APRESENTAÇÃO
O VIII Caminhos da Arqueologia na UFPA: desvendando a Arte Rupestre na Amazônia será realizado na cidade de Belém/PA, nos dias 13 e 14 de junho de 2023. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.
TEMA
Os primeiros registros das pinturas e gravuras rupestres na Amazônia foram realizados por viajantes, naturalistas e missionários nos primeiros séculos da colonização e as pesquisas sistemáticas iniciaram no final da década de 1980 pela arqueóloga Edithe Pereira do Museu Paraense Emílio Goeldi. As pesquisas realizadas contribuíram para o registro de em torno de 400 sítios com arte rupestre na Amazônia brasileira e para a compreensão das antigas ocupações e suas formas de comunicação. Hoje existem outras arqueólogas e outros arqueólogos que estudam esse tipo de vestígio, mas ainda são poucos comparados aos profissionais das demais áreas da arqueologia. Portanto, torna-se essencial ações de divulgação e socialização das informações resultantes das pesquisas científicas referentes aos sítios de arte rupestre na Amazônia para que possam instigar mais pessoas a estudarem esse patrimônio arqueológico. Uma das formas de divulgação da área da arqueologia na UFPA tem sido a partir do evento “Caminhos da Arqueologia na UFPA” que teve sua primeira edição no ano de 2012, organizado por discentes do Programa de Pós graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA, e vem desde então contando com o apoio e colaboração do corpo docente do programa.
“Caminhos da Arqueologia na UFPA” tem como objetivo principal promover o conhecimento das pesquisas elaboradas na área de arqueologia desenvolvida na Universidade Federal do Pará presente na Pós-Graduação em Antropologia. Assim como promover atividade extensionista para oportunizar uma aproximação do público geral e universitário com a arqueologia. Esse ano, o evento também integra as ações comemorativas dos 65 anos da Faculdade de Ciências Sociais ampliando o diálogo da Arqueologia com a graduação.
A divulgação e a socialização dos resultados das pesquisas correspondem a própria função social dos estudos do patrimônio arqueológico.
Esperamos ver todas/todos/todes caminhando pela Arqueologia na UFPA nos dias 13 e 14 de junho.
Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora do evento através do e-mail: caminhosdaarqueologiaufpa@gmail.com