A sétima edição do Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha - SBGGM será realizada na cidade de Vitória (ES), a convite do Laboratório de Geociências Marinhas - LaboGeo, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Assim, as cores escolhidas como identidade visual do evento foram o azul e rosa, as cores que compõem a bandeira do estado.
O Estado do Espírito Santo possui cerca de 400 Km de litoral onde se distribuem 14 municípios litorâneos que englobam 52% da população total. A geomorfologia submarina é marcada por uma plataforma continental estreita que se alarga na região norte, após a desembocadura do Rio Doce, dando início ao limite sul da plataforma de Abrolhos, e também pela presença da cadeia de montes submarinos Vitória-Trindade.
O mar capixaba é um recurso estratégico de grande potencial de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O setor de petróleo e gás natural offshore é um dos principais responsáveis pelo Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, sendo o primeiro estado a produzir na camada pré-sal. O estado possui um grande complexo portuário, tendo uma importante participação no comércio exterior do país, com destaque nos setores industrial, agropecuário e de serviços.
O tema central do VII SBGGM será “Geologia e Geofísica Marinha para um Oceano Sustentável” e visa abarcar múltiplas temáticas associadas ao estado da arte das ciências marinhas e suas contribuições em direção a um oceano produtivo e saudável, ou seja, a uma verdadeira economia azul.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora convida pesquisadores, estudantes, Empresas e Instituições a participarem da sétima edição do SBGGM, um evento já tradicional que vem conseguindo alcançar e conectar diferentes audiências, fomentando discussões entre representantes de setores relacionados à instituições de ensino e pesquisa, empresas que lidam com serviços e tecnologias associadas a ciências do mar e órgãos governamentais.
- Workshop de expedições em mar profundo.
De organização conjunta entre INPO e PGGM, a sessão irá abordar as expedições para estudos
multidisciplinares em Mar Profundo que acontecerão na Margem Continental Brasileira e bacia Oceânica
adjacente. O Navio Falkor (too) da Schmidt Ocean Institute estará executando projetos de pesquisas
aprovados por pesquisadores brasileiros, que irão investigar a biodiversidade, geodiversidade, habitats e
ecossistemas de mar profundo, trocas e dinâmica de C, processos ecológicos, sedimentares, biogeoquímicos
e oceanográficos em várias expedições. Além disso, uma parceria do INPO com a Fundação Ocean Quest
também irá promover uma expedição nos flancos de montes submarinos na cadeia de montes submarinhos
Vitória-Trindade (ES). Este Workshop reunirá os pesquisadores responsáveis e participantes dessas
expedições e possivelmente os gestores nacionais e internacionais que estarão envolvidos no desafio de um
programa de Mar Profundo sob a coordenação e apoio do INPO. É uma oportunidade de discutirmos o
presente e o futuro da pesquisa em Mar Profundo no Brasil e no Atlântico Sul.
- Sedimentação, geologia e geofísica marinha: dos processos às metodologias de análises.
Abordará dinâmica e processos sedimentares terrígenos e carbonáticos, além da caracterização geológica e sedimentológica nos ambientes marinhos e costeiros. A sessão abre espaço para exploração de metodologias empregadas na análise geofísica e geológica do fundo e sub-fundo marinho, bem como para a linha de costa. A sessão terá apresentações convidadas e apresentações selecionadas a partir da submissão de resumos, além da sessão de pôsteres.
- Variabilidade climática: Registro sedimentar e vulnerabilidade da zona costeira.
Englobará um espectro de pesquisas voltadas à investigação da influência dos fenômenos de variabilidade climática e flutuações do nível do mar no Atlântico Sul, através de múltiplas abordagens e em diferentes escalas temporais. A sessão terá apresentações convidadas e apresentações selecionadas a partir da submissão de resumos, além da sessão de pôsteres.
- Aplicação da inteligência artificial e novas tecnologias em geologia e geofísica marinha.
Apresentará pesquisas e desenvolvimento tecnológico associados desde a aquisição, passando por técnicas de processamento, análise e disseminação dos produtos. Os tópicos, apesar de não serem limitados a essa descrição, poderão cobrir temáticas relacionadas a hidrografia, utilização de veículos não-tripulados, novas geotecnologias de mapeamento e visualização, aplicação de técnicas de machine-learning para múltiplos propósitos no contexto da geologia e geofísica marinha, impactos e soluções baseadas no oceano. A sessão terá apresentações convidadas e apresentações selecionadas a partir da submissão de resumos, além da sessão de pôsteres.
- 5º Workshop de hidrografia portuária e petrolífera.
Abordará os avanços e desafios da hidrografia para os setores portuários e petrolíferos, incluindo energia eólica offshore. Serão discutidos temas como inovações em levantamentos hidrográficos, soluções para atividades de dragagens e gestão de riscos geológicos em áreas portuárias e petrolíferas. Nesse contexto, serão promovidos trabalhos e discussões que abordem soluções inovadoras, metodologias avançadas e experiências práticas relacionadas à hidrografia.
- Perfurações científicas na Margem Brasileira (INCT Atlântico).
A Sessão Perfurações Científicas na Margem Continental Brasileira é uma organização conjunta do PGGM com o INCT-Atlântico (Scientific Ocean Drilling Brazil). O INCT Atlântico nasce do grupo de pesquisadores que atuaram diretamente no IODP Brasil. A sessão visa apresentar e discutir a importância de perfurações cientificas na margem brasileira e trabalhos em andamento. Será discutido ainda o momento atual e a busca por parceiros nacionais e internacionais para perfurações científicas. O PGGM vem apoiando as ações do IODP Brasil desde o início, e no VII SBGGM será a primeira sessão em parceria com o INCT-Atlântico
O VII SBGGM contará com submissão de trabalhos para apresentações em pôster. A comissão científica definirá alguns trabalhos que serão convidados à apresentações orais!
Os melhores trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação serão premiados no VII SBGGM: Prêmio Lauro Júlio Calliari (pós-graduação) e Prêmio George Satander Sá Freire(graduação).
Todas as orientações necessárias para submissão de trabalhos para apresentação em formato pôster estão no documento abaixo:
CLIQUE AQUI E ACESSE O MODELO DE SUBMISSÃO
Período de submissão: de 15 de abril a 31 de agosto.
PRORROGAÇÃO: de 01 de setembro a 14 de setembro.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Alex Cardoso Bastos (UFES)
Profa. Dra. Débora Pimentel Diniz Santos (UFES)
Prof. Dr. Fabian Sá (UFES)
Prof. Dr. Marcelo Sperle Dias (UERJ)
Profa. Dra. Valéria da Silva Quaresma (UFES)
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Alex Cardoso Bastos (UFES)
Prof. Dr. Marcelo Sperle Dias (UERJ)
Profa. Dra. Valéria da Silva Quaresma (UFES)
MSc. Caroline Fontelles Ternes (PGGM)
CMG (RM1) Cesar Pimenta (IMS Consulting)
Dr. André Rosch Rodrigues (UFES)
Dra. Kerly Araújo Jardim (UFES)
Dr. Paulo Henrique Cetto (UFES)
Dr. Pedro Smith Menandro (UFES)
Dra. Tarcila Franco Menandro (UFES)
MSc. Fernanda Vedoato Vieira (UFES)
MSc. Jordan Syllas Saraiva Leite (UFES)
MSc. Lorena Ferreira Monteiro (UFES)
MSc. Mayara de Oliveira Bandeira (UFES)
Ana Laura Lopes Piol (UFES)
Janiele Monteiro (UFES)
Karen Marcelle Rosa de Lima (UFES)
Lívia Rodrigues Garcez (UFES)