VIII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e I Simpósio de Educação Antirracista e Politicas Afirmativas do ProfEPT-IFAP
O evento tem como finalidade fomentar discussões sobre
temáticas étnico raciais, negra e indígena no âmbito dos Institutos de
Educação, Ciência e Tecnologia que compõem a Rede Federal e na Pós-graduação em
Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT-IFAP, contando também com a
participação das universidades e Escolas Públicas Estaduais e Municipais e
comunidades tradicionais, propiciando o cumprimento da lei 10.639/2003 e
11.645/2008 e reiterando a diversidade da sociedade brasileira.
O Encontro Nacional de Núcleos de
Estudos Afro-brasileiros e Indígenas é um encontro presencial, posto que, o
evento conta com um cronograma de submissões de atividades e pretende
desenvolver as seguintes: Palestras, Mesas Redondas/Rodas de Conversa, Minicursos/Oficinas,
Sessões Temáticas, Apresentação de Pôsteres, Relatos de Experiência, Fóruns de
discussão, Apresentações Culturais e Mostra Audiovisual, Feira Afro-Indígena,
Planeja-se também a realização do
I Simpósio de Educação Antirracista e Politicas Afirmativas do ProfEPT-IFAP. Este
Simpósio planeja promover confluências entre a sociedade e os espaços de
“Produção de Ciência” para debater e produzir sobre relações entre raça, gênero
e classe, Aproximar os conhecimentos acadêmicos e epistemologias negras e
Indígenas enraizadas nas periferias amazônidas, para refletir sobre quais as
potencialidades/possibilidades e limites do Ensino antirracista e antissexista
na sociedade capitalista. Além de pensar
propostas de educação antirracista para os Institutos e Universidades Federais
e Estaduais do Brasil.
PLENÁRIA DO VIII ENNEABI - 2025
A presidência da comissão organizadora do VIII ENNEABI, as coordenações e relatorias dos fóruns 1, 2, 3 e 4, deste evento, apresentam a esta plenária o documento formalizado de encaminhamentos das propostas aprovadas nos dias 04 e 05 de Junho de 2025, onde foram realizadas discussões com aprovações de encaminhamentos para esta plenária em quatro fóruns, assim organizados para o VIII ENNEABI, pelo IFAP, sediado na cidade de Macapá-AP, com a participação aberta de, aproximadamente, 200 pessoas, representantes de NEAB ou NEABI ou grupo correlato da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (EPCT), estudantes, movimentos sociais e comunidade:
● Fórum 1 – Entrada, Permanência e êxito de pessoas pretas e pardas: possibilidades e limites de intervenção dos IFs. Coordenado pelo Profo Dr. Gilson Rodrigues (IFRN).
● Fórum 2 – Os Povos indígenas do Amapá: estratégias para manutenção da cultura e línguas. Coordenado pela Profa Mestra Amanda Carvalho (IFAP) , Dra Claudia Almeida (IFAP) e a Secretária de Estado dos Povos Indígenas, Sônia JeanJacque (SEPI).
● Fórum 3 – NEAB/NEABI na estrutura administrativa da rede IF: diálogos sobre funções gratificadas (FG), Orçamento e reconhecimento nacional do ENNEABI. Coordenado pela Profa Dra Cristiane Souza (IFCE) e Profa Dra Piedade Lino Videira.
● Fórum 4 – Gestão e captação de recursos: o desafio de garantir e gerir investimentos para efetiva construção da educação antirracista na rede federal. Coordenado pela Rosana Machado (IF Sudeste-MG), Luiz Herculano (ABPN e IFSC) e Caroline Jango (IFSP).
A presidência deste VIII encontro agradece a disponibilidade, participação e contribuição de todas as pessoas que coordenaram, fizeram a relatoria e participaram como inscritos/as nos referidos fóruns, agradece e parabeniza toda a comissão organizadora do VIII ENNEABI.
Esta plenária foi presidida pelo Prof° Me. Raimundo Alves Medeiros Neto e a Técnica em Assuntos Educacionais Jaqueline Ramos da Silva e Costa, presidenta da comissão organizadora do evento e coordenadora de Arte, cultura e diversidade da pró-reitoria de extensão, arte, cultura e desporto do IFAP.
Deixamos também nosso caloroso agradecimento ao IFAP por meio da reitoria e Pró-reitorias por todo apoio, a Direção do Campus Macapá, ao Governo do Estado do Amapá, a Fundação Marabaixo, Secretaria de Cultura, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Secretaria Extraordinária dos Povos Indigenas, União dos Negros do Amapá e Instituto Língua Solta.
A seguir, apresentamos o breve relatório e os números do VIII ENNEABI que foi apresentado na plenária e as propostas aprovadas e encaminhadas por cada fórum. Estas propostas serão encaminhadas ao CONIF, Órgãos e setores que compõem o Governo Federal, Câmara de Deputados, Senado e outros que se fizerem necessários a fim de garantir o devido diálogo para implementação das propostas debatidas e votadas.