Descritores
Áreas Temáticas

ÁREAS TEMÁTICAS
COMUNICAÇÃO ORAL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
OFICINAS E MINICURSOS
1. FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA), que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores, que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.
2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e formas de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e forma de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.
3. ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiências que envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
5. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
6. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor: Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam a utilização das tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam a utilização das tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.
7. PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA - EPT (PROEJA)
(apenas para Comunicação Oral)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (PROEJA) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os estudantes em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os estudantes da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.




PROPOSTAS RESULTANTE DAS SESSÕES TEMÁTICAS E PLENÁRIA FINAL
1) ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)
I - Incentivar a aproximação aos movimentos sociais que defendem os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras;
II - Promover o debate político para que os currículos da EJA-EPT (PROEJA) incorporem tempos apropriados e calendários escolares condizentes com a condição de trabalho dos e das estudantes da EJA;
III - Dialogar com as comunidades para que sejam contemplados os arranjos produtivos locais e aspectos socioeconômicos na escolha de eixos tecnológicos que fundamentam a oferta de cursos da EJA-EPT (PROEJA);
IV - Pleitear uma política pública de Estado que esteja vinculada a investimentos perenes para a oferta regular de cursos EJA-EPT (PROEJA) integrados;
V - Fomentar a formação de gestores/gestoras e servidores/servidoras, organizando coletivos institucionais que possam apoiar a EJA-EPT (PROEJA) em diferentes processos: comunicação, acolhimento, assistência, busca ativa, entre outros;
VI - Implementar uma política institucional para garantia de uma infraestrutura de acolhimento e suporte aos filhos e filhas dos e das estudantes da EJA-EPT (PROEJA);
VII - Conhecer o perfil estudantil e ter amplo diálogo, com escuta atenciosa sobre suas reais condições de vida, necessidades e expectativas acerca da formação na EJA-EPT (PROEJA);
VIII - Repensar e incentivar a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, fundamentada em referenciais e experiências voltadas para o exercício profissional e o compromisso ético-político com a modalidade EJA-EPT (PROEJA);
2) EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)
I - Efetivar políticas de inclusão digital crítica, respeitando as especificidades da EJA-EPT (PROEJA);
II - Garantir formação inicial e continuada dos profissionais da educação para o uso crítico de tecnologias na EJA-EPT (PROEJA);
III - Desenvolver pesquisas e experiências interdisciplinares na perspectiva da formação integrada, a partir de temáticas diversas do cotidiano, no currículo da EJA-EPT (PROEJA).
3) ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
I - Garantir recursos para assistência estudantil;
II - Garantir recursos para estruturar os cursos de EJA-EPT (PROEJA): laboratórios, assistência estudantil dentre outros;
III - Garantir a participação dos estudantes nos conselhos de campi e órgãos colegiados e no processo de construção dos cursos ofertados para EJA-EPT (PROEJA) nos campi, incluindo as discussões de raça, pessoas com necessidades específicas, gênero e etnia;
IV - Fomentar a perspectiva do trabalho associado nos currículos dos cursos da EJA-EPT (PROEJA);
V - Promover mobilização dos estudantes para o Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA);
VI - Cumprir os 10% de oferta mínima de EJA-EPT (PROEJA), previstos no Decreto n. 5.840/2006;
VII - Criar múltiplas e diversificadas estratégias de Busca Ativa, conforme as realidades locais;
VIII - Incentivar parcerias na EJA-EPT (PROEJA), que fortaleçam todas as redes de educação pública;
IX - Reivindicar espaços de acolhimento em todos os câmpus para os filhos e filhas das trabalhadoras/trabalhadores-estudantes da EJA-EPT (PROEJA
X - Garantir às e aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA), refeições e transporte adequados como ações de permanência e êxito.
4) FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)
I - Planejar e acompanhar a oferta de EJA-EPT (PROEJA) no contexto étnico-racial, de gênero e inclusão respeitando a escuta e o diálogo com as comunidades;
II - Promover formação continuada dos profissionais que atuam na EJA-EPT (PROEJA) sobre educação étnico-racial, de gênero e inclusão;
III - Fortalecer a integração curricular na oferta da EJA-EPT (PROEJA);
IV - Fortalecer a divulgação institucional da EJA-EPT (PROEJA), criando mecanismos específicos de busca ativa de estudantes;
V - Divulgar as trajetórias de estudantes da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal;
VI - Incentivar a participação das servidoras e servidores da Rede Federal para a formação continuada;
VII - Garantia nos PDIs a oferta da EJA-EPT (PROEJA);
VIII - Ampliar os referenciais sobre a formação dos profissionais da educação, na EJA e EJA-EPT;
IX - Demandar aos responsáveis da Plataforma Nilo Peçanha, maior clareza ao explicitar os dados da EJA-EPT (PROEJA).
5) GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
I - Garantir Política Pública de EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal com rubrica específica e com peso e fator de ponderação diferenciado na matriz CONIF (financiamento);
II - Desenvolver uma política institucional de EJA-EPT (PROEJA) prevendo editais acessíveis ao público alvo, financiamento da assistência estudantil para todas/os, que garanta acesso, permanência e êxito.
III - Efetivar a curricularização da Economia Solidária nos cursos de EJA-EPT (PROEJA) e garantir, através das incubadoras de cada instituição da rede federal, a incubação de empreendimentos econômicos solidários;
IV - Inserir nos cursos de acolhimento dos novos servidores e servidoras, conteúdos relativos a EJA-EPT (PROEJA);
V - Implementar formas de ingresso acessíveis para as/os estudantes da EJA-EPT (PROEJA), garantindo o atendimento às políticas afirmativas;
VI - Estabelecer estratégias de aproximação entre as redes: municipal, estadual e federal;
VII - Direcionar as políticas públicas, com financiamento para oferta da EJA-EPT (PROEJA), de forma orgânica, institucionalizada e permanente.
6) METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
I - Reconhecer a diversidade dos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA), valorizar seus saberes para embasar a construção de conhecimento científico, integral e emancipatório;
II - Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos que envolvam estudantes da EJA-EPT (PROEJA) no processo de ensino-aprendizagem;
III - Pautar as práticas pedagógicas e metodologias com base no trabalho como princípio educativo e a pesquisa como fundamento da formação de estudantes jovens e adultos;
IV - Articular o currículo dos cursos de formação pedagógica e licenciatura às necessidades didáticas e metodológicas da modalidade EJA-EPT (PROEJA);
V - Considerar as concepções específicas do currículo integrado e estratégias metodológicas inclusivas nas práticas pedagógicas da EJA-EPT (PROEJA).
7) PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
I - Buscar, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, o fortalecimento da EJA-EPT (PROEJA) e a promoção da permanência e êxito com reservas de vagas para essa modalidade;
II - Desenvolver a interdisciplinaridade por meio de projetos integradores articulando teoria e prática;
III - Fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão, garantindo bolsas com cotas para trabalhadores-estudantes da EJA-EPT (PROEJA);
IV - Pleitear a atualização e/ou construção dos Documentos Base quilombola, indígena e outros povos minorizados junto à SETEC;
V - Investigar juridicamente a possibilidade de cotas para os trabalhadores estudantes da EJA-EPT (PROEJA) nos cursos de graduação da rede federal (Editais próprios).