Neste ano, comemoram-se os 180 anos da chegada da fotografia a Minas Gerais, com o primeiro registro da daguerreotipia em Ouro Preto, anunciado no jornal O Recreador Mineiro em 1845. Aproveitando esse marco temporal, está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa, financiado pela FAPEMIG, que propõe uma série de ações voltadas à preservação, pesquisa e difusão da história da fotografia no estado e no Brasil, com a participação da equipe do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, docentes e discentes da UFVJM, UFOP e UFJF.
Entre os dias 06 e 13 de junho, será realizado o seminário 180 anos da chegada da fotografia a Minas Gerais e a VII Semana de História, um evento itinerante nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, com uma programação que inclui mesas-redondas, oficinas e minicursos. A proposta é reunir pesquisadores, estudantes e o público interessado para refletir sobre as práticas fotográficas e os contextos sociais e políticos do século XIX em Minas Gerais.
O seminário também estará integrado à programação oficial da 9ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que ocorrerá entre os dias 09 e 13 de junho. Com isso, a VII Semana de História irá ampliar seu alcance ao participar de uma mobilização nacional em torno da valorização dos arquivos e da difusão do patrimônio documental brasileiro.
A iniciativa busca não apenas valorizar e preservar a memória fotográfica da região, mas também incentivar novas pesquisas e abordagens sobre a história de Minas Gerais a partir da imagem fotográfica.