Engenharia de Produção e Manufatura Aditiva: Inovação nos Processos e na Cadeia de Valor
A integração entre Engenharia de Produção e Manufatura Aditiva representa uma fronteira estratégica para a inovação industrial, promovendo a reconfiguração de processos produtivos, modelos de negócio e cadeias logísticas. Esta temática abrange o estudo de metodologias de produção enxuta, customização em massa, otimização de recursos e sustentabilidade, aplicadas ao contexto da fabricação aditiva (impressão 3D) de componentes metálicos, poliméricos e cerâmicos. Ao explorar a digitalização do chão de fábrica, o desenvolvimento de novos fluxos de produção e a gestão da variabilidade e dos custos, esta área convida pesquisadores, estudantes e profissionais a discutirem soluções tecnológicas e estratégias gerenciais para um futuro industrial mais ágil, flexível e sustentável.
Ensino de Engenharia e Ciências da Natureza
Esta área visa abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem de Ciências e Engenharias como: metodologias ativas, avaliação da aprendizagem, uso de tecnologias na educação e os novos paradigmas educacionais em Ciências e Engenharias. Além de promover o intercâmbio de experiências entre estudantes e profissionais e a reflexão sobre as diferentes formas de educar.
Materiais Cerâmicos
Esta área tem por objetivo a síntese, processamento, desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos, bem como o estudo das suas propriedades. Abrangendo as seguintes áreas: cerâmica vermelha e branca, materiais de revestimento, materiais refratários, isolantes térmicos, corantes, abrasivos, cimento e cal, vidros e vitrocerâmicos, cerâmica avançada, biocerâmicas, arte cerâmica, cerâmica eletrônica, cerâmica magnética, cerâmica nuclear, compósitos de matriz cerâmica e micro e nanotecnologia cerâmica.
Materiais e Termociências
Esta área está direcionada para pesquisas que englobam atividades experimentais voltadas para o estudo de problemas de caráter fundamental e aplicação envolvendo energia, meio ambiente e escoamento de fluidos, estudos do comportamento reológico dos materiais (a nível teórico e experimental), análise de materiais não convencionais como fluidos viscoplásticos e viscoelásticos, pesquisas envolvendo a poluição ambiental e aspectos fundamentais e aplicados envolvendo transferência de calor e massa, sistemas de aquecimento e refrigeração.
Materiais Metálicos
Esta área de metalurgia busca através de pesquisas experimentais e/ou teóricas desenvolver e/ou aperfeiçoar ligas e superligas metálicas com o intuito de melhorar suas características, propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, bem como o estudo e desenvolvimento de compósitos em associação com outros materiais, além do desenvolvimento de recursos para torná-los mais sustentáveis em diversas aplicações, ensaios envolvendo eletrodeposição, corrosão e uso de inibidores para proteção de materiais metálicos.
Materiais Poliméricos, Compósitos, Nanoparticulas e Afins
Esta área temática engloba estudos de síntese, processamento, desenvolvimento, aplicação e caracterização de materiais poliméricos, bem como, o estudo das suas propriedades. Abrangendo materiais como termoplásticos, termorrígidos, elastômeros, blendas, compósitos, assim como, atividades que envolvam extração, modificação ou purificação de polímeros naturais e/ou nanoestruturas, desde o desenvolvimento, caracterização e aplicação, em pesquisas experimentais e/ou teóricas.
Materiais, Energia e Meio Ambiente
Esta área tem como foco o desenvolvimento, aplicação e análise de materiais que contribuam para a sustentabilidade ambiental e eficiência energética. Engloba estudos voltados à produção limpa, reaproveitamento de resíduos, ciclo de vida de materiais, tecnologias para redução de impactos ambientais e soluções baseadas em materiais para desafios ambientais contemporâneos. As abordagens podem envolver análises experimentais, simulações, caracterizações físico-químicas, desenvolvimento de novos materiais ou adaptações de materiais convencionais para usos mais sustentáveis. A área busca incentivar contribuições científicas que promovam a integração entre ciência dos materiais, transição energética e preservação ambiental.
Simulação de Processos e Fenômenos
A área de Simulação de Processos e Fenômenos tem como objetivo simular, prever condições operacionais, emular processos de transformação, realizar experimentos analíticos ou experimentais, numéricos e/ou práticos. Os recursos utilizados podem envolver equipamentos de análise laboratorial, softwares, desenvolvimento de códigos para simulação, com o intuito de entender e melhorar fenômenos e processos. Aplicam-se desde simulação computacional e experimentação prática controlada com a aplicação em fenômenos relacionados à metalurgia e materiais incluindo diferentes linhas de pesquisa. A área de Simulação de Processos e Fenômenos possibilita abrir espaço para as contribuições científicas de estudos que vem avançando nesta temática de predição de resultados.
Apoio
Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG)
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPi)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) - Proc. SEI nº 260003/002553/2025




Organização
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM)
Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (VMT)
Liga Acadêmica de Materiais (LAMat)
Projeto de Extensão Meninas Curiosas


Promoção
Universidade Federal Fluminense (UFF)
