VIII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

VIII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

presencial Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central - Prédio C - Teresina - Piauí - Brasil

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VIII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

"POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PROPOSIÇÕES"



O Grupo de Trabalho Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT07) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática tem o prazer de convidar todas e todos a participarem do VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMat), o qual ocorrerá no Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, no período de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2023. O evento será realizado de forma totalmente presencial.

Como divulgado, o VIII FPMat é direcionado principalmente a pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que ensinam matemática em todos os contextos sociais, etapas e modalidades escolares, formadoras e formadores, estudantes em formação, mas é aberto a todas e todos que se interessem pelos temas. O evento visa debater as especificidades da formação inicial de professores que ensinam Matemática em contextos diversos, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros, para uma Educação Matemática que seja mediadora na formação de estudantes críticos e solidários. Considerando as especificidades desses diversos contextos de formação, objetiva-se discutir acerca do conhecimento matemático, o perfil dos formadores de professores, bem como políticas públicas curriculares incluindo estágio, RP e PIBID.

O VIII FPMat terá como tema “Políticas Nacionais de Formação de Professores que Ensinam Matemática: Reflexões, Desafios e Proposições”. Busca-se com isso destacar o desafio e o compromisso político com a afirmação da docência na Educação Básica como uma profissão, com saberes e práticas próprios, bem como o desafio para a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada como um princípio fundante da democracia.

Tomando como referência as pesquisas recentes nos campos da Educação e da Educação Matemática o evento objetiva ainda apresentar e discutir pesquisas na área, em particular, aquelas oriundas de inquietações do GT07 e desenvolvidas por coletivos de pesquisadores desse GT. Espera-se, como resultado do VIII FPMat, que os Grupos de Discussão (GD) produzam documentos orientadores com posicionamentos e parâmetros para os debates nas instituições formadoras.

O evento receberá a submissão de pôsteres que tragam resultados de pesquisas acadêmicas relacionadas à Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática e vinculados a um único Grupo de Discussão do evento.

A organização do VIII FPMat 2023 buscou garantir a articulação com as discussões resultantes dos Fóruns Regionais, organizados pelas Diretorias Regionais da Sbem, e que foram a base para a produção do texto disparador das discussões que ocorrerão em cada Grupo de Discussão no evento.

Documento Base para os Grupos de Discussão do VIII FPMat

É com muita alegria que compartilhamos com a comunidade de educadores matemáticos o Documento Base para os Grupos de Discussão (GDs) que ocorrerão durante o VIII FPMat – Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, que ocorrerá de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023, tendo como sede o Instituto Federal do Piauí, em Teresina.

Em um esforço coletivo de objetivar preocupações e realidades da Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática em diferentes regiões do Brasil, esse documento tem o papel de ser disparador das discussões dos cinco GDs que estruturam o VIII FPMat.

Resulta do comprometimento coletivo das Diretorias Regionais da Sbem que, prontamente, responderam e se engajaram na orientação da Coordenação do GT07 para a organização dos Fóruns Regionais e, a partir deles, elaboraram sínteses que foram compartilhadas com os coordenadores dos GDs do Fórum Nacional.

A partir dessas sínteses regionais, os coordenadores de GDs do VIII FPMat tiveram o desafio de trazer para um único texto as convergências, diferenças e complementaridades entre os textos iniciais. Certamente, pontos que eventualmente não tenham sido contemplados poderão ser apresentados presencialmente para a discussão nos GDs respectivos.

A produção desse texto foi feita a muitas mãos e no decorrer de mais de um ano de trabalho. Sabemos dos desafios que o trabalho coletivo e as representações nos impõem e por isso, na certeza de que o trabalho coletivo é essencial em qualquer processo educativo, agradecemos imensamente a todos os envolvidos.

Desejamos a todos uma boa leitura e um ótimo evento!

 

Coordenação do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática

Vanessa Dias Moretti (UNIFESP)

Fabiana Fiorezi de Marco (UFU)

Flávia Cristina de Macêdo Santana (UEFS)


Acesse o documento em 

https://drive.google.com/file/d/18YTiWDnzLHf4M35Xd2RP38Q6w8igIY6D/view?usp=sharing

Anais do VIII FPMat

A Versão Final dos Anais do VIII FPMat pode ser acessada em

https://drive.google.com/file/d/1jwvV8thyXlLLySddi-ctogWmcUqK2bl2/view?usp=sharing


Datas Importantes

Início das Inscrições no VIII FPMat: 10/08/2023.

Envio de propostas de pôster: 20/08/2023 até 25/09/2023.

Divulgação dos trabalhos aceitos: 30/10/2023.


Programação

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Calendar

EMENTAS DOS GDS PARA ORIENTAR AS DISCUSSÕES

GD1 – Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência

Este GD tem como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais.

GD2 – Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores

O GD2 propõe reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas, dentre outros, que podem vir a se somar.

GD3 – Políticas públicas curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática

Pesquisas que discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Educação no Campo.

GD4 – Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

Os trabalhos deste grupo objetivam discutir potencialidades e limites relativos à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas. Dentre os múltiplos aspectos envolvidos, é importante problematizar como a formação pretendida articula-se às orientações curriculares de matemática e às necessidades formativas para os alunos aos quais se destina.

GD5 – O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade

Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.

Submissões

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Informações para a Submissão de Trabalhos

        1.     Cada participante poderá ser autor ou coautor em até duas propostas de pôsteres

2.  Os pôsteres deverão se relacionar à Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. Podem envolver relatos de experiência ou resultados de pesquisas. 

3.   Para submeter uma proposta de pôster é obrigatório que o autor (ou um dos autores) esteja inscrito no VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática e tenha sua inscrição confirmada mediante pagamento até a data limite de 18 de setembro de 2023.

 

4.     As propostas submetidas serão avaliadas pela Comissão Científica e trabalhos aprovados serão divulgados na página do evento até o dia 30 de outubro. 

5.   A submissão da proposta de pôster deverá ser feita pela página do evento. O resumo deverá conter de 300 a 800 palavras com a seguinte estrutura: título no alto em negrito e maiúsculas, autor(es) e respectivas instituições em uma linha abaixo, corpo do resumo (introdução, objetivo(os), metodologia, resultados e conclusões). Regras para a formatação: papel A-4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha e espaçamento simples margens superior e esquerda de 3,0 cm; margens inferior e direita de 2,0 cm. Indicar, ao final do resumo, o apoio financeiro recebido para o trabalho, se houver.


Normas para confecção e apresentação do pôster:

1.     A dimensão final dos pôsteres deve ser de 90 (largura) x 120 cm (altura).

2.     O título do trabalho deverá ser o mesmo do resumo enviado, colocando-o em destaque.

3.  Os nomes dos autores deverão ser completos, permitindo apenas abreviações em casos de nomes extensos (Ex. João Pereira Souza da Silva ou João P. S. da Silva). O nome do autor apresentador deverá ser sublinhado. 

4.     Colocar a instituição de vínculo dos autores.

5.  É obrigatória a presença do apresentador do trabalho nos horários em que a Comissão Organizadora estabelecer. 

6.  Os autores devem se responsabilizar pela fixação e retirada dos pôsteres ao final da apresentação. Não serão fornecidos materiais para fixação dos mesmos.

 

Inscrições

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Trabalhos Aprovados - Template para a elaboração do Pôster

Para preparar a apresentação do seu trabalho aprovado no VIII FPMat  Acesse o template


Local do Evento

Hotéis Parceiros do VIII FPMat

Metropolitan Hotel   10% de desconto

 (86)3216-8000

reservas@metropolitanhotel.com.br

Informar na reserva: Grupo IFPI

Código de reserva promocional: 89811


Grupo Arrey (hotéis abaixo)

Todos os hotéis do Grupo Arrey  15% de desconto (para reservas pelo whatsapp)

whatsapp (86) 99996-1090

Informar o nome do evento no ato da Reserva. 


Hotéis incluídos na parceria:

Executive Arrey Hotel https://executiveflat.com.br/

Hotel Express Arrey https://hotelexpressarrey.com.br/

Fórmula Arrey Hotel https://formulaflateuropa.com.br/

Gran Hotel Arrey https://granhotelarrey.com.br/




Comissão Científica


Comissão Organizadora

Comissão Organizadora Local

Ronaldo Campelo da Costa (IFPI – Campus Picos/ Coord. da Comissão Local/ Diretor SBEM-PI

Alan Kardec Carvalho Sarmento (UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella)

Alberto Cunha Alves (IFPI – Campus Piripiri)

Alésio Victor Vieira dos Santos (IFPI – Campus Floriano)

Daniel Cleberson da Conceição Rocha (Seduc-CE)

Fábio Pinheiro Luz (IFPI – Campus Floriano)

Francisco de Paula Santos de Araújo Júnior (UNEB- Campus IX - Barreiras)

Francismar Holanda (IFPI – Campus Teresina Central)

Guilherme Luiz de Oliveira Neto (IFPI – Campus Floriano/ Coordenador do PROFMAT)

Jéssica de Sousa Santos (SEDUC–PI)

Kelly Cristine Rodrigues de Moura (UFPI – Campus Professora Cinobelina Elvas)

Lya Raquel Oliveira dos Santos (UFPI – Campus Ministro Petrônio Portela)

Mayara de Miranda Santos (IFPI – Campus Teresina Central)

Neuton Alves de Araújo (UFPI – Campus Ministro Petrônio Portela)

Rui Marques Carvalho (IFPI – Campus Picos)

SBEM - Diretoria Nacional Executiva

Presidente: Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA/Canoas/RS)
Vice-Presidente: 
Gilberto Januario (UFOP / Unimontes/ Minas Gerais)
Primeiro Secretário: 
Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ/ Rio de Janeiro)
Segundo Secretário: 
Fábio Alexandre Borges (UNESPAR/Paraná)
Terceiro Secretário: 
Edvonete Souza de Alencar ( UFGD/Dourados/MS)
Primeiro Tesoureiro: 
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa (ULBRA/Canoas/RS)
Segundo Tesoureiro: 
Alayde Ferreira dos Santos (UNEB/ Bahia)

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