A polivalência no ensino da arte é uma discussão que deveria estar superada, mas sob a demanda da integração de saberes, deparamo-nos nas instituições EBTT com um imaginário sobre arte que retoma os parâmetros práticos da polivalência. Além disso, a BNCC inclui a arte na área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que tem ênfase no ensino de Língua Portuguesa instrumental.
Assim sendo, considerando a adequação que, mesmo sem obrigatoriedade, muitos IFs estão fazendo à BNCC, assim como movimentos de mudança curricular, percebe-se que pode haver perda de espaço curricular para a área da arte, na suposta integração com as linguagens.
Desta forma, propõe-se a reflexão sobre os desafios para docência em arte nos IFs e nas demais Instituições EBTT, frente aos discursos de integração e interdisciplinaridade, sobretudo nos currículos integrados, assim como na indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão.
Assim, o VIII ENPAIF se consolida como um espaço de discussão, compartilhamento e suporte para formação continuada e atuação das/os professoras/es de Arte, defendendo um posicionamento em favor da Arte e de suas especificidades no currículo dos Institutos Federais e demais instituições de carreira EBTT.
Questões de possível exploração:
• Como os projetos de pesquisa, extensão e a docência em Arte nos IFs são impactados a partir das relações entre arte, linguagem e tecnologia?
• Como a produção artística docente se relaciona com a pesquisa, extensão e ensino de arte?
• Como as pesquisas vinculadas às pós-graduações em Arte nos IFs contribuem para pensar as relações entre arte, linguagem e tecnologia?
• Políticas públicas educacionais são alteradas de acordo com os governos vigentes. Para além das propostas partidárias educacionais, quais poderiam ser as bases organizacionais para o ensino/aprendizagem das artes nos espaços dos IF's?
• Para além das propostas nacionais curriculares, quais aspectos necessários para fundamentar a prática docente em arte nos IF's?
A partir dessas questões, o VIII ENPAIF objetiva dar espaço às diversas realidades existentes nos Institutos Federais e demais instituições da carreira EBTT, promovendo o encontro e o fortalecimento da categoria, por meio do compartilhamento de experiências pedagógicas, de ações de extensão e pesquisa em Arte em suas diferentes perspectivas.