VII Jornada de Pesquisadores de Recepção: rupturas e continuidades

VII Jornada de Pesquisadores de Recepção: rupturas e continuidades

presencial Universidade Federal de Santa Maria. Auditório do CCSH, 2º andar, Prédio 74C, Campus Santa Maria - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Sobre o evento

A Jornada de Pesquisadores de Recepção é um tradicional evento dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, organizado desde 2012. Desde sua sexta edição, tem ampliado seu escopo de abrangência e consolida-se como evento científico nacional, aberto ao diálogo com pesquisadores de outros cenários nacionais e mesmo internacionais dedicados a esta problemática.

O evento tem como objetivo propiciar um espaço de interlocução sobre aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e empíricos inerentes ao campo de estudos reconhecido como estudos de recepção midiática. Procura discutir sobre estudos (monografias, dissertações, teses, projetos de pesquisa) em desenvolvimento ou recentemente concluídos, além de refletir sobre os desafios contemporâneos e futuros do campo.

A sétima edição da Jornada visa abordar as tecnologias digitais e os processos de plataformização em seus entrelaçamentos com a problemática da recepção da mídia. Com isso, objetiva-se constituir um fórum qualificado para problematizar o lócus de análise da recepção como potente para refletir sobre as vivências com os meios de comunicação, as transformações na vida democrática e as reconfigurações das práticas de produção e de consumos.

É destinado para professores, pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação e graduação que tenham afinidade com os debates inerentes aos estudos de recepção midiática.

O evento é realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. 

Programação preliminar

PRIMEIRO DIA - 20 de agosto de 2025

14h - 17h
📢 Oficinas: 

➡ Pensar os Relatos Biográficos na Pesquisa de Recepção 
Nesta oficina, será apresentada uma introdução à metodologia dos relatos biográficos, a diferenciando da história de vida, com foco na escuta ativa, na empatia e na escrita reflexiva. A atividade inclui exposição teórica e exercícios práticos em que os participantes serão convidados a recuperar memórias pessoais e relacioná-las aos seus temas de pesquisa. 
Ministrante: Simone Munir Dahleh é Mestre e Doutora pela UFSM, com bolsa CAPES. Atualmente é professora substituta no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. É pesquisadora do MIGRAIDH/CSVM e integrante de grupos de pesquisa sobre mídia, migração e identidades. Sua tese foi premiada no Prêmio Compós 2025. 
Local e horário: em breve... 

➡ Posturas Possíveis para Pesquisar-junto de Pessoas com Deficiência
Como pesquisar com — e não apenas sobre — pessoas com deficiência? Esta oficina convida à reflexão sobre metodologias anticapacitistas, a partir da experiência do ministrante com pesquisas colaborativas. Serão discutidas estratégias de escuta, afeto e diálogo, com foco na construção de percursos éticos e artesanais na pesquisa.
Ministrante: Felipe Collar Berni é professor e coordenador do curso de Jornalismo da UFRR. Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), mestre em Jornalismo (UEPG), graduado em Comunicação e Multimeios (UEM) e Jornalismo (Unifamma). É pesquisador do Processocom, da Rede AMLAT e do GEMIDI. Atua com foco em cidadanias comunicativas junto de pessoas com deficiência. 
Local e horário: em breve... 

 Como a comunicação pode fortalecer a cidadania em territórios da Reforma Agrária?
A oficina propõe reflexões críticas sobre práticas comunicacionais para a reforma agrária, baseadas na experiência dos ministrantes com a comunicação pública neste contexto.
Você vai: 
🔸 Compreender a importância da comunicação estratégica no contexto da reforma agrária 
🔸 Identificar o cenário da reforma agrária e suas vinculações com a cidadania 
🔸 Analisar casos práticos e enfrentar desafios como a infraestrutura e as narrativas hegemônicas 
🔸 Refletir sobre o papel do comunicador/pesquisador nesse cenário

Ministrantes: Lívia Saggin é jornalista, mestra e doutora em Comunicação. Suas pesquisas abordam a temática da cidadania comunicativa. Tem experiência na docência, gestão da comunicação e comunicação pública.
João Davi Martins é publicitário e mestrando em Comunicação no Poscom UFSM. Têm experiência com produção gráfica e audiovisual e também já trabalhou com comunicação publica.
Local e horário: em breve... 

 Design de Prompts Aplicado em Estudos de Circulação e Recepção
A oficina apresenta os fundamentos do prompt design aplicado à pesquisa em Comunicação. Propõe demonstrar possibilidades de uso de modelos de linguagem (como ChatGPT, Gemini e DeepSeek) para extração, simulação e análise de padrões comunicacionais em estudos de comunicação e recepção.  Durante a atividade, serão realizados exercícios guiados, análise de casos e debate crítico sobre os limites éticos e epistêmicos do uso da IA generativa na pesquisa em Comunicação. 
Ministrante: Raquel Lobão Evangelista é professora adjunta no Departamento de Jornalismo da UERJ e colaboradora no PPGCOM/UERJ. Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho/UnB), com pós-doutorado na UERJ. Investiga aplicações de IA generativa em pesquisas de recepção. Atuou como jornalista, coordenadora de comunicação no terceiro setor na Europa e parecerista de projetos culturais. É também avaliadora de cursos e elaboradora de itens do ENADE (INEP).
Local e horário: em breve... 

SEGUNDO DIA - 21 de agosto de 2025

8hCredenciamento
8h30
Mesa 1: "Transformações teóricas no campo da recepção no contexto contemporâneo"
Objetivo: a mesa tem por objetivo tematizar as transformações nas práticas socioculturais de recepção, consumo, usos e apropriações da mídia. Nesse contexto, problematiza os legados epistemológicos e teóricos da área e suas rupturas e continuidades para a compreensão das audiências. São bem-vindas explorações teóricas e interfaces empíricas que articulem aportes dos estudos culturais latino-americanos com outras perspectivas teóricas, bem como discussões sobre as potencialidades da área para fazer frente a complexidade atual das apropriações que os sujeitos realizam de meios e dispositivos.
Painelistas:
Nilda Jacks (UFRGS)
- Kerley Winques (UFJF), por videoconferência
10h15
Coffee Break
10h30
Mesa 2: "Os estudos de recepção, relações de poder e marcadores sociais da diferença: recuperando um debate"
Objetivo: A mesa 4 visa resgatar a contribuição dos estudos de recepção à discussão sobre as diversidades e interseccionalidades no campo comunicacional. Tematiza a vocação política da vertente e problematiza as potencialidades de exploração a partir dos contextos empíricos concretos.
Painelistas:
- Guilherme Libardi (UFSCAR)
- Felipe Berni (UFRR)
14h às 18h
Grupos de trabalho (GTs)
Objetivo: O espaço dos GTs tem como objetivo refletir sobre diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção a partir da discussão de resultados de estudos empíricos de pesquisas na área desenvolvidos nos Programas de Pós- Graduação em Comunicação.
Após a apreciação dos resumos, os trabalhos serão agrupados pelo Comitê Científico por temáticas afins

18h30Abertura oficial integrada ao lançamento das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM
19hConferência de Abertura - Rupturas e Continuidades
"Transformações nos estudos dos processos de recepção e usos no contexto das plataformas digitais”
Conferencista: Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP), por videoconferência
"Soberanías coolturales y ciudadanías celebrities para pensar las audiencias"
Conferencista: Omar Rincon (Universidad de los Andes/ Colômbia)

TERCEIRO DIA - 22 de agosto de 2025

8h30
Mesa 3: “Perspectivas teóricas contemporâneas para o estudo da recepção”
Objetivo: A mesa tem como objetivo discutir as abordagens dos estudos de recepção e de consumo no âmbito das teorias e das práticas de pesquisa no marco das pesquisas em comunicação na América Latina e Brasil. Nessa perspectiva, os painelistas são convidados a abordar a abrangência, a adequação conceitual e os desafios empíricos dessas perspectivas de estudo e a tratar sobre a sua inserção nas práticas de pesquisa e no ensino das teorias, considerando as transformações sociotécnicas contemporâneas. 
Painelistas:
- Pablo Moreno Fernandes (PUC-MG)
- Veneza Ronsini (UFRGS)
10h15
Coffee Break
10h30
Mesa 4 - “Perspectivas metodológicas contemporâneas para o estudo da recepção”
Objetivo: A mesa tem como objetivo refletir sobre enfoques teórico-metodológicos (uso e exploração das abordagens qualitativas e quantitativas) para os estudos de recepção. Nessa perspectiva, os painelistas são convidados a traçar os desafios teórico- metodológicos para as investigações no contexto atual dos estudos em Comunicação. Os painelistas são desafiados a discutir sobre os desafios, especialmente metodológicos, que devem ser enfrentados pelos pesquisadores nos contextos da sociedade em rede e da convergência tecnológica.
Painelistas:
- Angela Felippi (UNISC)
-  Jiani Bonin (Unisinos)
- Valquíria John (UFPR)
14h às 18h
Grupos de trabalho (GTs)
Objetivo: O espaço dos GTs tem como objetivo refletir sobre diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção a partir da discussão de resultados de estudos empíricos de pesquisas na área desenvolvidos nos Programas de Pós- Graduação em Comunicação.
Após a apreciação dos resumos, os trabalhos serão agrupados pelo Comitê Científico por temáticas afins

Inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalhos

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões - Apresentadores

Programação dos grupos de trabalhos disponível neste link.

Convidamos estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores, pesquisadores e demais interessados em participar e contribuir para essa discussão, enviando seus trabalhos conforme cronograma e as normas propostas a seguir:

Publicação da chamada de trabalhos25/05/2025

Período de inscrições no evento

25/05/2025 a 10/08/2025

Período de submissão de trabalhos

25/05/2025 a 04/07/2025

Período de avaliação pelo comitê científico e pareceristas ad hoc

25/06/2025 a 15/07/2025

Divulgação dos trabalhos aprovados

Até 15/07/2025

Divulgação da programação dos GTs

Até 15/07/2025

a) Apresentadores, as submissões de trabalhos podem ser feitas de 25/05/2025 a 04/07/2025, por meio de inscrição e envio de arquivo em formato PDF pelo formulário neste link.
b) São aceitos trabalhos originais e inéditos, no formato de resumo expandido, de até cinco páginas, conforme especificações do template do evento
c) São aceitos trabalhos em coautoria com até quatro pesquisadores, sendo obrigatória a inscrição, pelo menos, do autor principal para apresentação do trabalho durante o evento. 
d) Cada autor pode submeter até dois trabalhos, sendo um em autoria principal e outro em coautoria. 
e) Os trabalhos deverão abordar aspectos epistemológicos, teóricos e/ou metodológicos, além de discussão de resultados de pesquisas empíricas de recepção midiática, em suas diversas  abordagens, tais como: mídia e mediações socioculturais; usos e apropriações da mídia; consumo cultural e midiático; interrelações entre popular, massivo e midiático; interpretação e produção de sentidos a partir das mídias; recepção midiática, consumo e cidadania; recepção e marcadores sociais da diferença; transformações na esfera da recepção associadas a fenômenos de digitalização, plataformização e convergência midiática; entre outras.
f) Na submissão, serão encaminhados dois arquivos, um com registro e autoria e outro anônimo, de modo a garantir a avaliação cega pelos pareceristas
g) Os trabalhos serão avaliados pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, podendo ser recusados, aprovados com alterações ou aprovados. 
h) Os trabalhos aprovados serão organizados em grupos temáticos que permitam articular aproximações entre as abordagens teórico-metodológicas, bem como de objetos de pesquisa.
i) Os Anais da VII Jornada de Pesquisadores de Recepção serão publicados no site da Jornada, em até três meses depois do evento. 
j) Dúvidas quanto à chamada de trabalhos podem ser enviadas para a organização do evento, no e-mail jornada2025@ufsm.br.

Convidadas e convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comitê científico

Daniela Maria Schmitz (UFRGS) 

Elisa Reinhardt Piedras (UFRGS)

Laura Wottrich (UFSM)

Liliane Dutra Brignol (UFSM)

Lirian Sifuentes Dos Santos (UFRGS)

Milena Freire De Oliveira Cruz (UFSM)

Nilda Aparecida Jacks (UFRGS)

Sandra Dalcul Depexe (UFSM)

Viviane Borelli (UFSM)

Veneza Ronsini (UFRGS)

Comitê científico prévio, a ser ampliado e atualizado.

Local do Evento

Hotéis parceiros

Segue abaixo uma lista de hospedagens que recomendamos, com possibilidade de desconto mediante apresentação de credencial do evento (o que deve ser tratado diretamente com a hospedagem escolhida).



CAMOBI



SiteHotel Chave de Ouro

LocalizaçãoRSC-287, 7746 - Camobi



Site: Pousada Bisognin

Localização: Av. Pref. Evandro Behr, 7995 - Camobi



CENTRO

Hotéis Dom Rafael

Site: Hotel Dom Rafael

Localização: Avenida Rio Branco, 228 - Centro



Site: Hotel Morotin

Localização: Rua Ângelo Uglione, 1629 - Centro



Site: Itaimbé Palace Hotel

Localização: Rua Venâncio Aires, 2741 - Centro



Site: Hotel Paraíso

Localização: Rua Venâncio Aires 1585 - Centro



Site: Hotel Appel

Localização: Rua Appel, 509 - Centro



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}