emails: sintegra2021@ufvjm.edu.br ou sintegra@ufvjm.edu.br (opção editor).

Para ter acesso as orientações gerais de confecção dessas apresentações, acesse: Orientações Gerais - Trabalhos SINTEGRA



Lista de Resumos Apresentados na VIII SINTEGRA - Apresentação oral e pôster virtual (vídeos)


PREMIAÇÕES

Nesta edição, além das premiações para os melhores trabalhos científicos, teremos outras premiações que objetivam homenagear personalidades que emanam inspirações positivas, dentro dos seguintes contextos:


  • prêmio de Inserção Regional - Destina-se a reconhecer os esforços de aproximação entre a universidade e a realidade dos povos de sua área de abrangência. 

    Em 2021 a homenageada é Ana Terezinha Mesquita. A professora Ana realiza trabalho que impacta todo o Vale do Jequitinhonha, pois ela coordena a Clínica de Estomatologia da UFVJM, que se tornou referência regional no diagnóstico e tratamento ambulatorial de doenças bucais diversas, bem como na prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Nessa clínica, o atendimento abrange pacientes advindos de 85 municípios do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões circunvizinhas. Apesar da pandemia da Covid-19, o atendimento na Clínica de Estomatologia foi mantido, sendo realizadas consultas presenciais nos casos de urgência. Além disso, para melhorar o acesso da população ao serviço e manter o atendimento durante a pandemia, a profa. Ana providenciou a instalação da Tele-Estomatologia, que oferece: monitoramento, a distância, dos pacientes em tratamento e controle do câncer de boca, apoio aos cirurgiões-dentistas no diagnóstico e manejo de doenças bucais, agendamento de pacientes e, ainda, orientações aos pacientes durante a proservação. A profa. Ana presta um serviço fundamental para a saúde da população do Vale do Jequitinhonha.



    • prêmio de internacionalização - Destina-se a valorizar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que projetem a UFVJM internacionalmente. 

    O professor Alexandre Christofaro é o homenageado desta edição. O professor Alexandre possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1990), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidad de Santiago de Compostela-Espanha (1999). Desde 2003 é docente da UFVJM, na qual foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2007-2015), quando liderou a equipe que fomentou a criação de mais de 20 cursos de pós-graduação stricto sensu e que captou recursos financeiros de órgãos de fomento para a construção de grande parte da infraestrutura para pesquisa atual. Na Fapemig foi membro do Conselho Curador (2012 - 2016), coordenador e membro da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais (2017 a 2020), coordenador da Câmara de Assessoramento Exclusiva da Fapemig/Fapes/Fundação Renova para análise e julgamento das propostas submetidas para pesquisa, desenvolvimento e inovação para recuperação das áreas impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão – Mariana/MG e da Câmara de Assessoramento Exclusiva da Fapemig para análise e julgamento das propostas submetidas ao Edital Tríplice Hélice (2019). Atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor Titular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e coordenador do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD TURF (CNPq e Fapemig). Tem 36 anos de carreira, sendo 32 anos como docente e pesquisador. Contribuiu para a formação de mais de 10 mil bacharéis, mestres e doutores. Está na UFVJM desde janeiro de 2003, e ministrou e ministra aulas para todas as turmas dos cursos de Ciências Agrárias de Diamantina e para os estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Geologia. Orientou ou orienta mais de 100 estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Publicou cerca de 100 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Lidera a equipe que projetou os ecossistemas de turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional nacionalmente e internacionalmente. É presidente da Associação de Moradores da Vila Biribiri.


    • PRÊMIO PAULO FREIRE: O prêmio é uma homenagem ao centenário de Paulo Freire, cujo trabalho ecoa os inúmeros esforços que professores da Educação Básica, do Ensino Superior, e estudantes de licenciatura fizeram, sobretudo, no período do ensino remoto, no que se refere à inovação no ensino. Por esse motivo, essa premiação e homenagem visam valorizar iniciativas inovadoras no ensino, reforçando o compromisso da UFVJM com a formação docente no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, objetivando, também, fortalecer práticas de ensino comprometidas com o desenvolvimento regional da educação.

    Para quem quer concorrer a premiação, as inscrições podem ser feitas acessando as orientações específicas disponíveis a seguir:


    Relação de trabalhos classificados para os prêmios:
    Prêmio inserção Regional
    prêmio internacionalização
    PRÊMIO PAULO FREIRE


    LISTA DE PREMIADOS

    II INTERPET


    A segunda edição do INTERPET, organizada pelo Grupo PET Odontologia no Vale, será um evento virtual que visa reunir, integralizar e interconectar os grupos PET da UFVJM. O encontro teve sua primeira edição realizada em 2020, e oportunizou trocas de saberes e parcerias que foram um sucesso! E neste ano não será diferente, pois temos como principal objetivo a oferta de um espaço destinado à discussão da legislação do programa além do planejamento de atividades que integrem e que sejam de interesse dos grupos e contribuam para o reconhecimento do programa, seus impactos, ampliar horizontes e oportunizar ações efetivas de cunho educativo e social perante a comunidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da UFVJM.

    PARA MAIS INFORMAÇÕES E ACESSO À PROGRAMAÇÃO - CLIQUE AQUI!

    INSCRIÇÕES

    {{item.titulo}}

    {{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

    {{item.descricao}}
    {{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
    {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    Calendar

    {{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

    ATIVIDADES

    {{item.titulo}}
    {{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
    Calendar

    PROGRAMAÇÃO VIII SINTEGRA

    Aqui você consegue visualizar a programação completa da VIII SINTEGRA e já escolher quais atividades quer participar. A inscrição deve ser realizada na sua "Área do Participante" na Even 3


    MOSTRA VIDEOARTE

    Quer participar da Mostra de Videoarte da VIII SINTEGRA? 

    Use os seus ingredientes, registros, recortes e enquadramentos para criar seu próprio roteiro, composição de cenas, ritmos, gestos, imagens, luzes, dramaturgia, coreografia. Envie sua  proposta aqui até o dia 21 de novembro de 2021.

    SIGA A VIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO

                                         

       Twitter                                  Facebook                                     Instagram                                    YouTube    

    REALIZAÇÃO


    PARCEIROS



    PERGUNTAS FREQUENTES

    {{item.resposta}}

    CERTIFICADO


    Informamos que o certificado de participação da VIII SINTEGRA já está disponível. Para acessá-lo, entre no site da Even3 com seu
    login e senha, acesse a área do participante e no menu esquerdo, vá em “Certificados”.

    Atentem-se para algumas informações importantes:

    • ·         O certificado está disponível apenas àqueles que se credenciaram nas atividades para as quais se inscreveram e tiveram carga horária mínima exigida (2/3 da carga horária do evento que é de 36 hs) ;
    • ·         Não haverá certificados por atividade, mas sim um certificado de participação no evento como um todo, pois as atividades fazem parte da VIII SINTEGRA e já estão computadas na carga horária total;
    • ·         Os certificados ficam disponíveis gratuitamente no sistema da Even3 por um período de 90 dias. Assim, acessem o sistema e façam o download do certificado, salvando-o no se computador, pois após 90 dias não será possível acessá-lo sem que seja paga uma taxa à Even 3;

    ·      

    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}