O oitavo Encontro Regional Nordeste de História da Mídia – ALCAR NORDESTE 2024 acontece de 12 a 14 de novembro de 2024, em Mossoró, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e realizado no Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Com o tema geral Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais: vozes e diversidades locais, o evento convida professores(as), estudantes, pesquisadores(as) e profissionais a debaterem temas concernentes a uma ordem do tempo (HARTOG, 2015) fraturado (RICOEUR, 2010), com perspectivas díspares e não confluentes entre experiências e expectativas (KOSELLECK, 2014).
Em uma vida digital ubíqua em que a atenção dos usuários capturada pelas plataformas digitais é direcionada de modo intermitente ao próximo conteúdo que a tela e os diversos aplicativos oferecem, narrativas do passado e do presente projetam futuridades possíveis, ao passo em que memórias e histórias submergem no oceano de informações e desinformações.
Nesse contexto, faz-se necessário aprofundar a compreensão histórica e científica sobre as interveniências midiáticas nos modos de construção, reconstrução e apropriação da memória histórica e coletiva, assim como, da história, em relação aos fenômenos do presente e do passado.
O contexto histórico do Rio Grande do Norte, também figurado na cidade de Mossoró, no oeste potiguar, que constitui forte representatividade no seu passado de jornais centenários e parque gráfico, sonoro e televisivo das mídias massivas locais, fornece registros e memórias que constituem um escopo ímpar para a investigação da interiorização das mídias no Nordeste. Buscamos a oportunidade de evidenciar tendências na investigação local que conectam passado e presente. Apresentando textos que revisem memórias, biografias, historiografias das mídias, além de análises de nossos cenários de coronelismo e neo coronelismo eletrônico; cenas musicais e urbanas no contexto de mídias desterritorializadas e plataformas de consumo e colaboração. Propondo imagens de resistência, visibilizando também vozes das mulheres, população racializada e LGBTQIAP+ em reconfigurações e rupturas históricas.
O tema geral marca as palestras e mesas do evento. Nos seus GTs (Grupos Temáticos) são bem-vindos textos teóricos e analíticos que abarquem as encruzilhadas entre os fenômenos sociais e midiáticos em perspectivas que se aproximem dos contextos regionais, seus entornos e territórios. O evento recepciona tanto artigos referentes ao tema geral quanto aqueles que abordem outras pesquisas relativas à história da mídia, em consonância com as ementas dos GTs da ALCAR.
REFERÊNCIAS
HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Belo Horizonte: Autência, 2015.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.