VII Seminário Circuito de Leitura: Mediação de leitura e Contação de histórias na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e possibilidades na Educação Básica

VII Seminário Circuito de Leitura: Mediação de leitura e Contação de histórias na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e possibilidades na Educação Básica

online Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPA - Belém - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o evento

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2026, a Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco do VII Seminário Circuito de Leitura, promovido pelo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes. Este evento convida profissionais, estudantes, pesquisadores e ativistas sociais para uma imersão nas práticas de mediação de leitura e contação de histórias, na perspectiva da Educação Inclusiva, com foco nos desafios e possibilidades na Educação Básica.

Com uma programação diversificada, o seminário oferecerá conferências, palestras, mesas-redondas, comunicações, pôsteres e oficinas que fomentam reflexões sobre a leitura em diferentes contextos sociais, como escolas, bibliotecas, comunidades tradicionais, hospitais e outros espaços que compõem a realidade cotidiana de muitos sujeitos. Os debates visam articular práticas de leitura, oralidade e escrita, enfatizando os saberes.

O seminário se consolida como um espaço de diálogo e construção de saberes, reafirmando o compromisso de conectar ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o fortalecimento da educação no Norte do Brasil.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

Historicidade do evento

Seminário Circuito de Leitura, promovido pelo Programa Conexões de Saberes (PCS/UFPA/NEB), teve sua primeira edição em 2015, em Belém do Pará, com o tema “Literatura Regional e Universal: a leitura na formação do cidadão”. Desde então, o evento tem consolidado seu papel como um espaço de discussão e reflexão sobre a mediação de leitura e a contação de histórias, conectando professores da educação básica, comunidades populares, povos tradicionais e territórios quilombolas.

Em seus mais de nove anos de existência, o Seminário já realizou cinco edições, reunindo cerca de 3.000 participantes inscritos ao longo de sua trajetória. Com uma ampla diversidade de trabalhos apresentados, o evento promoveu intensos debates em torno de temas como mediação de leitura, direitos humanos, infâncias e adolescências, políticas públicas e processos organizativos.

Após sua primeira edição em 2015, o II Seminário aconteceu em 2017, seguido do III em 2018, o IV em 2019 e o V em 2023, sempre reafirmando o compromisso com a valorização da leitura como ferramenta de transformação social e formação cidadã. Em 2025, ocorreu o VI Seminário Circuito de Leitura, dá continuidade a essa trajetória, fortalecendo os diálogos sobre a leitura no Brasil, especialmente no contexto amazônico. O VII Seminário Circuito de Leitura visa debater na perspectiva da educação inclusiva: Desafios e possibilidades na educação básica.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}