VII Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória

VII Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória

online Centro de Artes - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O VII SIGAM – Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória, organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas está previsto para ocorrer de 21 a 23 de novembro de 2022. O evento que nesta edição será híbrido, com atividades presenciais e remotas, evoca a Esperança como potência e prática de resistência, com intenção de refletir sobre o momento atual da Terra, assolada por um modo de vida insustentável, com excessos de toda ordem que ameaçam a sobrevivência das espécies, das comunidades, a nossa própria existência.  Porque é preciso reativar a conexão com a natureza que é parte de nós, força geratriz, alteridade e transformação, convocamos a comunidade acadêmica e interessada para praticar a esperança, experimentar a inquietação criativa, reforçar posturas crítico-reflexivas, existências e reexistências. A esperança preservada por Pandora é a confiança de que é possível alcançar aquilo que se deseja. A esperança é uma abertura, para o futuro, para outras experimentações, possibilitando aprendizados, partilhas, para no coletivo construirmos alternativas.  

 


Objetivos:

Trazer para o debate o pensamento feminista a partir das interrelações entre mulheres, povos indígenas, negritude, população LGBTQIA+ e movimentos ecológicos, como possibilidades de construção de uma coexistência harmônica;

Reunir pesquisadores, artistas e educadores, cuja atuação é relevante para o fomento da pesquisa e intercâmbio de saberes na área de arte e gênero, sustentabilidade, ecofeminismo, memória;

 

Contribuir para a consolidação dos estudos de arte e gênero no Sul do Brasil, bem como na fronteira com países latino-americanos, e ainda destacar pesquisas que são referências nacionais e internacionais, com foco no tema proposto para essa edição;

 

Promover maior articulação e integração entre grupos de pesquisa, cursos de Graduação e Pós-Graduação, das várias instituições, com as quais temos desenvolvido pesquisas, intercâmbios, eventos e residências artísticas;

 

Dar visibilidade e ampliar a divulgação de pesquisas, ações educativas e poéticas pautadas no feminino, no cuidado de si, com o outro e com o planeta, com a valoração de saberes e práticas cultuadoras da vida;


Organização

Nádia da Cruz Senna

Ursula Rosa da Silva

Rosângela Fachel de Medeiros

Larissa Patron Spieker

Thays Tonin

Discentes UFPEL

Katiane Letícia Ferreira da Silva

Vanessa Cristina Dias

Aryane Barbado

Larissa Ship

Lívea Luzeiro do Carmo

Luiza Alves de Macedo Tavares

Júlia Petiz Porto

 

Técnicos Administrativos UFPEL

Carmem Nogueira

Régis Aguiar Dutra

 

Comitê Científico e Artístico

Alice Monsell (UFPEL)

Ana Penkala (UFPEL)

Ana Maio (FURG)

Cláudia Brandão (UFPEL)

Carmen Anita Hoffmann (UFPEL)

Eliane Campello (FURG)

Michele V. Oliveira do Nascimento (Instituto Távola de Formação e Pesquisa em Psicanálise)

Rosemar Lemos (UFPEL)

Rosa Blanca (UFSM)

Rosângela Fachel de Medeiros (UFPEL)

Renata Kabke Pinheiro (UFPEL)

Thays Tonin (UFPEL)

Mayra Huerta Jimenez (Universidad Autónoma de Baja California/ México)

Ana Sedeño-Valdellós (Universidad de Málaga/Espanha)

Virginia Guarinos Galán (Universidad de Sevilla/Espanha)

 

Edital para comunicadores, submissão de artigo ou resumo expandido

Submissões encerradas


SUBMISSÕES PRORROGADAS 

até 13 de novembro de 2022


Edital VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL GÊNERO ARTE E MEMÓRIA

 

21, 22 e 23 de novembro de 2022 - Centro de Artes/UFPel

 

 

Inscrições para comunicadores

 

 A participação é aberta para pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior.

Os alunos da graduação podem se inscrever como comunicadores em co-autoria com seus professores orientadores.


As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de novembro de 2022.

 

 

*As salas disponíveis para as apresentações contarão com equipamentos para exibição de imagens (o local de apresentação será divulgado posteriormente).


** Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, teremos uma sala para apresentações em modo remoto  (cronograma e link serão fornecidos posteriormente)

 

IMPORTANTE:

 

1.             Realizar a inscrição através da ficha disponibilizada.

2.             Enviar o artigo completo ou resumo expandido, em duas versões com identificação e sem autoria, indicando GT de preferência. 

3.            A avaliação será realizada pela Comissão Científica, no sistema duplo/cego.

4.            As comunicações orais receberão certificado referente a sua apresentação no Seminário, mais certificado por participação como ouvinte (comprovando frequência).

5.            Para que o artigo ou resumo expandido seja publicado nos anais é necessário que o trabalho tenha sido apresentado.

 

 

Normas para comunicação oral

 

As comunicações terão a duração máxima de 15 minutos.

 

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARTIGO

 

 a) O artigo completo deverá ser entregue em no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm.

b) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens: 

TÍTULO,AUTORES, AFILIAÇÕES, RESUMO, PALAVRAS- CHAVES (até 3)

 INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS.

 

c)      TÍTULO: O título (e subtítulo, se houver) deve aparecer logo no topo da página, centralizado, também em corpo 12, em caixa alta e grifado em negrito.

 

d)      AUTORES: Deixar espaçamento de uma linha abaixo do título, citando os nomes, com alinhamento centralizado e fonte Arial 12. Citar o nome de cada autor por extenso e todo em letra maiúscula, separando-os por ponto e vírgula (;). O nome de cada autor deverá ser identificado com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações (Ex.: PEREIRA, João Pedro1; SILVEIRA, Pedro2).

 

e)        RESUMO: De até 10 linhas, com espaço simples, corpo 11, com indicação de até 3 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula.


f)       TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte Arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e com fonte Arial, corpo 10.

 

g)      REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER; JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER; JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al., 2011)] e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT.


ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

 

a)      Os resumos expandidos de graduandos deverão ter co-autoria do professor orientador do trabalho.

b)      O resumo expandido deverá ter no mínimo 2 páginas e no máximo 5 páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm.

 c)         A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens: 

TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, RESUMO, PALAVRAS-CHAVES, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS.

 

d)      TÍTULO: O título (e subtítulo, se houver) deve aparecer logo no topo da página, centralizado, também em corpo 12, em caixa alta e grifado em negrito.

e)      AUTORES: Deixar espaçamento de uma linha abaixo do título, citando os nomes, com alinhamento centralizado e fonte Arial 12. Citar o nome de cada autor por extenso e todo em letra maiúscula, separando-os por ponto e vírgula (;). O nome de cada autor deverá ser identificado com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações (Ex.: PEREIRA, João Pedro1; SILVEIRA, Pedro2). 

f)        RESUMO: De até 10 linhas, com espaço simples, corpo 11, com indicação de até 3 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula. 

g)      TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte Arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e com fonte Arial, corpo 10. 

h)      REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER; JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER; JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al., 2011)] e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT.

 

Observações:

 

a)      Os trabalhos serão submetidos à verificação pela Comissão científica do evento, que observará se os arquivos estão de acordo com as normas deste regulamento e critérios de qualidade estabelecidos pelos coordenadores dos GT’s;

 

b)      As informações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores e co-autores;

 

c)       Os textos deverão contemplar as normas de formatação

 

d)      Ao encaminhar o texto, o autor estará autorizando à Comissão Organizadora do evento o direito de publicação.

 

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

8.1. Os trabalhos submetidos no prazo determinado serão avaliados individualmente pelo sistema duplo-cego, por pareceristas ad. doc., membros da Comissão Científica do VII SIGAM, que realizarão a análise em acordo com sua adequação, pertinência, relevância e a qualidade técnica do texto, bem como o atendimento ao cumprimento das normas da ABNT e ortografia vigente.

8.2. Cada trabalho será avaliado com base na estrutura, conteúdo do trabalho e referências do trabalho. A pontuação será atribuída pelos avaliadores, sendo: 1 = insatisfatório; 2 = razoável; 3 = satisfatório; 4 = muito bom; 5 = excelente. A pontuação de corte é 3 (mínima para aprovação).

obs.: Caso o trabalho não atenda ao escopo temático do eixo para o qual ele foi submetido, poderá haver sugestão de remanejamento. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Científica.

8.2.1. Estrutura, Conteúdo e Referências do Trabalho - Os(as) avaliadores(as) responderão aqui as seguintes perguntas: Os objetivos do artigo são claros? As ideias são desenvolvidas com fluência e coerência? O texto apresenta correção ortográfica e gramatical, além de adequação estilística? As imagens apresentadas estão devidamente organizadas com legendas? Os trabalhos referenciados ao longo do texto são pertinentes? Os trabalhos referenciados participam efetivamente da construção do conhecimento na pesquisa em questão?

Obs: Cabe aos autores, autoras, coautores e coautoras a responsabilidade pela formatação da versão final do trabalho, em PDF, a ser publicada nos Anais do VII SIGAM.

Nádia da Cruz Senna e Ursula Rosa da Silva


Edital EXPOSIÇÃO VII SIGAM 2022

Submissões encerradas!


Prorrogadas as inscrições até 07 de novembro


CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PARA A EXPOSIÇÃO DO VII SIGAM 


O VII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória  comunica que se encontram abertas, de 15 de setembro a 20 de outubro as inscrições para participar da Exposição que integra as atividades do evento, no Corredor 14, Pelotas, RS, Brasil, no período de 21 a 25 de novembro de 2022, com a finalidade de dar a ver poéticas que se instauram em torno de identidades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero, nas diferentes linguagens artísticas. A exposição pretende se constituir como um espaço para a fruição e mediação dessa produção artística emergente na região e no cenário internacional, que subverte normas e hegemonias para expandir subjetividades e afetos.


Regulamento:


Participação:

Poderão participar da seleção proponentes locais, regionais, nacionais e internacionais.

O VII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória fornecerá certificados de participação às/aos artistas / proponentes selecionadas/os/xs.


Inscrição:

Serão aceitas inscrições de até 03 (três) propostas por artista.

Para a seleção, poderão ser enviadas propostas de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, vídeo, performance, instalação, ação, interferência, ou qualquer linguagem que não comprometa a integridade física do espaço expositivo.

As inscrições deverão ser realizadas online no seguinte endereço eletrônico https://forms.gle/JPPgomTxHnosaGsW9


Deverão ser preenchidas no formulário corretamente as informações:

a) Minicurrículo das atividades artísticas, culturais e/ou de pesquisa.

b) Portfólio com imagens digitalizadas da(s) proposta(s), identificadas com o nome da/o/x autor(as/es/xs), título, ano de realização, técnica e dimensões.

c) Pequeno texto sobre cada obra, incluindo objetivo, justificativa e conceitos trabalhados.

d) Especificações de montagem 


Não serão aceitos CD’s, DVD’s ou quaisquer dispositivos físicos para a etapa de seleção.

As/os/xs proponentes serão notificadas/os sobre o recebimento da sua inscrição. Contudo, a/o/x proponente é responsável pelo adequado funcionamento do link e definição da(s) imagem(ns) durante o processo seletivo – apenas concorrerão as propostas que puderem ser adequadamente visualizadas pela Comissão.

Obriga-se às/os/xs proponentes destas modalidades fornecer equipamento especial, como laptops, monitores, telas, cabos, datashow ou eventuais equipamentos multimídias, que serão de inteira responsabilidade das/os autores proponentes, no transporte e, durante período de exposição (disponível no cronograma deste edital).


Seleção:

As obras serão avaliadas pela equipe curatorial, soberana em suas decisões, podendo ser selecionadas ou não.

Os trabalhos serão selecionados no período de 03 a 08 de novembro de 2022.

Os trabalhos aprovados pela Comissão terão seus/suas/sxs proponentes comunicados por correspondência eletrônica, no dia 08 de novembro de 2022. A lista das/dos/dxs artistas/proponentes selecionadas/os/xs será publicada no site do V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória.


Transporte dos trabalhos:

As/os/xs artistas deverão enviar os trabalhos selecionados durante o período de 09 de novembro a 14 de novembro de 2022, acompanhados de nota fiscal avulsa (se enviados por Transportadora). Os trabalhos deverão ser acondicionados em embalagens apropriadas, que possibilitem sua reutilização e garantam segurança no retorno.

As despesas de envio e retorno das obras correm por conta da/o proponente. As/os artistas se responsabilizam pela contratação da Transportadora e pelos custos de entrega e de retirada das obras.

Apenas durante o período indicado de 09 a 14 de novembro de 2022 serão recebidos os trabalhos. 

O VII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória fica isento de qualquer responsabilidade por eventuais danos ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e período de exposição.

Os trabalhos que não forem enviados durante o período discriminado, não poderão fazer parte do VII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória.

No caso de projetos de autoria coletiva, indicar um/a representante para que possa ser contatado/a quando for necessário.

As/os artistas selecionadas/os deverão retirar suas obras a partir do final do evento até o dia 30 de novembro de 2022.

As obras não retiradas dentro dos prazos indicados serão consideradas como abandonadas e o VII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória se reserva o direito de lhes dar o destino que julgar necessário.

A exposição acontecerá no espaço de arte Corredor 14. 


Envio e retirada das obras:  

As datas para o envio e retirada das obras, assim como o endereço, serão comunicadas via e-mail às/aos/axs artistas selecionadas/os/xs.


Exposição:

O período da exposição do V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória é de 21 a 25 de novembro de 2022.

O plano de exposição é de responsabilidade exclusiva da Curadoria.

A/o/x artista participante com trabalho de instalação ou interferência deverá se responsabilizar pela montagem da sua proposta, cabendo a ela/ele/x os custos do seu deslocamento: da passagem (ida/volta) no local da exposição, hospedagem e alimentação. O projeto gráfico do convite do evento será realizado pela Comissão Organizadora do VII SIGAM.

A organização do evento não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer às obras e equipes multimídia fornecidas pelas/os participantes selecionadas/os. Caso haja necessidade, a/o/x artista deverá providenciar seguro.

As imagens de todos os trabalhos selecionados poderão ser utilizadas livremente para fins de pesquisa ou de divulgação da Exposição ou das/os/xs artistas.

A/o/x artista, ao se inscrever, aceita as condições e os termos deste Edital. Casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora. A Comissão Julgadora é soberana e reserva-se o direito de não selecionar qualquer proposta.

Cronograma:

Inscrições: 15 de setembro a 07 de novembro de 2022.

Seleção de trabalhos: 08 de novembro de 2022.

Resultado da seleção: 08 de novembro de 2022.

Envio de trabalhos selecionados: 09 a 14 de novembro de 2022.

Abertura: 21 de novembro de 2022.

Encerramento: 25 de novembro de 2022

Retirada dos trabalhos selecionados: 25 a 30 de novembro de 2022


Comissão de Organização e Seleção

Thays Tonin

Julia Pema


Lançamento de livros

Submissões ENCERRADAS! 


LANÇAMENTO DE LIVROS

 

O lançamento de livros acontecerá na modalidade presencial.

As orientações gerais estão disponíveis abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: sigamufpel@gmail.com

Modalidade de lançamento: presencial.

Para  participantes inscritos no evento com obras lançadas no ano de 2021 até novembro de 2022.

Prazo para inscrição:  14/09/ a 10/11/2022.

Formato:  O lançamento presencial será realizado no dia 22/11, das 18 h às 19 h, no Centro de Artes da UFPel.

Não há taxa de adesão

Procedimentos para inscrição da Obra – lançamento presencial

Encaminhe e-mail para sigamufpel@gmail.com , com os seguintes dados:

1. Título da obra;

2. Autores;

3. Editora e ano de publicação;

4. Descrição de até 10 linhas do conteúdo da obra.

A quantidade de exemplares para o lançamento depende da expectativa de cada autor/a ou editora.

O transporte dos livros é de responsabilidade de autores/as ou editoras.

A comercialização das obras é de responsabilidade exclusiva de autores/as ou editora.

 

Nádia Senna e Ursula Rosa da Silva

Coordenação VII SIGAM

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes, Coordenadoras de GT, Mediadoras, Oficineiras

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Realização e Apoio


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}