3.1 Adequação à temática do evento;
3.2 Adequação formal às regras de acordo ortográfico da língua portuguesa e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
3.3 Delimitação correta do problema, da hipótese;
3.4 Organização e estrutura do trabalho com desenvolvimento lógico, coerente e claro na exposição do tema;
3.5 Criatividade ou inovação na abordagem do tema ou na propositura de soluções.
4. Os trabalhos serão desclassificados se não estiverem de acordo com os critérios deste edital, em especial, quando:
4.1. Não forem encaminhados no prazo por meio da plataforma oficial do evento (even3);
4.2. Tiverem qualquer forma de identificação de autoria;
4.3. Apresentarem autores não graduandos, graduados e pós- graduandos stricto sensu e lato sensu em Direito ou áreas afins em instituições reconhecidas ou válidas pelo Ministério da Educação;
4.4. Nenhum dos autores do trabalho participar do evento;
4.5 Não forem promovidas as alterações sugeridas pelos avaliadores;
4.6 Não forem apresentados no evento, em dia e hora designados pela comissão organizadora;
4.7 Apresentarem indícios suficientes de desvio ético, como transcrição sem referências e construção de texto por inteligência artificial.
5. Do uso da Inteligência Artificial
5.1 É proibida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a escrita parcial ou total dos trabalhos enviados ao evento e, portanto, não é permitida a listagem de tais ferramentas como autoras ou coautoras.
5.2 Os autores e as autoras são inteiramente responsáveis pelo conteúdo e pela originalidade de seus resumos expandidos e artigos científicos, tendo em vista possíveis infrações éticas resultantes da utilização indevida de ferramentas de Inteligência Artificial para sua produção.
5.3 Excepcionalmente as ferramentas de Inteligência Artificial são permitidas para efetuar revisão gramatical e tradução de elementos pontuais dos manuscritos, desde que se verifique a confiabilidade da informação coletada.
5.4 São de inteira responsabilidade da autoria a revisão e a edição do material gerado pela ferramenta de Inteligência Artificial, tendo em vista a possibilidade de produção de produtos incorretos ou tendenciosos.
6. Para os alunos da graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie serão atribuídas horas, na modalidade pesquisa. Os resumos expandidos aprovados (em primeira e, eventualmente, após correção das ressalvas) e apresentados correspondem a 10 (dez) horas de pesquisa e os artigos aprovados (em primeira e, eventualmente, após correção das ressalvas) e apresentados correspondem a 30 (trinta) horas de pesquisa, nos termos do Ato da Diretora FDIr que regulamente as atividades complementares, haja vista o caráter nacional do evento.
7. Divulgação de resultados: até 22 de maio de 2025, pela plataforma do evento ou por e-mail dos participantes.
8. As apresentações ocorrerão no período vespertino dos dias do evento, em formato virtual, conforme divulgação oportuna.
9. É facultada à comissão organizadora, bem como aos presidentes das sessões de apresentação dos grupos de trabalhos o pedido de adequação do texto para publicação nos anais do evento.
10. Somente os trabalhos aprovados, apresentados no evento e, em sendo o caso, adequados nos termos da comissão avaliadora, serão aptos à composição dos anais.
Dúvidas sobre a submissão dos trabalhos acadêmicos? Entre em contato no e-mail paep.operacional@gmail.com
São Paulo, 18 de março de 2025
Comissão Organizadora do Simpósio de Direitos Sociais - Grupo de Pesquisa “Estado e Economia no Brasil”