VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática

VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática

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Sobre o evento

Ensino presencial e Educação a Distância: desafios para o presente e possibilidades para o futuro da Educação Matemática

Data

Horário

Tipo de apresentação

Título

Autores

Sala e link para participação

Mediador

Coordenador de sala

 

 

17 de agosto

18h às 19h

Mesa de abertura

Ensino presencial e educação a distância: desafios para o presente e possibilidades para o futuro

 

·         Cleyton Hécules Gontijo

·         Geraldo Eustáquio Moreira

·         Rui Seimetz

·         Tiago Felipe de Oliveira Alves

YouTube

 

Amanda Medeiros

Mateus Gianni

 

 

19h às 20h40

Palestra

Ensino presencial, ensino a distância, Covid-19, Ignorância e Educação

Prof. Dr. Marcelo Borba

Amanda Medeiros

Tiago Alves

 

 

18 de agosto

18h às 19h30

Minicurso 1

Modelo matemático para o Movimento de Translação

·         Edson Ferreira da Costa Júnior

·         Karly B. Alvarenga

Google Meet

Karly B. Alvarenga

Keila Cristina de Araújo Reis

 

 

19h40 às 19h50

Vídeo prático 1

Xadrez e matemática: conexões através do problema das oito torres

·         Ronaldo André Lopes

 

 

20h às  21h

Relato de Experiência 1

O olhar docente diante dos procedimentos e estratégias de resolução de problemas dos estudantes: fragmentos

·         Milca Oliveira e Paula Silva

Google Meet


Márcia Leal

Fabiana Barros de Araújo

 

 

 

 

Os divisíveis e a história da matemática: a criação de um jogo de tabuleiro matemático por alunos do curso de licenciatura em matemática

·         Marcos Rodrigues da Paixão Silva

·         Isabela Silva Beltão

 

 

Relato de Experiência 2

A resolução de problemas em tempo de pandemia através de aulas síncronas: uma metodologia invertida no ensino de matemática para construção do conteúdo função exponencial

·         Nilcilene Pereira dos Santos

·         Andresa Maria Justulin

 

 

 

 

 

Google Meet

Raquel Dorr

Wesley Pereira da Silva

 

 

O uso de origami como recurso didático nas aulas de matemática: uma webnar em tempos de pandemia

·         Liliane Rezende Anastacio

·         Anita Lima Pimenta

 

 


Resolução de problemas: uma experiência de formação em tempos de aulas não presenciais


·         Rosângela Eliana Bertoldo Frare

·         Cidinéia da Costa Luvison

21h às 21h10

Vídeo prático 2

Explorando o Sistema Monetário nas Aulas Mediadas por tecnologia

·         Marilene Xavier dos Santos

·         Eliane Moreira

·         Mônica Figueira Carneiro

 

 

19 de agosto

18h às 19h30

Palestra

A estratégia da gamificação para o ensino a distância

 

Bruno Marx

Por problemas técnicos tivemos que cancelar esta palestra. Lamentamos o ocorrido e esperamos ter condições de a oferecer em outro dia/horário

Tiago Alves

Mateus Gianni

 

 

20h às 21h

Comunicação Científica sala 1

A linguagem e a aprendizagem matemática nas brincadeiras

·         Jane Farias Chagas-Ferreira

·         Denise Soares Oliveira

Google Meet

Amanda Medeiros

Cleia Alves Nogueira

 

 

Possibilidades semióticas de produtos educacionais para a construção do conhecimento em matemática

·         Luciano Gomes Soares

·         José Joelson Pimentel de Almeida

 

 

Avaliação formativa: para além de   notas e menções no contexto de jogos

·         Meire Nadja Meira de Souza

·         Geraldo Eustáquio Moreira

 

 

Comunicação Científica sala 2

Os laboratórios de Educação Matemática enquanto espaços de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo

·         Américo Júnior Nunes da Silva

Google Meet

Alexandre Tolentino

Cília Cardoso Rodrigues da Silva

 

 

A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992): subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas

·         Júlio César Augusto do Valle

 

 

Uma abordagem integrada entre a geometria espacial e a plana no 5º ano do ensino fundamental: Análises da atividade construção de esqueletos e poliedros

·         José Joelson Pimentel de Almeida

·         André Ferreira de Lima

 

 

21h às 21h10

Vídeo Prático 3

Ensino de séries e sequências numéricas com o auxílio de Geogebra

·         Luis Enrique Fernandes da Silva

Google Meet

 

 

 

 

20 de agosto

18h às 19h30

Comunicação Científica sala 3

 

A popularização do uso de memes e virais de internet como uma ferramenta para desafios matemáticos: de que maneiras as redes sociais podem auxiliar e resultar numa aprendizagem lúdica e significativa da matemática

·         Marcos Rodrigues da Paixão Silva

 

Google Meet

Regina Pina

Alessandra Lisboa

 

 

Uma análise do livro “um curso de cálculo volume 1”de Hamilton Guidorizzi: como a definição de limite é abordada?

·         Leniedson Guedes dos Santos

·         Karly B. Alvarenga

·         Geci José pereira da Silva

 

 

Um panorama sobre a pesquisa em educação estatística no Brasil, de 2011 até 2019

·         Reinaldo Feio Lima

 

 

Reflexão acerca das aproximações   entre a modelagem matemática e a resolução de problemas

·         Guilherme das Neves Matos

·         João Paulo Fernandes de Souza

 

 

19h40 às 19h50

Vídeo Prático 4

O uso da espiral de teodoro como instrumento didático no ensino de matemática com auxílio do Geogebra

·         Luís Henrique Fernandes da Silva

Google Meet

 

 

 

 

20h às 21:30

Comunicação Científica sala 4

Desenvolvendo o pensamento geométrico a partir de imagens fotográficas

·         Luciano Gomes Soares

Google Meet

Érica Nery

Cacilda de Souza

 

 

O uso dos materiais manipuláveis para ensinar matemática nos anos iniciais remotamente em tempos de pandemia

·         Flávia Vieira de Souza Silva

·         Milene de Fátima Soares

 

 

Um jogo e o metajogo: possíveis contribuições para aprendizagem matemática

·         Raquel Passos Chaves Morbach

 

 

“Tensões” do professor ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática

·         Frencimar Gomes de Oliveira Júnior

·         João Paulo Fernandes de Souza

·         Cláudia Carreira da Rosa

 

 

21h40 às 21h50

Vídeo Prático 5

Jogo Roleta da Subtração: trabalhando o desagrupamento de forma lúdica

·         Veronica Larrat

 

 

 

 

 

21 de agosto

18h

 às 19h30

Minicurso 2

Descobrindo a matemática por meio da aprendizagem dialógica

·         Raquel Carneiro Dorr

·         Brigitte Lutz Westphal

Google Meet

Raquel Dorr

 

Raimunda de Oliveira

 

 

Minicurso 3

Currículos de matemática: das prescrições aos currículos praticados

·         Júlio César Augusto do Valle

Google Meet

Mateus Gianni

Raquel Soares de Santana

 

 

19h40 às 19h55

Vídeo prático 6

O que é um indeterminação?

·         Leniedson Guedes dos Santos

Google Meet

 

 

 

 

20h às 21h

Relato de Experiência sala 3

O estudo da Interdisciplinaridade entre a matemática e a Educação Física: desvendando numa visão contempor6Anea sobre as razões trigonométricas em uma escola pública do Amapá

·         Bruna Mariana Gomes   dos Santos

·         Romaro Antônio da Silva

·         Fabíola Lorenda de Oliveira Damasceno

·         Josué Brito Barroso

Google Meet

Raimunda de Oliveira

Daniela Souza Lima

 

 

Material dourado de caroço de açaí: possibilidades no ensino da álgebra e geometria

·         Eliane dos Reis Vieira

·         Antônio Cássio Soares Atíde

·         Elma Daniela Bezerra Lima

 

 

Aula de áreas de figuras planas não poligonais no ensino remoto: uma experiência no ensino médio

·         Francisco Régis Vieira Alves

·         Georgyana Gomes Cidrão

·         Italândia Ferreira de Azevedo

 

 

Relato de experiência sala 4

Os desafios das aulas remotas de matemática na abordagem do tema de pontenciação nas turmas de 6º ano da educação básica, anos finais

·         Silvana Maria da Silva

Google Meet

Milene

Bárbara Ghesti de Jesus

 

 

A escola digital: repensando a prática pedagógica na educação matemática

·         Carlos Mometti

 

 

21h às 21h10

Vídeo prático 7

Educação Matemática com pessoas idosas: uma abordagem do cálculo de áreas sob curvas através de vídeo digital

·         Ronaldo André Lopes

·         Sara Maria Fagundes Conti Neves

·         Rafael Ferreira Cardoso

·         Guilherme Henrique Gomes da Silva

Google Meet

 

 

 

 

 

 

Vídeo prático 8

Resolução de um problema de geometria espacial da OBMEP por meio de animação em Power Point

·         Claudemmir Miranda Barboza

·         Tiago Eutíquio Lemes Santana

 

Google Meet

 

 

 

 

22 de agosto

9h às 10h30

 

Ensino remoto e ensino presencial: o que aprendemos com o afastamento social

·         Cleia Alves Nogueira

·         Gina Vieira

·         Letícia Vieira Montandon Bento

     YouTube

Alexandre Tolentino

Tiago Alves

 

 

10h40 às 11h20

 

Plenária

 

YouTube

 

 

                                        

 

 

 

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional DF vem desenvolvendo diversas atividades na área de Educação e Ensino de Matemática direcionadas a professores, estudantes e pesquisadores, objetivando a disseminação de pesquisas, estudos e discussões de temas afins, troca de experiências, intercâmbio de atividades e o aperfeiçoamento continuado de professores. O EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática) é mais uma ação da SBEM - DF, que tem como objetivo promover, incentivar e divulgar pesquisas e conhecimentos na área de Educação Matemática no Distrito Federal e Entorno. 

No período de 17 a 22 de agosto, a SBEM-DF realizará o VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática. Como é de conhecimento de todos, este é um evento regional que tem se caracterizado pela excelência dos trabalhos apresentados e riqueza das discussões empreendidas. 

Este ano, devido à pandemia, todo o evento ocorrerá online. Com o tema ENSINO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO  A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA O PRESENTE E POSSIBILIDADES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Pretendemos trazer a tona a discussão a respeito das polêmicas evidenciadas durante a pandemia no que diz respeito aos paradoxos traçados entre educação presencial e EAD em um momento em que a educação escolar se viu em cheque durante o afastamento social. Como garantir, em tempos de pandemia, a equidade na educação escolar em uma sociedade marcada pela desigualdade de acesso aos meios tecnológicos? O que aprendemos, em termos de educação matemática, com a pandemia? Como educadores, conhecemos e temos acesso a recursos digitais que atendem às propostas da Educação Matemática? Quais as possibilidades, quais os desafios, o que levaremos do presente para traçar o futuro da educação presencial e da EAD?

Essas e outras questões  serão abordadas durante o VIII EBREM. Visando o sucesso do nosso evento chamamos vocês, educadores matemáticos, professores, estudantes de licenciatura, pesquisadores, para contribuírem com o envio de trabalhos. Nesse ano teremos quatro modalidades: Comunicação Oral, Minicursos, Relato de Experiência e Vídeos Curtos.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

A modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA deve ser apresentada em formato de artigo científico e trazer resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade cabem trabalhos de natureza teórica e empírica. 

RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

O RELATO DE EXPERIÊNCIA se caracteriza pela apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações, já realizadasque versem sobre Educação Matemática, como uma prática de sala de aula, formação de professores.

MINICURSO (MC)

De cunho mais prático, o MINICURSO enfatiza certo tópico relativo à Educação Matemática, com possibilidade de maior interação e espaço para discussão, organizado/coordenado pelo(s) ministrante(s). O minicurso terá duração de uma hora e meia.  

VÍDEOS (VI)

Também de cunho prático consiste na proposta de uma atividade de cunho pedagógico que tenha como objetivo a aprendizagem de um conceito matemático, de qualquer modalidade ou nível de ensino. O vídeo que será submetido deve ser gravado no formato mp4 ou avi,  proporção 16:9 e o tempo máximo de duração seis minutos. Os vídeos deverão ter boa resolução de imagem e qualidade de som.

Inscrições

Caso ainda não seja filiado da SBEM ou não esteja com a anuidade em dia, ainda dá tempo. Acesse: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/filiacoes>.

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Atividades

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Palestrantes

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Histórico do evento

Em 1999 realizou-se o I EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática), em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e SEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal), onde contamos com aproximadamente 1000 participantes dos mais diversos segmentos, constituindo-se neste momento a 1ª diretoria eleita da SBEM-DF.  Em 2002, realizou-se o II EBREM, com o tema Educação Matemática e Inclusão social.  Em 2005, realizou o III EBREM, refletindo a temática Educação Matemática para todos.  Em 2008, o IV EBREM teve como tema Que Matemática se aprende e se ensina na escola? Em 2011, o V EBREM discutiu Educação Matemática e criatividade, repetindo-se e ampliando as parcerias e sucesso dos eventos anteriores. Entre os vários objetivos estabelecidos pela diretoria da SBEM-DF, estão inseridas atividades que buscam divulgação de trabalhos dos afiliados junto à comunidade do DF, Entorno e Regionais acompanhar, participar de políticas públicas que favoreçam o fortalecimento da qualidade de educação e a valorização profissional dos educadores; divulgar eventos de interesse dos filiados e apoiar a organização de grupos, favorecendo a participação de um número maior de professores nos eventos ligados à Educação e Ensino de Matemática; apoiar e divulgar cursos de formação inicial e continuada de interesse dos professores que ensinam Matemática; promover e realizar eventos na área de Educação Matemática juntamente com as Universidades do DF e Entorno. A temática do VI EBREM foi "Ser Educador Matemático" realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2014, no Departamento de Matemática da UnB, em Brasília-DF. Em 2017 realizamos o VII Encontro Brasiliense de Educação Matemática, no Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural.

A temática do VII EBREM foi “Superando os desafios da aprendizagem matemática” sendo o foco das discussões.

Levando em consideração a mudança no cotidiano da sociedade causada pela COVID-19 e a importância de pensarmos novas formas de ensinar e aprender matemática o VIII EBREM será a distância, por meio de palestras, minicursos, comunicações que ocorreram por meio de plataformas virtuais, e terá como tema ENSINO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO  A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA O PRESENTE E POSSIBILIDADES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, terá como objetivos:

 

  • ·       Promover a discussão sobre  ENSINO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO  A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA O PRESENTE E POSSIBILIDADES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
  • ·      Incentivar o intercâmbio entre professores e pesquisadores que trabalham na área de Educação e Ensino de Matemática. 
  • ·     Divulgar e discutir as pesquisas realizadas em  Educação e Ensino de Matemática no Distrito Federal.
  • ·      Difundir a Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação e pós-graduação.
  • ·     Congregar profissionais da área de Educação e Ensino de Matemática, bem como outros profissionais interessados em Educação e Ensino de Matemática e áreas afins, para consolidar e desenvolver a área de conhecimento, oportunizando o intercâmbio de pesquisas e experiências docentes para discutir temas de interesse da atualidade e a aplicabilidade em sala de aula, na busca de ações voltadas à participação da aprendizagem matemática no processo de inclusão social de crianças, jovens e adultos. 
  • ·       Conhecer as mais recentes pesquisas em Educação e Ensino de Matemática no e para o DF.
  • ·      Favorecer a troca de experiências entre professores, difundindo trabalhos e pesquisas à sala de aula. 
  • ·       Realizar debates acerca do papel da aprendizagem matemática na formação do cidadão.
  • ·    Fomentar ações voltadas para a formação continuada dos educadores matemáticos do Distrito Federal.
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