O VII Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO) propõe, com base no tema “Comunicação e Universidades”, uma discussão ampla acerca do papel institucional das Universidades na sociedade contemporânea, com foco nos países da América Latina.
A proposta envolve o reconhecimento de que, perante um cenário de infodemia e de ataques às Universidades e à Educação, tais instituições precisam se pautar em ideais da comunicação pública e na construção de sua legitimidade, assumindo uma atuação estratégica não apenas como produtoras e difusoras de conhecimentos, mas também como articuladoras, mediadoras e catalizadoras de transformações e do desenvolvimento social.
Nesses termos, o objetivo é construir reflexões e práticas capazes de ressignificar a comunicação universitária a partir das interfaces entre a comunicação pública e a comunicação estratégica, abrindo tanto agendas de pesquisa para o campo da comunicação organizacional quanto possibilidades de diálogos entre gestores de comunicação, acadêmicos e a sociedade.
Para alcançar tal finalidade, o VII SICO foi pensado como evento de quatro dias promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Hologramas (Rede de Estudos em Comunicação, Organizações e Públicos na Perspectiva da Complexidade), e em parceria com a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e com o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O encontro contará com discussões científicas, ciclos de debate e apresentações de trabalhos, além de abarcar a programação de três eventos simultâneos: o II Congresso Latinoamericano de Mídias Universitárias, promovido pela AUGM, o X Encontro Gestores de Comunicação Universitária, promovido pelo COGECOM, e o VII Colóquio UFMG Universidade e Comunicação Pública entres os dia 24 e 28 de Novembro.