VII Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da UFPE

VII Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da UFPE

online CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE - Recife - Pernambuco - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o evento

ISSN: 2447-4436 – 7ª edição

Local: Departamento de Ciências Geográficas (DCG)/Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Recife.

Apoio: Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPE)


Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de geografia no território pernambucano e em outras escalas, o Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e o Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) da UFPE promoverá no período de 22 a 24 de outubro de 2025 a realização do VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA UFPE e do VI CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI subordinado ao tema geral Narrativas e lugares de afetividade no ensino

Por tudo isso, espera-se que os temas abordados durante o Encontro repercutam positivamente, a partir da divulgação das práticas exitosas, e motivem um contínuo pesquisar dos educadores em busca de uma atuação educacional que logre resultados satisfatórios.

Nesta perspectiva, elegemos as narrativas e lugares de afetividade que revelam como o conhecimento geográfico que emerge do encontro entre o sujeito e o mundo, entre o vivido e o representado. Assim, o evento promoverá um espaço para refletir sobre como as experiências sensíveis, as lembranças da infância, os caminhos cotidianos, os lugares de pertencimento e as marcas emocionais se transformam em potentes dispositivos pedagógicos. Portanto, o ensino de Geografia torna-se um convite à escuta, à partilha de vivências e à construção de um saber que respeita a complexidade das relações humanas com o espaço.

Constitui-se, assim, a temática proposta para este Encontro, pilares a partir dos quais se buscará contribuir com avanços na pesquisa nesta área, trazendo para o centro do debate questões centrais que entrelaçam a as narrativas e afetividades no cerne do ensino de geografia numa perspectiva contemporânea, a cultura escolar nas dimensões formativas e propositivas e os aspectos ligados a inovação de práticas com fins de um saber-fazer crítico e multirreferencializado.


Os objetivos do VII EPEG UFPE:

  • Avaliar os avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Geografia Escolar;

  • Propor estratégias para a pesquisa nos próximos anos;

  • Promover intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa;

  • Contribuir com a formação de profissionais da educação básica;

  • Incentivar a apresentação e o debate de trabalhos;

  • Apresentar trabalhos dos professores universitários e alunos da Graduação e pós sobre pesquisas na área de ensino, pesquisa e extensão de Geografia;

  • Apresentar pesquisas desenvolvidas por professores de Geografia da educação básica;

  • Produzir documentos e publicações de referência para a área.

Circulares do Evento

Informações gerais de divulgação

 Circular (01/07/2025)

Acesse aqui! 


 Circular (15/08/2025)

Acesse aqui! 


Atividades

Confira agora a programação!

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições sem apresentação de trabalho

Você pode participar das atividades se inscrevendo até 21/10/2024.

Realize sua inscrição aqui!

Inscrições com apresentação de trabalho (ENCERRADAS)

ENCERRADAS

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Apresentação de Trabalhos

Modelo de Apresentação de Trabalhos

Sessões Coordenadas

    • Práticas escolares e processos de ensino

    Ações didático-pedagógicas integradoras em Geografia; Didática da Geografia; Processos avaliativos em Geografia; Epistemologia do ensino de Geografia; Os conhecimentos historicamente construídos: digressões, inovações e superações do saber instituído; O papel do professor e as novas subjetividades no ensino de Geografia; O fazer pedagógico: a indissociabilidade teoria/prática na escola contemporânea e seus rebatimentos no ensino de Geografia.

    • Currículo e formação de professores de Geografia

    Profissionalização docente: teias, tramas e nexos; Interesses, percursos e discursos sobre a formação do professor de Geografia; Processos didáticos na formação de professores de geografia – relação teoria e prática; O papel da pesquisa na formação de professores de Geografia; O ensino pela pesquisa em Geografia; O lugar da pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Geografia da educação básica e superior. Análises de programas de formação docente em Geografia (presenciais e a distância): concepções, propostas e experiências. Práticas formativas e repercussões no desenvolvimento profissional docente. 

    • Representações, tecnologias e linguagens no ensino de Geografia

    Os pressupostos teóricos e práticos das múltiplas linguagens no ensino de Geografia e o os saberes necessários à docência, destacando sua multidimensionalidade na prática pedagógica dos diferentes campos de conhecimento; A Didática de Geografia e as tecnologias, seus impactos, desafios e potencialidades na prática docente; A formação digital dos professores de Geografia; Da evolução tecnológica às suas aplicações no processo de ensinagem; Cartografia escolar e representação; As geotecnologias aplicadas ao ensino; O ensino a distância (EaD); Tecnologias assistivas; Cibercultura e redes sociais na educação; As concepções pedagógicas e a competência docente para seleção e utilização de recursos tecnológicos no ensino de Geografia. Análises críticas da utilização das diferentes linguagens no processo de ensino.

    • Geografia das infâncias e juventudes 

    As espacialidades geográficas de infâncias e juventudes; Experiências e territorialidades construídas por crianças e jovens em diferentes contextos socioespaciais; Geografias vividas, percebidas e representadas por crianças e jovens na Geografia Escolar; Processos educativos, afetividades e a produção de saberes geográficos a partir das vivências infantis e juvenis; Criatividade, ludicidade e metodologias participativas na construção de linguagens geográficas; Cartografias das infâncias e juventudes; Inclusão escolar sob a perspectiva das experiências de crianças e adolescentes atípicos; Conflitos, resistências e protagonismos infantis e juvenis nas geografias cotidianas.

    • Geografias do cotidiano e diversidades

    A relação dos saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não-escolares, articulando cultura, multiculturalismo e diálogos de saberes nos contextos da diversidade no ensino de Geografia; A relação da Geografia escolar com o cotidiano e os temas transversais contemporâneos e integradores, tendo como premissas a Educação Ambiental e Ensino de Geografia; as Questões de gênero; as Questões étnico-raciais; Direitos Humanos e Geografia Escolar; ensino e Geografia Cultural; ensino de Geografia inclusivo; a prática e a pesquisa docente relacionadas à Cartografia Social; ensino de Geografia e diversidade cultural; Movimentos Sociais; Educação do Campo e no Campo. 

    Local do Evento

    Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE

    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}