O Ensino de História,
enquanto, campo de estudo, teve nas últimas décadas avançando de maneira considerável,
como preocupação de reflexão para os historiadores. Desta forma, produzir
História não se restringe mais em ir aos arquivos, mas também de pensar nas
questões referentes a produção e as formas de circulação do conhecimento
histórico, além de pensar os significados do que seria aprender História e como
os estudantes na educação básica e o público em geral constroem as concepções
sobre a História. Pensando nisto, o nosso simpósio pensará sobre questões
relativas à produção da história ensinada, procurando então pensar os impactos
que as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, produziram de forma geral, nestas quase
duas décadas de políticas públicas foram pensadas e incentivaram na produção de
material e incorporação de temas que antes, eram subrepresentados na
historiografia e, no ensino passaram a contar com cada vez mais espaço. Dito
isto, o nosso objetivo com este evento é colaborar, no sentido, de marcar a
importância destas leis na produção e reflexão do conhecimento histórico e do
seu ensino.