Todo ano, desde 2017, realizamos o nosso Seminário anualmente. Nos últimos 3 anos (2020, 2021, 2022) ele foi virtual.
Sempre congregamos pesquisadores de todo o país e até de outros países, dos mais diversos programas de pós-graduação, além de professores do ensino básico e graduandos interessados na temática. Está na hora de sairmos das plataformas on line e vivenciarmos este encontro. Nosso público esperado para VII Seminário é constituído por
- Professores da Educação Básica – Entendemos que possibilitamos uma interlocução com a área e discurso acadêmico. Neste sentido, as discussões do evento tocam diretamente o fazer do professor em outros tempos, problematizando as práticas atuais de ensino de Matemática.
- Licenciandos e Iniciação Científica – Entendemos que o contato com pesquisas desde o início da graduação pode propiciar uma formação mais abrangente e problematizadora. No GPEP já participam estudantes de IC e da graduação em Matemática da UFRN ou mesmo de Pedagogia. Importante dar visibilidade a isso e ampliar esse público.
- Pesquisadores em formação nos níveis de mestrado e doutorado - Para estes o GPEP, por meio do Seminário, se coloca como uma oportunidade ímpar. É significativa a experiência de organizar um evento, o que permite que eles entrem em contato com pesquisadores experientes e outros pesquisadores em formação, que tomem contato com abordagens e perspectivas epistemológicas diversificadas dentro do campo da HEM, ampliando a visão sobre o campo científico em que se inserem. Para os mestrandos e doutorandos de outras instituições, esse contato com pesquisadores experientes é também salutar, bem como é essencial para sua formação o debate e a divulgação de pesquisas, principalmente no GT.
- Pesquisadores – Intuito de partilhar os resultados de investigações isoladas e, principalmente, de projetos de grande abrangência, que envolvem uma diversidade de trabalhos e temas. Neste sentido, as discussões ocorridas no evento possibilitam, além da troca de informações, o norteamento de práticas, à medida que tais pesquisas e resultados possibilitam reflexões sobre posições epistemológicas, metodologias ou objetos de estudo.
Palavras-Chave:
pesquisa, ensino, matemática