A VII Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro convida pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação a participarem de mais uma edição dedicada à história e à historiografia do cinema no Brasil. Este ano o evento será realizado no Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF), nos dias 22 a 24 de outubro de 2025, pelo Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual.
Consolidada como um espaço de referência, a Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro vem promovendo o encontro entre diferentes gerações de estudiosos e incentivando a circulação de pesquisas em andamento, através da discussão de recortes, metodologias e abordagens ainda pouco explorados sobre a história da atividade cinematográfica no país.
Em sua sétima edição, a Jornada apresenta o tema “Lugares da política na historiografia do cinema brasileiro”. Além de interrogar como a história do cinema brasileiro vem sendo escrita ao longo dos anos, interessa particularmente a esta edição da Jornada discutir de que maneira essa história vem sendo marcada, determinada ou questionada pela política. Por “historiografia” entende-se tanto a escrita dos acontecimentos ao longo do tempo (a “história-discurso”), como a história dessa escrita, isto é, a “história da historiografia”. Em relação à política, objetiva-se questionar como os seus múltiplos aspectos representacionais, institucionais e ideológicos informam e definem os campos de disputa na história do cinema brasileiro. Que posicionamentos políticos impactaram e vêm impactando a forma como as histórias sobre a atividade cinematográfica no país estão sendo construídas? Em que medida a escolha de objetos, metodologias e recortes configura variadas dimensões políticas da escrita da história do cinema brasileiro? Como a situação desfavorável de um mercado ocupado pelo produto estrangeiro e as relações complexas e contraditórias entre o cinema e o Estado definem a forma como a produção, a distribuição, a exibição e a crítica têm suas histórias contadas ou silenciadas? Quais as repercussões de diferentes cenários políticos nas práticas de preservação audiovisual? E qual é o papel das universidades nesse processo de conservação ou de revisão historiográfica em curso?
Incentivamos que as propostas abordem o eixo temático da VII Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, mas também serão aceitos trabalhos que contemplem outros aspectos da história do cinema no país. Nos dois casos, a Jornada tem especial interesse nos seguintes tópicos:
● Relações e estratégias de produção, distribuição e exibição
● Questões estéticas, étnico-raciais e de gênero em perspectiva histórica
● Diálogos transnacionais
● A atividade cinematográfica e o Estado
● Preservação audiovisual
● Ensino da história do cinema e audiovisual brasileiros
● Metodologia de pesquisa em arquivos
● Relações entre mídias e práticas culturais
● Questões tecnológicas
● Releituras historiográficas
A VII Jornada será dividida em dois momentos: no dia 22/10/2025, quarta-feira (tarde e noite), ocorrerá a abertura da VII Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro e do VII Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro. Nos dias 23 e 24/10/2025, quinta e sexta-feira (manhã e tarde), ocorrerão as apresentações de comunicações, com mesas compostas por três participantes cada uma. O tempo de apresentação para cada comunicação é de no máximo 20 minutos. Não haverá mesas paralelas.
Para efetivar a participação, os proponentes aprovados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 (pesquisadores e docentes) e de R$ 45,00 (estudantes). O pagamento da taxa de inscrição estará disponível no site após a divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos submetidos, ou seja, a partir do dia 01/09/2025.
Formatação da proposta
· Nome do proponente;
· Instituição de origem;
· Minibiografia (até 500 caracteres com espaço);
· Título do trabalho;
· Palavras-chave (três);
· Resumo (até 1.000 caracteres com espaço);
· Resumo expandido (até 3.000 caracteres com espaço);
· Bibliografia Básica (até 1.000 caracteres com espaço);
Propostas que não respeitem a formatação indicada, incluindo o número máximo de caracteres, serão desconsideradas.
Cronograma
1. Envio das propostas: até 14 de julho de 2025
2. Informe dos aceites: até 30 de agosto de 2025.
3. Realização da Jornada: 22 a 24 de outubro de 2025.
Comitê Organizador: Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar), Luís Alberto Rocha Melo (UFJF) e Rafael de Luna Freire (UFF).
Realização: Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual (UFJF); Grupo de Pesquisa Cinemídia (UFSCar); Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF).
Apoio: Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da UFJF; Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF; Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS-Universidade Federal de São Carlos).
Mais informações no site: VII Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro