Como divulgado, o VIII FPMat é direcionado principalmente a pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que ensinam matemática em todos os contextos sociais, etapas e modalidades escolares, formadoras e formadores, estudantes em formação, mas é aberto a todas e todos que se interessem pelos temas. O evento visa debater as especificidades da formação inicial de professores que ensinam Matemática em contextos diversos, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros, para uma Educação Matemática que seja mediadora na formação de estudantes críticos e solidários. Considerando as especificidades desses diversos contextos de formação, objetiva-se discutir acerca do conhecimento matemático, o perfil dos formadores de professores, bem como políticas públicas curriculares incluindo estágio, RP e PIBID.
O VIII FPMat terá como tema “Políticas Nacionais de Formação de Professores que Ensinam Matemática: Reflexões, Desafios e Proposições”. Busca-se com isso destacar o desafio e o compromisso político com a afirmação da docência na Educação Básica como uma profissão, com saberes e práticas próprios, bem como o desafio para a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada como um princípio fundante da democracia.
Tomando como referência as pesquisas recentes nos campos da Educação e da Educação Matemática o evento objetiva ainda apresentar e discutir pesquisas na área, em particular, aquelas oriundas de inquietações do GT07 e desenvolvidas por coletivos de pesquisadores desse GT. Espera-se, como resultado do VIII FPMat, que os Grupos de Discussão (GD) produzam documentos orientadores com posicionamentos e parâmetros para os debates nas instituições formadoras.
O evento receberá a submissão de pôsteres que tragam resultados de pesquisas acadêmicas relacionadas à Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática e vinculados a um único Grupo de Discussão do evento.
A organização do VIII FPMat 2023 buscou garantir a articulação com as discussões resultantes dos Fóruns Regionais, organizados pelas Diretorias Regionais da Sbem, e que foram a base para a produção do texto disparador das discussões que ocorrerão em cada Grupo de Discussão no evento.