VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

COLI

22 de Novembro de 2022
Apucarana

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

VIII Seminário de Pesquisa em Letras: práticas de leitura, escrita e literatura na educação básica

14 de Setembro de 2022
Evento online

Congresso Nacional de Pesquisas, Estratégias e Recursos Educacionais

14 de Outubro de 2022

VIII EPEM

Entrelaçando currículo, cultura e compromisso social: da escola à universidade

O EPEM se constitui como uma das ações da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Pernambuco SBEM-PE, no qual em cada edição, propõe parcerias com instituições educacionais para realização do mesmo. Nesta edição, o VIII EPEM será promovido e realizado conjuntamente com o Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA), com o curso de Matemática/CAA e com o curso de Pedagogia/CAA.

No cenário atual, com a implementação de novas políticas públicas educacionais bem como novas propostas curriculares, a discussão sobre o currículo escolar para o ensino e aprendizagem da matemática, tem um lugar de debate significativo na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Vale lembrar que o currículo de matemática foi tema do VI EPEM em 2006, a saber: O currículo de matemática na Educação Básica. Posto isto, convém nos indagar sobre desafios e avanços concernentes aos currículos para o ensino e aprendizagem da matemática e suas implicações didáticas.

Entrelaçado às questões de natureza curricular e didática, urge refletirmos sobre a dimensão política da Educação Matemática e qual o compromisso social desta disciplina no chão da sala de aula. Acreditamos na Matemática e no Ensino de Matemática como possibilidades para uma sociedade justa e democrática, entretanto, há muito que caminhar, descobrir, inventar, vivenciar e compartilhar, desde a escola até a universidade. Paralelamente, a compreensão da matemática como um produto sociocultural construído e compartilhado por diferentes povos, civilizações, grupos sociais ao longo do tempo toma corpo para revisitações, novas discussões e perspectivas.

Neste sentido e com entusiasmo apresentamos o tema desta edição: Entrelaçando Currículo, Cultura e Compromisso Social – da escola à universidade.


Palestrantes

{{item.nome}}



Eixos e Ementas

Conheça aqui as ementas relacionadas aos eixos de trabalhos do VIII EPEM

Eixo 1 - Tecnologias digitais da informação e da comunicação, cibercultura e ensino a distância, ensino remoto (ou híbrido) e suas relações com a Educação Matemática. 

Abrange as relações entre as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), a cibercultura, o ensino a distância, o ensino remoto (ou híbrido) com o ensino e a aprendizagem da Matemática. Contempla a produção, utilização e avaliação de recursos e os processos formativos em diferentes níveis e modalidades de ensino.


Eixo 2 – Educação Matemática e suas interfaces com diferentes áreas de conhecimento. 

Abrange a Educação Matemática e suas interfaces com outras áreas de conhecimento como Pedagogia, Filosofia, Sociologia, Psicologia Cognitiva, Agroecologia, História, Linguística, Antropologia... 


Eixo 3 - Educação Matemática e diversidade sociocultural. 

Abrange os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores em diferentes contextos socioculturais, espaços formais e não formais, níveis e modalidades de ensino da Matemática. Contempla temáticas e domínios como: Educação do Campo, Indígena, Quilombola, Étnico Raciais, Inclusiva; Gênero; Direitos Humanos; Etnomatemática;  Educação Matemática Crítica...


Eixo 4 – Práticas de Ensino da Matemática. 

Abrange as práticas de ensino da matemática nos diferentes níveis e modalidades. Contempla temáticas como avaliação, currículo, interdisciplinaridade, identidade docente, resolução de problemas, modelagem, didática da matemática...


Eixo 5 - Formação de Professores. 

Abrange a formação inicial e continuada de professores de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla temas como identidade e profissionalização docente, saberes, conhecimentos, concepções, desenvolvimento profissional, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica...

Atividades

Palestras, Debates temáticos, Apresentação de Trabalhos, Oficinas, Lançamentos de Livros e Interação Cultural

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Cronograma Resumo - Atividades e Trabalhos

As sessões detalhadas para apresentações de trabalhos podem ser encontradas na aba Apresentação de Trabalhos.

Link para baixar o template de apresentações (opcional)









Submissões

Já está disponível na Aba Apresentação de Trabalhos as sessões de apresentações - confira realizando o seu login.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO GERAL 

Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto Carvalho, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (ivanfcar@hotmail.com)

Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles, UFPE, Brasil (rosinaldateles@yahoo.com.br)

SECRETARIA 

Prof. Samara Arlete Aragão de Souza, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (samara.arlete@ufpe.br)

INSCRIÇÕES E CERTIFICADOS

Prof. Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, UFPE, Brasil (ander.rodrigoscl@gmail.com)

Prof. Dr. Evanilson Landim, UPE Campus Petrolina, Brasil (evanilson.landin@upe.br)

Prof. Ms. José Jefferson da Silva, Secretaria de Educação de Pernambuco, Brasil (jose.jdsilva96@professor.educacao.pe.gov.br)

Profº Dr Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz. (prof.ricardobraz@gmail.com)

Profa. Dra. Simone Moura Queiroz, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (simone.mqueiroz@ufpe.br)

COMISSÃO CIENTÍFICA 

Profa. Dra. Camila Mendonça Morais, Campus Paulista, Instituto Federal de Pernambuco, Brasil (camila.mendoncam@ufpe.br)

Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (cristiane.arocha@ufpe.br)

Profa. Dra. Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Brasil (iranete.lima@ufpe.br)

Prof. Dr. Rogério da Silva Ignácio, Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (rogerioignacio@gmail.com)

Profa. Dra. Rosilângela Lucena (rosi.lucenasc@gmail.com), Brasil.

Profa. Dra. Verônica Gitirana, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (veronica.gferreira@ufpe.br)

MONITORIA 

Profa. Iolanda Possidonio dos Santos, Secretaria de educação, Saloá-PE, Mestranda do PPGECM - CAA/UFPE, Brasil (iolandapds2@gmail.com)

Profa. Ms Lidiane Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Rede Cordimariana de Educação, Brasil (lidiane.carvalho@ufpe.br)

Prof. Ms. Luan Danilo S. Santos, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (luan.danilo@ufpe.br)

INFRAESTRURA E FINANÇAS 

Prof. Dr. Edelweis Tavares Barbosa, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (edelweisb@yahoo.com.br)

Dra. Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (jaqueline.lixandrao@ufpe.br)

Dra Marilene Rosa Santos, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, Brasil (rosa.marilene@gmail.com)

Prof. Dr. Valdir Bezerra, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (valdir.bezerra@gmail.com)

CULTURA – BEM ESTAR

Profa. Renata Villa Nova da Silva, Escola Professora Elisete Lopes De Lima Pires, Brasil (renata.fvsilva@professor.educacao.pe.gov.br)

ARTE E REDES SOCIAIS 

Prof. Ms. Danilo Pontual de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brasil (danilopontualufpe@gmail.com)

Prof. Ms. Danilo Monteiro de Vasconcelos, Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, Brasil (dannilomont@gmail.com)

José Mawison Cândido de Lima, Pós-graduação em Educação Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profa. Luana Rafaela da Silva Costa, Colégio Jean Piaget, Brasil (lr.luanarafaela@gmail.com)

Prof. Ms. Rafael José da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Brasil (rafael.silva@cabo.ifpe.edu.br)

Mikaelly Silva Andrade - Graduanda - Universidade Federal de Pernambuco/CAA

Prof. José Vitor Ramos  de lima, Universidade Federal de Pernambuco.

ARTICULAÇAO INSTITUCIONAL SBEM-PE 

Prof. Ms. Carlos Eduardo de Oliveira, Doutorando do Prog. de Pós-graduação em Ensino de Ciências - UFRPE, Docente do IFRN, Campus Ceará-Mirim., Brasil

Prof. Dr. Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco, Brasil

Prof. Ms. Jorge Henrique Duarte, Secretaria de Educação de Pernambuco e UNIVISA, Brasil

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}