Buscamos articular grupos e coletivos de pesquisa e extensão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e de movimentos sociais por meio do Núcleo de Ação Sustentável (NAS), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIR (ITCP/UNIR), Fórum Lixo e Cidadania de Rondônia (FLC) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Neste sentido, reafirmamos e, nos colocamos na luta dos Povos Indígenas, do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), do Movimento dos Sem Terra (MST) e, todos os coletivos que lutam pela Amazônia.
Trata-se da VIII SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IFRO PVZN, I ENCONTRO DA ITCP/UNIR e VII ENCONTRO ESTADUAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE RONDÔNIA.
Evento – que traz como temas principais: Resíduos Sólidos, Catadores, Economia Solidária, Instituições de Ensino Superior, movimentos sociais e a defesa da Amazônia. Será realizado nas dependências do IFRO, da UNIR e da Cooperativa Rondoniense de Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia (CATANORTE).
A sensibilização para a preservação do meio ambiente é de fundamental importância para a construção de um meio ambiente propício tanto para a vida do ser humano quanto de todos os seres vivos, sendo que essa sensibilização deve ser trabalhada no ambiente escolar/acadêmico e na comunidade.
Uma das formas de se trabalhar essa sensibilização é por meio da educação ambiental, que não deve ser vista como algo distante do cotidiano dos estudantes, mas como parte de suas vidas.
O NAS e ITCP, com a boa vontade dos atores envolvidos, entre eles professores, técnicos, gestores, empresários, pesquisadores e, principalmente, estudantes, se articularam para promover e sistematizar atividades socioambientais e educacionais para a comunidade interna e externa sobre questões relacionadas a sustentabilidade ecológica, ambiental, social, cultural, geográfica, política e econômica a partir da agroecologia, logística reversa de materiais, diversidade e luta na Amazônia.
Para que o evento ocorra com êxito, é fundamental que as iniciativas dos coletivos, e instituições públicas, privadas e do terceiro setor que atuam nesta perspectiva, estejam ao nosso lado na promoção deste evento.
Programação













