O Programa DHIDAM, com muita alegria e satisfação, realiza a VII Semana Ser Negro no Marajó, tendo como tema central de debate as histórias das sujeitas e sujeitos que constroem e reconstroem as histórias e o território marajoara. Como de praxe realizaremos uma semana com ações articuladas a serem realizadas em diferentes espaços e instituições na intenção de contemplar mulheres, homens, crianças e adolescentes que se fazem presentes na Universidade, nas escolas públicas e nos Centros de Referência de Assistência Social de Breves e o municípios como Cametá, Igarapé-Miri, Portel e Melgaço.
As nossas ações se apresentam como encontros dialógicos que visam fortalecer a população marajoara a partir de uma abordagem interdisciplinar, visando o necessário e urgente diálogo do Serviço Social com as demais áreas do conhecimento para refletir sobre a história e o território dos sujeitos marajoaras e assim fortalecer e promover ações e políticas antirracistas numa cidade que possui 80% da sua população negra.
Neste ano, com muito empenho, estamos fazendo chamadas para apresentação de trabalhos por meio de duas modalidades: I) Resumos Expandidos e II) Atividades Externas. Tais propostas devem se encaixar nos seguintes grupos de trabalho:
1.Direitos Humanos e Infâncias de Territórios Periféricos, Tradicionais e Originários. `
2. Povos e comunidades tradicionais no enfrentamento do racismo ambiental.
3. Serviço Social, desobediência epistêmica e epistemologias negras e indígenas
4. Políticas Públicas, Direito do Idoso e Mulheres na Amazônia.
5. Corpos de direitos: gênero e sexualidade descolonizadas
6. Políticas Afirmativas e Políticas “outras” de Combate ao Racismo
As propostas das atividades externas devem seguir este modelo de template e para os resumos expandidos estes. As submissões devem ser enviadas até dia 15 de outubro de 2023, para o e-mail: sernegronomarajo@gmail.com.
.
A comunidade acadêmica e a comunidade brevense e amazônida como um todo estão convidadas a contribuírem e a participar do fortalecimento do nosso SER NEGRO NO MARAJÓ!!