Submissões encerradas
SUBMISSÕES PRORROGADAS
até 13 de novembro de 2022
Edital VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL GÊNERO ARTE E MEMÓRIA
21, 22 e 23 de novembro de 2022 - Centro de Artes/UFPel
Inscrições para comunicadores
A participação é aberta para pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior.
Os alunos da graduação podem se inscrever como comunicadores em co-autoria com seus professores orientadores.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de novembro de 2022.
*As salas disponíveis para as apresentações contarão com equipamentos para exibição de imagens (o local de apresentação será divulgado posteriormente).
** Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, teremos uma sala para apresentações em modo remoto (cronograma e link serão fornecidos posteriormente)
IMPORTANTE:
1. Realizar a inscrição através da ficha disponibilizada.
2. Enviar o artigo completo ou resumo expandido, em duas versões com identificação e sem autoria, indicando GT de preferência.
3. A avaliação será realizada pela Comissão Científica, no sistema duplo/cego.
4. As comunicações orais receberão certificado referente a sua apresentação no Seminário, mais certificado por participação como ouvinte (comprovando frequência).
5. Para que o artigo ou resumo expandido seja publicado nos anais é necessário que o trabalho tenha sido apresentado.
Normas para comunicação oral
As comunicações terão a duração máxima de 15 minutos.
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARTIGO
a) O artigo completo deverá ser entregue em no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm.
b) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens:
TÍTULO,AUTORES, AFILIAÇÕES, RESUMO, PALAVRAS- CHAVES (até 3)
INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS.
c) TÍTULO: O título (e subtítulo, se houver) deve aparecer logo no topo da página, centralizado, também em corpo 12, em caixa alta e grifado em negrito.
d) AUTORES: Deixar espaçamento de uma linha abaixo do título, citando os nomes, com alinhamento centralizado e fonte Arial 12. Citar o nome de cada autor por extenso e todo em letra maiúscula, separando-os por ponto e vírgula (;). O nome de cada autor deverá ser identificado com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações (Ex.: PEREIRA, João Pedro1; SILVEIRA, Pedro2).
e) RESUMO: De até 10 linhas, com espaço simples, corpo 11, com indicação de até 3 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula.
f) TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte Arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e com fonte Arial, corpo 10.
g) REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER; JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER; JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al., 2011)] e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT.
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
a) Os resumos expandidos de graduandos deverão
ter co-autoria do professor orientador do trabalho.
b) O
resumo expandido deverá ter no mínimo 2 páginas e no máximo 5 páginas, no
formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0
cm.
c)
A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens:
TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, RESUMO, PALAVRAS-CHAVES, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS.
d) TÍTULO:
O título (e subtítulo, se houver) deve aparecer logo no topo da página, centralizado, também em corpo 12, em caixa alta e grifado em negrito.
e) AUTORES:
Deixar espaçamento de uma linha abaixo do título, citando os nomes, com alinhamento centralizado e fonte Arial
12. Citar o nome de cada autor por extenso
e todo em letra maiúscula, separando-os por ponto e vírgula (;). O nome de cada autor deverá ser identificado com um
número sobrescrito em negrito de acordo com
as afiliações (Ex.: PEREIRA, João Pedro1; SILVEIRA, Pedro2).
f)
RESUMO: De até 10 linhas, com
espaço simples, corpo 11, com indicação de até 3 palavras-chaves, separadas por
ponto e vírgula.
g) TABELAS
E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no
corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão
ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte Arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas,
espaçamento simples e com fonte Arial, corpo
10.
h) REFERÊNCIAS:
As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER;
JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER;
JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al., 2011)] e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da
ABNT.
Observações:
a) Os trabalhos serão submetidos à verificação pela Comissão científica do evento, que observará se os arquivos estão de acordo com as normas deste regulamento e critérios de qualidade estabelecidos pelos coordenadores dos GT’s;
b) As informações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores e co-autores;
c) Os textos deverão contemplar as normas de formatação
d) Ao encaminhar o texto, o autor estará autorizando à Comissão Organizadora do evento o direito de publicação.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:
8.1. Os trabalhos submetidos no prazo determinado serão avaliados individualmente pelo sistema duplo-cego, por pareceristas ad. doc., membros da Comissão Científica do VII SIGAM, que realizarão a análise em acordo com sua adequação, pertinência, relevância e a qualidade técnica do texto, bem como o atendimento ao cumprimento das normas da ABNT e ortografia vigente.
8.2. Cada trabalho será avaliado com base na estrutura, conteúdo do trabalho e referências do trabalho. A pontuação será atribuída pelos avaliadores, sendo: 1 = insatisfatório; 2 = razoável; 3 = satisfatório; 4 = muito bom; 5 = excelente. A pontuação de corte é 3 (mínima para aprovação).
obs.: Caso o trabalho não atenda ao escopo temático do eixo para o qual ele foi submetido, poderá haver sugestão de remanejamento. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Científica.
8.2.1. Estrutura, Conteúdo e Referências do Trabalho - Os(as) avaliadores(as) responderão aqui as seguintes perguntas: Os objetivos do artigo são claros? As ideias são desenvolvidas com fluência e coerência? O texto apresenta correção ortográfica e gramatical, além de adequação estilística? As imagens apresentadas estão devidamente organizadas com legendas? Os trabalhos referenciados ao longo do texto são pertinentes? Os trabalhos referenciados participam efetivamente da construção do conhecimento na pesquisa em questão?
Obs: Cabe aos autores, autoras, coautores e coautoras a responsabilidade pela formatação da versão final do trabalho, em PDF, a ser publicada nos Anais do VII SIGAM.
Nádia da Cruz Senna e Ursula Rosa da Silva