Ensino presencial e Educação a Distância: desafios para o presente e possibilidades para o futuro da Educação Matemática
| Data | Horário | Tipo de apresentação | Título | Autores | Sala e link para participação | Mediador | Coordenador de sala |   |   | ||
| 17 de agosto | 18h às 19h | Mesa de abertura | Ensino presencial e educação a distância: desafios para o presente e
  possibilidades para o futuro   | ·         Cleyton Hécules
  Gontijo ·         Geraldo Eustáquio
  Moreira ·         Rui Seimetz ·         Tiago Felipe de
  Oliveira Alves |   | Amanda Medeiros | Mateus Gianni |   |   | ||
| 19h às 20h40 | Palestra | Ensino presencial, ensino a distância, Covid-19, Ignorância e Educação | Prof. Dr. Marcelo Borba | Amanda Medeiros | Tiago Alves |   |   | ||||
| 18 de agosto | 18h às 19h30 | Minicurso 1 | Modelo matemático para o Movimento de Translação | ·         Edson Ferreira da
  Costa Júnior ·         Karly B. Alvarenga | Karly B. Alvarenga | Keila Cristina de Araújo Reis |   |   | |||
| 19h40 às 19h50 | Vídeo prático 1 | Xadrez e matemática: conexões através do problema das oito torres | ·         Ronaldo André Lopes |   |   | ||||||
| 20h às  21h | Relato de Experiência 1 | O olhar docente diante dos procedimentos e estratégias de resolução de
  problemas dos estudantes: fragmentos | ·         Milca Oliveira e
  Paula Silva |  | Márcia Leal | Fabiana Barros de Araújo |   |   | |||
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| Os divisíveis e a história da matemática: a criação de um jogo de
  tabuleiro matemático por alunos do curso de licenciatura em matemática | ·         Marcos Rodrigues da
  Paixão Silva ·         Isabela Silva
  Beltão |   |   | ||||||||
| Relato de Experiência 2 | A resolução de problemas em tempo de pandemia através de aulas
  síncronas: uma metodologia invertida no ensino de matemática para construção
  do conteúdo função exponencial | ·         Nilcilene Pereira
  dos Santos ·         Andresa Maria
  Justulin |           | Raquel Dorr | Wesley Pereira da Silva |   |   | ||||
| O uso de origami como recurso didático nas aulas de matemática: uma
  webnar em tempos de pandemia | ·         Liliane Rezende
  Anastacio ·         Anita Lima Pimenta |   |   | ||||||||
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 | ·         Rosângela Eliana
  Bertoldo Frare ·         Cidinéia da Costa
  Luvison | ||||||||||
| 21h às 21h10 | Vídeo prático 2 | Explorando o Sistema Monetário nas Aulas Mediadas por tecnologia | ·         Marilene Xavier dos
  Santos ·         Eliane Moreira ·         Mônica Figueira
  Carneiro |   |   | ||||||
| 19 de agosto | 18h às 19h30 | Palestra | A estratégia da gamificação para o ensino a distância   | Bruno Marx | Por problemas técnicos tivemos que cancelar esta palestra. Lamentamos o ocorrido e esperamos ter condições de a oferecer em outro dia/horário | Tiago Alves | Mateus Gianni |   |   | ||
| 20h às 21h | Comunicação Científica sala 1 | A linguagem e a aprendizagem matemática nas brincadeiras | ·         Jane Farias
  Chagas-Ferreira ·         Denise Soares
  Oliveira | Amanda Medeiros | Cleia Alves Nogueira |   |   | ||||
| Possibilidades semióticas de produtos educacionais para a construção
  do conhecimento em matemática | ·         Luciano Gomes
  Soares ·         José Joelson
  Pimentel de Almeida |   |   | ||||||||
| Avaliação formativa: para além de   notas e menções no
  contexto de jogos | ·         Meire Nadja Meira
  de Souza ·         Geraldo Eustáquio
  Moreira |   |   | ||||||||
| Comunicação Científica sala 2 | Os laboratórios de Educação Matemática enquanto espaços de formação e
  desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo | ·         Américo Júnior
  Nunes da Silva | Alexandre Tolentino | Cília Cardoso Rodrigues da Silva |   |   | |||||
| A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992):
  subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas | ·         Júlio César Augusto
  do Valle |   |   | ||||||||
| Uma abordagem integrada entre a geometria espacial e a plana no 5º ano
  do ensino fundamental: Análises da atividade construção de esqueletos e
  poliedros | ·         José Joelson
  Pimentel de Almeida ·         André Ferreira de
  Lima |   |   | ||||||||
| 21h às 21h10 | Vídeo Prático 3 | Ensino de séries e sequências numéricas com o auxílio de Geogebra | ·         Luis Enrique
  Fernandes da Silva |   |   |   |   | ||||
| 20 de agosto | 18h às 19h30 | Comunicação Científica sala 3 |   A popularização do uso de memes e
  virais de internet como uma ferramenta para desafios matemáticos: de que
  maneiras as redes sociais podem auxiliar e resultar numa aprendizagem lúdica
  e significativa da matemática | ·         Marcos Rodrigues da
  Paixão Silva   | Regina Pina | Alessandra Lisboa |   |   | |||
| Uma análise do livro “um curso de cálculo volume 1”de Hamilton
  Guidorizzi: como a definição de limite é abordada? | ·         Leniedson Guedes
  dos Santos ·         Karly B. Alvarenga ·         Geci José pereira
  da Silva |   |   | ||||||||
| Um panorama sobre a pesquisa em educação estatística no Brasil, de
  2011 até 2019 | ·         Reinaldo Feio Lima |   |   | ||||||||
| Reflexão acerca das aproximações   entre a modelagem
  matemática e a resolução de problemas | ·         Guilherme das Neves
  Matos ·         João Paulo
  Fernandes de Souza |   |   | ||||||||
| 19h40 às 19h50 | Vídeo Prático 4 | O uso da espiral de teodoro como instrumento didático no ensino de
  matemática com auxílio do Geogebra | ·         Luís Henrique
  Fernandes da Silva |   |   |   |   | ||||
| 20h às 21:30 | Comunicação Científica sala 4 | Desenvolvendo o pensamento geométrico a partir de imagens fotográficas | ·         Luciano Gomes
  Soares | Érica Nery | Cacilda de Souza |   |   | ||||
| O uso dos materiais manipuláveis para ensinar matemática nos anos
  iniciais remotamente em tempos de pandemia | ·         Flávia Vieira de
  Souza Silva ·         Milene de Fátima
  Soares |   |   | ||||||||
| Um jogo e o metajogo: possíveis contribuições para aprendizagem
  matemática | ·         Raquel Passos
  Chaves Morbach |   |   | ||||||||
| “Tensões” do professor ao desenvolver uma atividade de modelagem
  matemática | ·         Frencimar Gomes de
  Oliveira Júnior ·         João Paulo
  Fernandes de Souza ·         Cláudia Carreira da
  Rosa |   |   | ||||||||
| 21h40 às 21h50 | Vídeo Prático 5 | Jogo Roleta da Subtração: trabalhando o desagrupamento de forma lúdica | ·         Veronica Larrat |   |   |   |   |   | |||
| 21 de agosto | 18h  às 19h30 | Minicurso 2 | Descobrindo a matemática por meio da aprendizagem dialógica | ·         Raquel Carneiro
  Dorr ·         Brigitte Lutz
  Westphal | Raquel Dorr   | Raimunda de Oliveira |   |   | |||
| Minicurso 3 | Currículos de matemática: das prescrições aos currículos praticados | ·         Júlio César Augusto
  do Valle | Mateus Gianni | Raquel Soares de Santana |   |   | |||||
| 19h40 às 19h55 | Vídeo prático 6 | O que é um indeterminação? | ·         Leniedson Guedes
  dos Santos |   |   |   |   | ||||
| 20h às 21h | Relato de Experiência sala 3 | O estudo da Interdisciplinaridade entre a matemática e a Educação
  Física: desvendando numa visão contempor6Anea sobre as razões trigonométricas
  em uma escola pública do Amapá | ·         Bruna Mariana
  Gomes   dos Santos ·         Romaro Antônio da
  Silva ·         Fabíola Lorenda de
  Oliveira Damasceno ·         Josué Brito Barroso | Raimunda de Oliveira | Daniela Souza Lima |   |   | ||||
| Material dourado de caroço de açaí: possibilidades no ensino da
  álgebra e geometria | ·         Eliane dos Reis
  Vieira ·         Antônio Cássio
  Soares Atíde ·         Elma Daniela
  Bezerra Lima |   |   | ||||||||
| Aula de áreas de figuras planas não poligonais no ensino remoto: uma
  experiência no ensino médio | ·         Francisco Régis
  Vieira Alves ·         Georgyana Gomes
  Cidrão ·         Italândia Ferreira
  de Azevedo |   |   | ||||||||
| Relato de experiência sala 4 | Os desafios das aulas remotas de matemática na abordagem do tema de
  pontenciação nas turmas de 6º ano da educação básica, anos finais | ·         Silvana Maria da
  Silva | Milene | Bárbara Ghesti de Jesus |   |   | |||||
| A escola digital: repensando a prática pedagógica na educação
  matemática | ·         Carlos Mometti |   |   | ||||||||
| 21h às 21h10 | Vídeo prático 7 | Educação Matemática com pessoas idosas: uma abordagem do cálculo de
  áreas sob curvas através de vídeo digital | ·         Ronaldo André Lopes ·         Sara Maria Fagundes
  Conti Neves ·         Rafael Ferreira
  Cardoso ·         Guilherme Henrique
  Gomes da Silva |   |   |   |   | ||||
|  |  | Vídeo prático 8 | Resolução de um problema de geometria espacial da OBMEP por meio de
  animação em Power Point | ·         Claudemmir Miranda
  Barboza ·         Tiago Eutíquio
  Lemes Santana |  |  |  |  |  | ||
| 22 de agosto | 9h às 10h30 |   | Ensino remoto e ensino presencial: o que aprendemos com o afastamento
  social | ·         Cleia Alves
  Nogueira ·         Gina Vieira ·         Letícia Vieira
  Montandon Bento | Alexandre Tolentino | Tiago Alves |   |   | |||
| 10h40 às 11h20 |   | Plenária |   |   |   |                                          |   |   |   | ||
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional DF vem desenvolvendo diversas atividades na área de Educação e Ensino de Matemática direcionadas a professores, estudantes e pesquisadores, objetivando a disseminação de pesquisas, estudos e discussões de temas afins, troca de experiências, intercâmbio de atividades e o aperfeiçoamento continuado de professores. O EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática) é mais uma ação da SBEM - DF, que tem como objetivo promover, incentivar e divulgar pesquisas e conhecimentos na área de Educação Matemática no Distrito Federal e Entorno. 
No período de 17 a 22 de agosto, a SBEM-DF realizará o VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática. Como é de conhecimento de todos, este é um evento regional que tem se caracterizado pela excelência dos trabalhos apresentados e riqueza das discussões empreendidas.
Este ano, devido à pandemia, todo o evento ocorrerá online. Com o tema ENSINO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA O PRESENTE E POSSIBILIDADES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Pretendemos trazer a tona a discussão a respeito das polêmicas evidenciadas durante a pandemia no que diz respeito aos paradoxos traçados entre educação presencial e EAD em um momento em que a educação escolar se viu em cheque durante o afastamento social. Como garantir, em tempos de pandemia, a equidade na educação escolar em uma sociedade marcada pela desigualdade de acesso aos meios tecnológicos? O que aprendemos, em termos de educação matemática, com a pandemia? Como educadores, conhecemos e temos acesso a recursos digitais que atendem às propostas da Educação Matemática? Quais as possibilidades, quais os desafios, o que levaremos do presente para traçar o futuro da educação presencial e da EAD?
Essas e outras questões serão abordadas durante o VIII EBREM. Visando o sucesso do nosso evento chamamos vocês, educadores matemáticos, professores, estudantes de licenciatura, pesquisadores, para contribuírem com o envio de trabalhos. Nesse ano teremos quatro modalidades: Comunicação Oral, Minicursos, Relato de Experiência e Vídeos Curtos.
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)
A modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA deve ser apresentada em formato de artigo científico e trazer resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade cabem trabalhos de natureza teórica e empírica.
RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)
O RELATO DE EXPERIÊNCIA se caracteriza pela apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações, já realizadas, que versem sobre Educação Matemática, como uma prática de sala de aula, formação de professores.
MINICURSO (MC)
De cunho mais prático, o MINICURSO enfatiza certo tópico relativo à Educação Matemática, com possibilidade de maior interação e espaço para discussão, organizado/coordenado pelo(s) ministrante(s). O minicurso terá duração de uma hora e meia.
VÍDEOS (VI)
Também de cunho prático consiste na proposta de uma atividade de cunho pedagógico que tenha como objetivo a aprendizagem de um conceito matemático, de qualquer modalidade ou nível de ensino. O vídeo que será submetido deve ser gravado no formato mp4 ou avi, proporção 16:9 e o tempo máximo de duração seis minutos. Os vídeos deverão ter boa resolução de imagem e qualidade de som.
 
 
         
        
      