Ensino presencial e Educação a Distância: desafios para o presente e possibilidades para o futuro da Educação Matemática
Data |
Horário |
Tipo de apresentação |
Título |
Autores |
Sala e link para participação |
Mediador |
Coordenador de sala |
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17 de agosto |
18h às 19h |
Mesa de abertura |
Ensino presencial e educação a distância: desafios para o presente e
possibilidades para o futuro |
· Cleyton Hécules
Gontijo · Geraldo Eustáquio
Moreira · Rui Seimetz · Tiago Felipe de
Oliveira Alves |
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Amanda Medeiros |
Mateus Gianni |
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19h às 20h40 |
Palestra |
Ensino presencial, ensino a distância, Covid-19, Ignorância e Educação |
Prof. Dr. Marcelo Borba |
Amanda Medeiros |
Tiago Alves |
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18 de agosto |
18h às 19h30 |
Minicurso 1 |
Modelo matemático para o Movimento de Translação |
· Edson Ferreira da
Costa Júnior · Karly B. Alvarenga |
Karly B. Alvarenga |
Keila Cristina de Araújo Reis |
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19h40 às 19h50 |
Vídeo prático 1 |
Xadrez e matemática: conexões através do problema das oito torres |
· Ronaldo André Lopes |
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20h às 21h |
Relato de Experiência 1 |
O olhar docente diante dos procedimentos e estratégias de resolução de
problemas dos estudantes: fragmentos |
· Milca Oliveira e
Paula Silva |
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Márcia Leal |
Fabiana Barros de Araújo |
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Os divisíveis e a história da matemática: a criação de um jogo de
tabuleiro matemático por alunos do curso de licenciatura em matemática |
· Marcos Rodrigues da
Paixão Silva · Isabela Silva
Beltão |
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Relato de Experiência 2 |
A resolução de problemas em tempo de pandemia através de aulas
síncronas: uma metodologia invertida no ensino de matemática para construção
do conteúdo função exponencial |
· Nilcilene Pereira
dos Santos · Andresa Maria
Justulin |
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Raquel Dorr |
Wesley Pereira da Silva |
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O uso de origami como recurso didático nas aulas de matemática: uma
webnar em tempos de pandemia |
· Liliane Rezende
Anastacio · Anita Lima Pimenta |
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· Rosângela Eliana
Bertoldo Frare · Cidinéia da Costa
Luvison |
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21h às 21h10 |
Vídeo prático 2 |
Explorando o Sistema Monetário nas Aulas Mediadas por tecnologia |
· Marilene Xavier dos
Santos · Eliane Moreira · Mônica Figueira
Carneiro |
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19 de agosto |
18h às 19h30 |
Palestra |
A estratégia da gamificação para o ensino a distância |
Bruno Marx |
Por problemas técnicos tivemos que cancelar esta palestra. Lamentamos o ocorrido e esperamos ter condições de a oferecer em outro dia/horário |
Tiago Alves |
Mateus Gianni |
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20h às 21h |
Comunicação Científica sala 1 |
A linguagem e a aprendizagem matemática nas brincadeiras |
· Jane Farias
Chagas-Ferreira · Denise Soares
Oliveira |
Amanda Medeiros |
Cleia Alves Nogueira |
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Possibilidades semióticas de produtos educacionais para a construção
do conhecimento em matemática |
· Luciano Gomes
Soares · José Joelson
Pimentel de Almeida |
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Avaliação formativa: para além de notas e menções no
contexto de jogos |
· Meire Nadja Meira
de Souza · Geraldo Eustáquio
Moreira |
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Comunicação Científica sala 2 |
Os laboratórios de Educação Matemática enquanto espaços de formação e
desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo |
· Américo Júnior
Nunes da Silva |
Alexandre Tolentino |
Cília Cardoso Rodrigues da Silva |
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A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992):
subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas |
· Júlio César Augusto
do Valle |
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Uma abordagem integrada entre a geometria espacial e a plana no 5º ano
do ensino fundamental: Análises da atividade construção de esqueletos e
poliedros |
· José Joelson
Pimentel de Almeida · André Ferreira de
Lima |
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21h às 21h10 |
Vídeo Prático 3 |
Ensino de séries e sequências numéricas com o auxílio de Geogebra |
· Luis Enrique
Fernandes da Silva |
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20 de agosto |
18h às 19h30 |
Comunicação Científica sala 3 |
A popularização do uso de memes e
virais de internet como uma ferramenta para desafios matemáticos: de que
maneiras as redes sociais podem auxiliar e resultar numa aprendizagem lúdica
e significativa da matemática |
· Marcos Rodrigues da
Paixão Silva |
Regina Pina |
Alessandra Lisboa |
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Uma análise do livro “um curso de cálculo volume 1”de Hamilton
Guidorizzi: como a definição de limite é abordada? |
· Leniedson Guedes
dos Santos · Karly B. Alvarenga · Geci José pereira
da Silva |
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Um panorama sobre a pesquisa em educação estatística no Brasil, de
2011 até 2019 |
· Reinaldo Feio Lima |
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Reflexão acerca das aproximações entre a modelagem
matemática e a resolução de problemas |
· Guilherme das Neves
Matos · João Paulo
Fernandes de Souza |
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19h40 às 19h50 |
Vídeo Prático 4 |
O uso da espiral de teodoro como instrumento didático no ensino de
matemática com auxílio do Geogebra |
· Luís Henrique
Fernandes da Silva |
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20h às 21:30 |
Comunicação Científica sala 4 |
Desenvolvendo o pensamento geométrico a partir de imagens fotográficas |
· Luciano Gomes
Soares |
Érica Nery |
Cacilda de Souza |
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O uso dos materiais manipuláveis para ensinar matemática nos anos
iniciais remotamente em tempos de pandemia |
· Flávia Vieira de
Souza Silva · Milene de Fátima
Soares |
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Um jogo e o metajogo: possíveis contribuições para aprendizagem
matemática |
· Raquel Passos
Chaves Morbach |
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“Tensões” do professor ao desenvolver uma atividade de modelagem
matemática |
· Frencimar Gomes de
Oliveira Júnior · João Paulo
Fernandes de Souza · Cláudia Carreira da
Rosa |
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21h40 às 21h50 |
Vídeo Prático 5 |
Jogo Roleta da Subtração: trabalhando o desagrupamento de forma lúdica |
· Veronica Larrat |
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21 de agosto |
18h às 19h30 |
Minicurso 2 |
Descobrindo a matemática por meio da aprendizagem dialógica |
· Raquel Carneiro
Dorr · Brigitte Lutz
Westphal |
Raquel Dorr |
Raimunda de Oliveira |
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Minicurso 3 |
Currículos de matemática: das prescrições aos currículos praticados |
· Júlio César Augusto
do Valle |
Mateus Gianni |
Raquel Soares de Santana |
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19h40 às 19h55 |
Vídeo prático 6 |
O que é um indeterminação? |
· Leniedson Guedes
dos Santos |
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20h às 21h |
Relato de Experiência sala 3 |
O estudo da Interdisciplinaridade entre a matemática e a Educação
Física: desvendando numa visão contempor6Anea sobre as razões trigonométricas
em uma escola pública do Amapá |
· Bruna Mariana
Gomes dos Santos · Romaro Antônio da
Silva · Fabíola Lorenda de
Oliveira Damasceno · Josué Brito Barroso |
Raimunda de Oliveira |
Daniela Souza Lima |
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Material dourado de caroço de açaí: possibilidades no ensino da
álgebra e geometria |
· Eliane dos Reis
Vieira · Antônio Cássio
Soares Atíde · Elma Daniela
Bezerra Lima |
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Aula de áreas de figuras planas não poligonais no ensino remoto: uma
experiência no ensino médio |
· Francisco Régis
Vieira Alves · Georgyana Gomes
Cidrão · Italândia Ferreira
de Azevedo |
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Relato de experiência sala 4 |
Os desafios das aulas remotas de matemática na abordagem do tema de
pontenciação nas turmas de 6º ano da educação básica, anos finais |
· Silvana Maria da
Silva |
Milene |
Bárbara Ghesti de Jesus |
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A escola digital: repensando a prática pedagógica na educação
matemática |
· Carlos Mometti |
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21h às 21h10 |
Vídeo prático 7 |
Educação Matemática com pessoas idosas: uma abordagem do cálculo de
áreas sob curvas através de vídeo digital |
· Ronaldo André Lopes · Sara Maria Fagundes
Conti Neves · Rafael Ferreira
Cardoso · Guilherme Henrique
Gomes da Silva |
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Vídeo prático 8 |
Resolução de um problema de geometria espacial da OBMEP por meio de
animação em Power Point |
· Claudemmir Miranda
Barboza · Tiago Eutíquio
Lemes Santana |
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22 de agosto |
9h às 10h30 |
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Ensino remoto e ensino presencial: o que aprendemos com o afastamento
social |
· Cleia Alves
Nogueira · Gina Vieira · Letícia Vieira
Montandon Bento |
Alexandre Tolentino |
Tiago Alves |
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10h40 às 11h20 |
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Plenária |
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A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional DF vem desenvolvendo diversas atividades na área de Educação e Ensino de Matemática direcionadas a professores, estudantes e pesquisadores, objetivando a disseminação de pesquisas, estudos e discussões de temas afins, troca de experiências, intercâmbio de atividades e o aperfeiçoamento continuado de professores. O EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática) é mais uma ação da SBEM - DF, que tem como objetivo promover, incentivar e divulgar pesquisas e conhecimentos na área de Educação Matemática no Distrito Federal e Entorno.
No período de 17 a 22 de agosto, a SBEM-DF realizará o VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática. Como é de conhecimento de todos, este é um evento regional que tem se caracterizado pela excelência dos trabalhos apresentados e riqueza das discussões empreendidas.
Este ano, devido à pandemia, todo o evento ocorrerá online. Com o tema ENSINO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA O PRESENTE E POSSIBILIDADES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Pretendemos trazer a tona a discussão a respeito das polêmicas evidenciadas durante a pandemia no que diz respeito aos paradoxos traçados entre educação presencial e EAD em um momento em que a educação escolar se viu em cheque durante o afastamento social. Como garantir, em tempos de pandemia, a equidade na educação escolar em uma sociedade marcada pela desigualdade de acesso aos meios tecnológicos? O que aprendemos, em termos de educação matemática, com a pandemia? Como educadores, conhecemos e temos acesso a recursos digitais que atendem às propostas da Educação Matemática? Quais as possibilidades, quais os desafios, o que levaremos do presente para traçar o futuro da educação presencial e da EAD?
Essas e outras questões serão abordadas durante o VIII EBREM. Visando o sucesso do nosso evento chamamos vocês, educadores matemáticos, professores, estudantes de licenciatura, pesquisadores, para contribuírem com o envio de trabalhos. Nesse ano teremos quatro modalidades: Comunicação Oral, Minicursos, Relato de Experiência e Vídeos Curtos.
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)
A modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA deve ser apresentada em formato de artigo científico e trazer resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade cabem trabalhos de natureza teórica e empírica.
RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)
O RELATO DE EXPERIÊNCIA se caracteriza pela apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações, já realizadas, que versem sobre Educação Matemática, como uma prática de sala de aula, formação de professores.
MINICURSO (MC)
De cunho mais prático, o MINICURSO enfatiza certo tópico relativo à Educação Matemática, com possibilidade de maior interação e espaço para discussão, organizado/coordenado pelo(s) ministrante(s). O minicurso terá duração de uma hora e meia.
VÍDEOS (VI)
Também de cunho prático consiste na proposta de uma atividade de cunho pedagógico que tenha como objetivo a aprendizagem de um conceito matemático, de qualquer modalidade ou nível de ensino. O vídeo que será submetido deve ser gravado no formato mp4 ou avi, proporção 16:9 e o tempo máximo de duração seis minutos. Os vídeos deverão ter boa resolução de imagem e qualidade de som.