VIII Colóquio GEPAPe

VIII Colóquio GEPAPe

presencial Unesp - Faculdade de Ciências (FC) - Bauru - São Paulo - Brasil

Sobre o evento

    O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe em REDE), com sede na Universidade de São Paulo (USP), constitui-se de uma rede de grupos de pesquisa de diversas regiões do Brasil. Os pesquisadores da rede buscam compreender os processos de aprendizagem dos sujeitos, sejam eles estudantes, professores ou gestores, produzindo orientações teórico-metodológicas para a organização da atividade pedagógica. O GEPAPe em REDE, desde 2003, promove eventos anuais de caráter itinerante. Em 2025, entre os dias 29 e 31 de maio, o evento será realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Bauru), sob a coordenação do núcleo São Paulo-Minas Gerais e sede do Coletivo de estudos e pesquisas sobre Psicologia Escolar e Atividade Pedagógica (Tecer). Este núcleo é constituído por pesquisadores da UNESP, da USP Campus Ribeirão Preto e Universidade Federal de Uberlândia.


Núcleo São Paulo - Minas Gerais


Ao longo de sua existência, o GEPAPe em REDE tem desenvolvido investigações sobre atividade pedagógica chegando à organização didático-metodológica a partir da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), com ênfase no processo de ensino e aprendizagem de conceitos, no desenvolvimento humano e na transformação de sujeitos, no movimento de motivos na atividade pedagógica, na organização do ensino na escola e em espaços de aprendizagem diversos. 


Maiores informações sobre a abrangência do GEPAPe em REDE, bem como seus núcleos e respectivos grupos de pesquisa, podem ser vistas no site do grupo:  

  

      https://sites.google.com/usp.br/gepape-usp/


Neste ano, a temática do colóquio é “Atividade Orientadora de Ensino como teoria da atividade pedagógica” no qual pretende-se sistematizar elementos que consolidam a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como uma teoria sobre a atividade pedagógica.

Confiamos que o encontro contribuirá para a disseminação da produção científica sobre atividade pedagógica, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem, acumulada por diversos grupos de pesquisa brasileiros vinculados. Além disso, promover debates, compartilhar relatos de experiências e envolver licenciandos, pós-graduandos, professores da educação básica e pesquisadores, bem como fortalecer a formação inicial e continuada de professores, com foco na atividade pedagógica, favorecendo a melhoria do ensino e da aprendizagem na educação básica. Por fim, serão discutidos aspectos teórico-metodológicos do ensino e da pesquisa relacionados à Atividade Orientadora de Ensino em diferentes áreas da educação, valorizando a tríade ensino, pesquisa e extensão e ampliando oportunidades de intercâmbio e parcerias entre grupos de pesquisa de distintas instituições nacionais.


Objetivo:

Aprofundar e organizar os estudos teórico-práticos sobre atividade pedagógica com ênfase no conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE) a partir das produções elaboradas pelo GEPAPe em REDE, bem como difundir produção científica e pedagógica acumulada pelo grupo no diálogo com profissionais da educação básica, pesquisadores, professores do ensino superior e estudantes de licenciatura.


Datas Importantes



Ações

Datas

Inscriçõesde 12/03 a 05/05
*Prazo estendido até 10/05 para professores e profissionais da Educação Básica
Submissões de resumos (Minicursos e Pôsteres)PRAZO PRORROGADO!!!
de 12/03 a 26/04 
Envio dos pôsteres para impressãoPRAZO PRORROGADO!!!
de 19/04 a 07/05

Opcional: Envio dos trabalhos completos (Pôsteres e Minicursos) 

de 23/04 a 12/05

Inscrições dos participantes em minicursos

de 10/05 a 20/05
Inscrições dos participantes em mesas redondasa partir de 10/05


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Eixos Temáticos

  1. Gênese e Fundamentos teóricos da Atividade Orientadora de Ensino

  2. Concepções de ensino, aprendizagem conceitual e currículo na Atividade Orientadora de Ensino

  3. Organização do ensino na Atividade Orientadora de Ensino

Submissão de trabalhos

No VIII Colóquio GEPAPe teremos duas modalidades de submissão de trabalhos: pôster e minicurso. Ambas devem estar articuladas ao tema do evento, "Atividade Orientadora de Ensino como teoria da atividade pedagógica" e vinculadas aos seus eixos temáticos.



Pôsteres

Os pôsteres referem-se a trabalhos frutos de pesquisa (concluídas ou em andamento), relatos de projetos de extensão, de ensino ou de formação docente.
Os pôsteres poderão ser submetidos entre 12/03 e 26/04.

As normas e orientações para submissão seguem abaixo:


   


Link para submissão de resumo (clique para abrir o formulário):

Enviar: modalidade pôster




LEMBRETE: OS PÔSTERES SERÃO IMPRESSOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA!!!

Assim, entre 19/04 e 07/05, solicitamos que enviem os seus trabalhos anteriormente enviados como resumo, na modalidade pôster, em formato PDF. Para isso, disponibilizamos o modelo abaixo:



Link para submissão de pôster para impressão (clique para abrir o formulário):

Enviar: pôster (impressão)



Minicursos

Os minicursos serão espaço de formação docente sobre a AOE, para professores da rede e estudantes de graduação e pós-graduação integrantes do GEPAPe em Rede e da UNESP.

Os minicursos serão ministrados exclusivamente por integrantes dos grupos de pesquisa do GEPAPe em REDE preferencialmente doutorandos ou recém-doutores, e abordarão temas articulados à AOE como teoria da atividade pedagógica. Cada grupo de pesquisa vinculado ao GEPAPe poderá fazer a submissão de um minicurso que, preferencialmente, será ministrado por mais de um integrante do grupo, como atividade de produção coletiva. 
Os minicursos poderão ser submetidos entre 12/03 e 26/04.

As normas e orientações para submissão seguem abaixo:


   

Link para submissão de minicurso (clique para abrir o formulário):

Enviar: minicurso



TRABALHOS COMPLETOS dos pôsteres e dos minicursos enviados em forma de resumo, poderão ser enviados posteriormente para compor os anais do evento, em caráter opcional!!!
Seu envio ocorrerá entre 23/04 e 12/05.

O template segue abaixo:




Link para submissão de trabalho completo (clique para abrir o formulário):

Enviar: trabalho completo

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Pôsteres aprovados

De A a D (de acordo com os títulos)


📝 A (RE)PRODUÇÃO DOS SIGNIFICADOS SOCIAIS NAS DETERMINAÇÕES DA MÍDIA E DA ESCOLA 

👥 Caio Antonio de Lima; Elaine Sampaio Araujo 


📝 A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Danilo Borges CaetanoWellington Lima Cedro 


📝 A DOCÊNCIA COMPARTILHADA: UM OLHAR PARA A AÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO COLETIVO

👥 Inês Maria Silva Barros MazerWania Tedeschi


📝 A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS: Poemas em (cri)ação

👥 Iury Sparctton Melchior de AbreuWellington Lima Cedro


📝 A OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA – IMPACTOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

👥 Lilia Sizanoski FrancoMaria Lúcia Panossian


📝 A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e possibilidades

👥 Gabriela Santinone dos SantosJulia Silvério Beckauser; Larissa Brambilla Roas; Michele de Assis Golim; Lussuede Luciana de Sousa Ferro


📝 A PARTICIPAÇÃO EM GRÊMIO ESTUDANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE ESTUDO

👥 Caio Cesar Portella SantosFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 À PROCURA DA SEXUALIDADE NAS OBRAS DE AUTORES CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: algumas contribuições para a educação escolar

👥 João Vittor de Azevedo AndradeFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 A PROPORCIONALIDADE NA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM

👥 Caroline dos SantosAnemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Ricardo Fajardo


📝 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que apontam as pesquisas?

👥 Caroline Verza de Carvalho FrançaLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 A SIGNIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DOCENTE EM FORMAÇÃO CONTINUADA

👥 Julia Gardini dos AnjosEdilson de Araujo dos Santos


📝 ABORDAGEM PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL PELA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

👥 Viviane Rocha Costa CardimVanessa Dias Moretti


📝 AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: EDUCANDO OLHARES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

👥 Joice Helena A. M. FelipeMaria do Carmo de Sousa


📝 ALFABETIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO SIMBOLISMO DE PRIMEIRA ORDEM: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

👥 Marília Alves dos SantosFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 AOE E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PESQUISAS BRASILEIRAS

👥 Thiarla Xavier Dal-Cin ZanonSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA: Literatura infantil e conhecimento algébrico na formação inicial em Pedagogia e na escola

👥 Ana Beatriz Sant AnnaLaís de Oliveira Gomes; Luciellen Eufrasio de Carvalho Ferreira; Vanessa Dias Moretti


📝 APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA LÓGICA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Rebecca RanàiMaria Lúcia Panossian 


📝 AS CRISES DO DESENVOLVIMENTO EM VIGOTSKI: Implicações para educação escolar na adolescência

👥 Ana Beatriz Zévola OrruFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO ESTRUTURA DA FORMAÇÃO DOCENTE: Algumas contribuições

👥 Ebenezer Lopes FerreiraDilza Côco


📝 ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO TEORIA PEDAGÓGICA

👥 Edilson de Araujo dos SantosElaine Sampaio Araujo


📝 ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO.

👥 Crislaine Pereira Ponciano TrindaVanessa Dias Moretti


📝 CLUBE DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO: APROPRIAÇÃO CONCEITUAL POR MEIO DA COLETIVIDADE E DA APROXIMAÇÃO DOS NEXOS

👥 Marcos Henrique Alves ChavesJúls Martins da Conceição; Mayline Regina Silva; Rodrigo Guimarães Araujo; Wellington Lima Cedro


📝 CLUBE DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO: NEXOS CONCEITUAIS DA FUNÇÃO E A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Lucas SecundinoMayline Regina Silva; Rebeka Guimarães Reis; Vitoria Karolliny de Almeida Silva; Wellington Lima Cedro


📝 CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIRECIONADA A UMA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPADORA

👥 Luana Maria Silva AdãoCarolina Picchetti Nascimento


📝 CONTRIBUIÇÕES DO CLUBE DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

👥 Gabriella Rosa PereiraGiovanna Lima Amancio Moraes; Marcos Henrique Alves Chaves; Mayline Regina Silva; Wellington Lima Cedro


📝 CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS

👥 Keilla Francieli Marana da FonsecaLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 DE QUE FORMA UM PERSONAGEM LITERÁRIO PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CEI?

👥 Dayane Cerqueira JardimEmily Henrique da Silva; Maria Beatriz Sbrussi; Maria Eduarda Garcia; Luara Alexandre dos Santos


📝 DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE PLANEJAMENTO DO ENSINO NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA

👥 Mayara Fervorini Silva OliveiraVanessa Dias Moretti


📝 DIÁLOGO ENTRE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: desenvolvendo do pensamento algébrico na formação continuada de professores que ensinam matemática

👥 Lidiane Chaves ZeferinoVanessa Dias Moretti


📝 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FRAÇÕES NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Tailise GaisSimone Pozebon


📝 DIFICULDADES NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: um relato de experiência

👥 Mariana da Silva AzevedoJoão Paulo Stadler


📝 DIVERTIDAMENTE EM APUROS: SITUAÇÃO DE ENSINO ENVOLVENDO MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS

👥 Aurélia Félix ArgentaDiogo Schröpfer; Simone Pozebon


📝 DO ATO AVALIATIVA AO ATO VOLITIVO: a avaliação dialética na Atividade Orientadora de Ensino

👥 Ana Carolina de Fazzio Carmo PradoElaine Sampaio Araujo


📝 DO SENSO NUMÉRICO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: uma abordagem descolonizadora na formação de professores

👥 Yolanda Pinto dos SantosDilza Côco


De E a M (de acordo com os títulos)


📝 EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS FORMATIVOS: pressupostos para organização do ensino à luz da Atividade Orientadora de Ensino

👥 Denise Medeiros da SilvaJosélia Euzébio da Rosa


📝 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: PERSPECTIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

👥 Rosângela Piva da SilvaMaria Jucimeire dos Santos; Halana Garcez Borowsky


📝 ELABORAÇÃO DA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM “FORNO DE BARRO” POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

👥 Mara Sueli VendramettoSoraia Martins Sant Ana Tremarin; Maria Lúcia Panossian


📝ENSINO DOS CONCEITOS DE TEMPERATURA E TEMPO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS INICIAIS NA SITUAÇÃO DO FORNO DE BARRO 

👥 Soraia Martins Sant Ana TremarinTiago Batista Tavares; Maria Lucia Panossian


📝 ESTATÍSTICA ESCOLAR PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO

👥 Maria Aparecida MirandaElaine Sampaio Araujo


📝 ESTUDOS DAS AÇÕES E OPERAÇÕES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM

👥 Thiago Almeida de Sá; Josélia Euzébio da Rosa


📝 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Andreia Guimarães JezMaria Lúcia Panossian


📝 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA: a organização do ensino de medidas

👥 Carem Silva MengueMaria Jucimeire dos Santos; Halana Garcez Borowsky


📝 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A APROPRIAÇÃO DE NEXOS CONCEITUAIS ALGÉBRICOS NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA

👥 Carla Bueno LimaDebora da Conceição Ferreira; Vanessa Dias Moretti


📝 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

👥 Kelly Cristiane de SouzaVanessa Dias Moretti


📝 FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE GEOMETRIA E LADRILHAMENTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL

👥 Alzenira Barcelos MonteiroDilza Côco


📝 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE EM GEOMETRIA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

👥 Rayara Barroca SilvaSandra Aparecida Fraga da Silva; Dilza Côco


📝 GRANDEZA COMPRIMENTO NO ENSINO BÁSICO: O JOGO DA TORRE COMO PROPOSTA DIDÁTICA

👥 Lucas Cassin Tonon da CostaSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 GRANDEZAS E MEDIDAS: Vivências com futuros professores que ensinarão matemática no curso de Educação Especial

👥 Maiara Luisa Klein; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes


📝 GRANDEZAS GEOMÉTRICAS EM PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS: Possibilidades para o Ensino na Educação Básica

👥 Glaziéla Vieira Frederich SunderhusSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 HISTÓRIAS VIRTUAIS DO CONCEITO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO: “Um relato na educação infantil”

👥 Patrícia PereiraMaria do Carmo de Sousa


📝 HORTA DO SABER: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

👥 Lorena Ramirez RamosNatieli Soares da Silva; Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 JÁ NÃO SOU MAIS INVISÍVEL”: Unidade Afeto-Cognição na Educação de Jovens e Adultos

👥 Bianca Landi Cabral; Marília Alves dos Santos


📝 JOGOS DE MULTIPLICAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL

👥 Otávio Augusto Duarte FreitasSimone Pozebon


📝 JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

👥 Camila de Lima SantosLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

👥 Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira; Vanessa Dias Moretti


📝 LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO CLUBE DE MATEMÁTICA

👥 Sonia Aparecida de Brito FrancoVanessa Dias Moretti


📝 MANIFESTAÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE NECESSIDADES E MOTIVOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

👥 Natalia Mota OliveiraMaria Lúcia Panossian


📝 MAPEANDO CONHECIMENTO: uma análise da produção científica do GEPAPe

👥 Rosane Aparecida Brandalise CorrêaJanaina Damasco Umbelino


📝 MATCRAFT: o jogo e a inter-relação entre álgebra, aritmética e geometria

👥 Jhenifer Licero Schuete SilvaLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA EM MOVIMENTO DE MUDANÇA NA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

👥 Thiago Carneiro de Barros SiqueiraAna Paula Gladcheff; Carla Regina Mariano da silva


📝 MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: socializando experiências extensionistas

👥 Bruna Eduarda Martins dos SantosJaqueline da Silva Fernandes; Vanessa Alves Pedro Santos; Lucinéia Maria Lazaretti


📝 MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Educação Ambiental como norteadora para localização e deslocamento.

👥 Bárbara Negrini Lourençon; Denise Medeiros da Silva; Thaís Jannuzzi Chaves; Deborah Miranda Alvares


📝 Movimento lógico-histórico de geometria e aprendizagem da docência em um clube de matemática

👥 Organdi Mongin RovettaSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ENCONTRO ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

👥 Maria Eduarda Gurgel PereiraSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM TAREFAS DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FORMAS

👥 Andreza Alves SilvaDilza Côco; Sandra Aparecida Fraga da Silva


De O a V (de acordo com os títulos)


📝 O BRANCO E A EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE MOTIVOS PARA UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA ANTIRRACISTA

👥 Bruno Augusto da Silva FariaFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 O CARÁTER COLETIVO DA ATIVIDADE DE ESTUDO: do Sistema Desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin às produções brasileiras

👥 Vítor de Lima FantinFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE ENSINO ANGOLANO: uma análise a partir do ensino das significações aritméticas, geométricas e algébricas no primeiro e segundo ano do ensino fundamental.

👥 Osvaldo Augusto Chissonde MameManoel Oriosvaldo de Moura


📝 O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

👥 Alex Garcia Smith AngeloVanessa Dias Moretti


📝 O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: restrições e condições em sua atuação e em sua formação continuada.

👥 Juliana do Carmo Farias WanzelerEmmily Ravena dos Santos Lima; Kailane Costa Baia; Rafael Silva Patrício


📝 O DEVIR DOS SUJEITOS NO CLUBE DE MATEMÁTICA: manifestações de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

👥 Ana Luiza de Araujo RibeiroVanessa Dias Moretti


📝 O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICO E OS LIVROS PARADIDÁTICOS

👥 Isabela Bispo de AraujoLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO E A INTER-RELAÇÃO ENTRE A ARITMÉTICA, A GEOMETRIA E A ÁLGEBRA

👥 Maria Luiza Evangelista GilLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

👥 Ana Clara IstchukLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 O ESTUDANTE ADOLESCENTE: compreensões para a atividade pedagógica

👥 Camille Bordin Botke MilaniManoel Oriosvaldo de Moura


📝 O LÓGICO-HISTÓRICO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

👥 Fabiany Cezário Dias TorezaniDilza Côco


📝 O MOVIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA

👥 Claudiovane Parralego de AguiarFlávia Dias de Souza


📝 O MOVIMENTO FORMATIVO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (SND)

👥 Lívia Rezende Miranda CamposFabiana Fiorezi de Marco


📝 O PENSAMENTO MATEMÁTICO E AS FORMAS DE MEDIR DAS CRIANÇAS POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM

👥 Jocimara Rossa RodriguesLilian de Barros; Keila Mara Silva Borges; Marli Quadros; Maria Lúcia Panossian


📝 O QUADRANTE GEOMÉTRICO NA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOB UMA INTERFACE ENTE HISTÓRIA E ENSINO

👥 Ana Paula Minhano Aleixo da SilvaMarisa da Silva Dias


📝 OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: APROFUNDAMENTO DOS NEXOS CONCEITUAIS A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Fabiana Cella RamosMaria Lúcia Panossian


📝 OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: O COLÓQUIO COMO UM ESPAÇO INTEGRADOR

👥 Ana Maria Ferreira SantosMaria Lúcia Panossian


📝 ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Elivelton Henrique GonçalvesFabiana Fiorezi de Marco


📝 ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: Uma Experiência Compartilhada

👥 Mayara Moraes Cardozo CoutinhoDilza Côco


📝 Poemas pedagógicos: a formação compartilhada entre acadêmicos e professores do RS e RN.

👥 Maria Jucimeire dos SantosAllana Tamires Alves da Silva; Halana Garcez Borowsky


📝 POTENCIALIDADES DO JOGO DOS ASTRÁGALOS NA PROBABILIDADE

👥 Márcio Willian dos Reis FilhoFabiana Fiorezi de Marco


📝 PRINCÍPIOS E POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: a atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem na infância

👥 Indira Ap. Santana Aragão FavaretoElaine Sampaio Araujo


📝 PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES A RESPEITO DO CONCEITO DE MEDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Jocimara Rossa RodriguesEdilaine Dalmann da Luz Silva; Valéria Lorenzetti; Mirian Maria Andrade Gonçalez; Maria Lúcia Panossian


📝 RECUPERAÇÃO: PARA ALÉM DA DIMENSÃO PARALELA À ATIVIDADE INTEGRADORA PEDAGÓGICA

👥 Karina Daniela Mazzaro de BritoElaine Sampaio Araujo


📝 REFLEXÕES DOS PARTICIPANTES DO CLUMAT SOBRE A AOE NO ENSINO DE MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS

👥 Diogo SchröpferSimone Pozebon; Aurélia Félix Argenta


📝 REFLEXÕES SOBRE O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE

👥 Daniela Cristina de OliveiraJackeline Rossane Garcia de Freitas; Wellington Lima Cedro


📝 REFLEXÕES SOBRE O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES

👥 Daniela Cristina de OliveiraWellington Lima Cedro


📝 REFORMULANDO O “JOGO DO ARMAZENAMENTO” PARA NOVOS CONTEXTOS: O COLETIVO DO CLUMAT E A REESTRUTURAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

👥 Gabriel Jordane de Souza OliveiraSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA E NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Felipe de Araújo CarvalhoJoão Paulo Stadler


📝 SENTIDO PESSOAL DO TRABALHO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: um estudo com a pedagogia do movimento sem terra

👥 Bárbara Maria Costa SilvaFlávia da Silva Ferreira Asbahr


📝 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: uma proposta de tarefa de ensino

👥 Mayron Ribeiro MaiaDilza Côco


📝 SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO TRABALHO CONJUNTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE PROFESSORES

👥 Iraji de Oliveira RomeiroVanessa Dias Moretti


📝 SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM EXPERIMENTO FORMATIVO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

👥 Thaís Jannuzzi ChavesFlávia Dias de Souza


📝 TRANSFORMAR A LÓGICA PARA ESCREVER A HISTÓRIA: as reformas educacionais do currículo de Ensino Médio brasileiro e as possibilidades de Educação para a humanização

👥 Wilson Francisco da Rocha LimaMaria do Carmo de Sousa


📝 UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM BASE NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

👥 Cyone Soares Pereira LiduárioMaria Lúcia Panossian


📝 UM EXEMPLO DE SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PRESENTE EM UMA HORTA ESCOLAR

👥 Francine Bonato de SouzaFabiana Fiorezi de Marco


📝 Um movimento lógico-histórico de simetria: do conceito antigo ao conceito moderno

👥 Sabrine Costa OliveiraSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 UM MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO: ABORDAGENS A PARTIR DE UMA AÇÃO COMPLEMENTAR DE ENSINO

👥 João Heleno Nobre de OliveiraSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 UMA ANÁLISE ONTOLÓGICO-GENÉTICA DO OBJETO DE ENSINO DO CÁLCULO

👥 Iuri Kieslarck SpacekVidalcir Ortigara; Ademir Damazio


📝 UMA DISCUSSÃO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EM FOCO A LINGUAGEM MATEMÁTICA

👥 Thiago Samuel de Pinho CordeiroLuciana Figueiredo Lacanallo-Arrais


📝 UMA INVESTIGAÇÃO GEOMÉTRICA AO ARTEFATO AFRICANO QUILT: Conceitos de transformações geométricas e composição e decomposição

👥 Leticia Marques CoimbraSandra Aparecida Fraga da Silva


📝 UMA SITUAÇÃO POTENCIALMENTE DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: Uma proposta mediada pelas Tecnologias Digitais e o Tangram

👥 Bruno Tizzo BorbaLóren Grace Kellen Maia Amorim; Fabiana Fiorezi de Marco


📝 VISITA FORMATIVA NO CENTRO HISTÓRICO DE VITÓRIA/ES: proposta de ensino sobre transformações geométricas baseada na AOE

👥 Rebecca Stein MirandaSandra Aparecida Fraga da Silva; Dilza Côco


📝 VIVÊNCIAS DE UMA ESTUDANTE NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

👥 Gabriela Martins De AlexandreElaine Sampaio Araujo



Local do Evento

Localiza UNESP

   O aplicativo “Localiza Unesp” foi desenvolvido com o objetivo de traçar automaticamente uma rota entre a localização física do usuário e algum outro ponto específico dentro do câmpus da UNESP em Bauru, facilitando a localização de salas de aulas, departamentos, laboratórios, etc. O projeto foi uma iniciativa do Grupo Administrativo do Campus (GAC) em 2019 com desenvolvimento realizado por um estudante do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências, tendo sido motivado pelo tamanho do câmpus de Bauru e pelo grande número de edificações existentes no mesmo.

   O aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Android e a sua instalação é automática, exigindo apenas que o usuário faça o download, clicando na imagem abaixo:



Sobre Bauru


Guia de Hospedagem

Hotéis



Repúblicas


Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Comissões

Coordenação geral:

Ana Paula Gladcheff

Andréa Maturano Longarezi

Elaine Sampaio Araujo

Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Marisa da Silva Dias

Silvana Galvani Claudino Kamazaki


Comissão organizadora:

Ana Carolina de Fazzio Carmo Prado

Anelisa Kisielewski Esteves

Bruna Carvalho

Caio Antonio de Lima

Caio Cesar Portella Santos

Caio Marco Espimpolo

Camila Mieli Moreira Ramos

Cybelle Cristina Ferreira do Amaral

Elaine Cecília Gomes Macagnan

Indira Ap. Santana Aragão Favareto

João Vittor de Azevedo Andrade

Josilaine Aparecida Pianoschi Malmonge

Karina Daniela Mazzaro de Brito

Levy Scalli Neto

Marília Alves dos Santos

Marlon Francis Major Ferreira Marques

Moisés Alves Fraga

Natália dos Santos Morais Domeneghetti

Pedro Henrique Mamedio Souza Diniz

Priscila de Mattos

Thiago Carneiro de Barros Siqueira

Agradecimentos

Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Agradecemos ao Departamento de Psicologia, assim como à Faculdade de Ciências da UNESP - Campus Bauru por apoiarem e sediarem o evento.

                        


Agradecemos a toda a gente do GEPAPe, pelo trabalho coletivo e companheirismo.


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}