VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal

VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

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VII ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) EXPANSÃO da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas (Evento presencial)

Organização e coordenação Coletivo Nacional da EJA-EPT

Com grande entusiasmo convidamos a todas/os para o VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede FederalO evento, que acontecerá em Natal de 25 a 28 de novembro de 2024 e será sediado pelo IFRN, é realização de um coletivo da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Por isso, é um evento itinerante. Em 2018, foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), com o objetivo de socializar, discutir e realizar trocas de experiências sobre trabalhos desenvolvidos no âmbito da EJA integrada à EPT. Em 2019, na cidade de Londrina, sob a gestão do IFPR, se realizou o II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja). Nas duas ocasiões, foram construídos documentos, após deliberação coletiva, contendo propostas de ações a serem desenvolvidas no âmbito do MEC/SETEC e das instituições. Em 2020, sob a coordenação do IFAL, realizou-se o III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), que contou com mais de 1400 inscrições; 140 trabalhos aprovados entre relatos de experiências e comunicações de pesquisa. O IV Encontro foi realizado em 2021, sob a responsabilidade do IFAM, contou com 1010 Inscritos e 80 submissões realizadas. Em 2022, realizou-se, em Sapucaia do Sul, o V Encontro EJA-EPT da Rede Federal. Em 2023, o IFRJ junto com IFF e o Colégio Pedro II organizaram e sediaram o VI Encontro. Os encontros sempre se organizaram em torno de eixos de discussão, a saber: Formação docente para EJA-EPT; Acesso, permanência e êxito na EJA-EPT; Gestão da EJA-EPT; Trajetória dos estudantes na EJA-EPT; Currículo integrado na EJA-EPT; Metodologias e material didático para EJA-EPT; Identidades, gênero e etnicidade na EJA-EPT. 

O VII ENCONTRO EJA-EPT DA REDE FEDERAL envolverá diretamente técnicos administrativos em educação, docentes, discentes da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia que atuam e se dedicam à produção teórica, à formação acadêmica e à difusão do conhecimento sobre o campo da educação profissional em sua interface com a educação de jovens e adultos. É um espaço de troca de experiências e socialização das pesquisas que estão sendo realizadas na Rede Federal. Entende-se que a manutenção dos diálogos e reflexões iniciados em 2018 são fundamentais para a defesa e o avanço da EJA-EPT na Rede Federal e no Brasil.

Informações Importantes


VII ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA)

EXPANSÃO da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas




                      TEMPLATE DE APRESENTAÇÃO                   


Acesso pelo link:

https://docs.google.com/presentation/d/1ytaUFRgiwAx01ut-ItmD782Y5Gj03yWZ/edit?usp=drive_link&ouid=104549063844093605085&rtpof=true&sd=true






                      ESQUENTA 1                    

DATA/HORÁRIO: 19/08/2024 às 19h


Cadê a expansão da EJA-EPT Integrada ao Ensino Médio na Rede Federal?

Palestrantes: Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)

                          Mad’Ana Desiree Ribeiro de Castro (IFG)


Formato: on-line com transmissão pelo Canal Youtube do PPGEP/IFRN

https://www.youtube.com/watch?v=SPgIzCt-AwE






                     ESQUENTA 2                       

 DATA/HORÁRIO: 23/10/2024  às 19 h


Qual o lugar da EJA-EPT Integrada ao Ensino Médio na ampliação da Rede Federal?

Palestrantes:   Maria Margarida Machado (UFG)


Formatoon-line com transmissão pelo Canal Youtube do PPGEP/IFRN



                      


                                                                                            

Inscrições

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Submissões Histórias que Merecem ser Contadas

3° Coletânea Nacional Histórias que Merecem ser Contadas




 "Histórias que merecem ser contadas: 

experiências de   educandas, educandos e pessoas egressas na EJA-EPT (PROEJA)"

 EDIÇÃO 2024. 


A presente coletânea visa possibilitar a produção escrita criativa de educandas, e educandos e pessoas egressas na EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no marco do VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) do Brasil, além de valorizar as histórias de mulheres e homens que constroem este Programa e lhes dar visibilidade.

 

EDITAL E INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS NO LINK:

https://drive.google.com/drive/folders/16w__E9TRxSLq0NM3VbtfawSJ-e3Rrsdz?usp=drive_link


                                                              

Lançamento de livros



Lançamento de livros

A proposta de publicação a ser lançada pode ser tanto de obras
acadêmicas quanto literárias, de autoria individual ou coletiva, de
profissionais ou estudantes, devendo versar sobre a temática da EJA na
sua relação com a EPT.  

ATENÇÃO: 
1) Os livros, cujo conteúdo deve estar relacionado com a EJA na sua relação com a EPT, devem ter sido publicados em 2023 ou 2024.
2) A Comissão Organizadora do evento selecionará as obras a serem lançadas considerando a temática do livro, seu ano de publicação e o espaço físico disponibilizado pela Comissão Local.
3) Os autor(es/as) ou organizador/a(s) das obras a serem lançadas se responsabilizam por trazer material de divulgação. 

Link para preenchimento do formulário para lançamento de livros:
https://forms.gle/n6DwpC3aRDVEM5aBA


Programação

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Calendar

Palestrantes

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Descritores

Áreas Temáticas



ÁREAS TEMÁTICAS

COMUNICAÇÃO ORAL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

OFICINAS E MINICURSOS



1. FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA), que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores, que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.



2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e formas de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e forma de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.



3. ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiências que envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.



4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.



5. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.




 6. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)

Descritor:
Apresentação de pesquisas  resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam  a utilização das  tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da   utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam  a utilização das  tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da   utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.


7. PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA - EPT (PROEJA)

(apenas para Comunicação Oral) 


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (PROEJA) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os estudantes em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os estudantes da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.




Submissões

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Hospedagem



Acesse: https://anauereceptivo.com.br/eventos/

Contato: 84 9481-0214 (Zara)

Local do Evento

Locais de realização do evento




LOCAIS DE REALIZAÇÃO:

VII ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA)

EXPANSÃO da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas



SOLENIDADE DE ABERTURA - DIA 25.11.2024 ÀS 19H


Cemure (Centro Municipal De Referência Em Educação)

 Av. Coronel Estevam, 3897 - Nossa Sra. de Nazaré, Natal

Link: https://g.co/kgs/Uyv3kaG


         DIAS: 26, 27 e 28.11.2024

IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal-Central 

Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Tirol, Natal - RN

Link: https://g.co/kgs/vxZjX8N



ENCERRAMENTO 

Reitoria — IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte

R. Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692 - Tirol, Natal - RN

Link: https://g.co/kgs/xVzhkpt






PROPOSTAS RESULTANTE DAS SESSÕES TEMÁTICAS E PLENÁRIA FINAL

1) ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)

I - Incentivar a aproximação aos movimentos sociais que defendem os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras;

II - Promover o debate político para que os currículos da EJA-EPT (PROEJA) incorporem tempos apropriados e calendários escolares condizentes com a condição de trabalho dos e das estudantes da EJA;

III - Dialogar com as comunidades para que sejam contemplados os arranjos produtivos locais e aspectos socioeconômicos na escolha de eixos tecnológicos que fundamentam a oferta de cursos da EJA-EPT (PROEJA);

IV - Pleitear uma política pública de Estado que esteja vinculada a investimentos perenes para a oferta regular de cursos EJA-EPT (PROEJA) integrados; 

V - Fomentar a formação de gestores/gestoras e servidores/servidoras, organizando coletivos institucionais que possam apoiar a EJA-EPT (PROEJA) em diferentes processos: comunicação, acolhimento, assistência, busca ativa, entre outros;

VI - Implementar uma política institucional para garantia de uma infraestrutura de acolhimento e suporte aos filhos e filhas dos e das estudantes da EJA-EPT (PROEJA);

VII - Conhecer o perfil estudantil e ter amplo diálogo, com escuta atenciosa sobre suas reais condições de vida, necessidades e expectativas acerca da formação na EJA-EPT (PROEJA);

VIII - Repensar e incentivar a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, fundamentada em referenciais e experiências voltadas para o exercício profissional e o compromisso ético-político com a modalidade EJA-EPT (PROEJA);


2) EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)

I - Efetivar políticas de inclusão digital crítica, respeitando as especificidades da EJA-EPT (PROEJA);

II - Garantir formação inicial e continuada dos profissionais da educação para o uso crítico de tecnologias na EJA-EPT (PROEJA);

III - Desenvolver pesquisas e experiências interdisciplinares na perspectiva da formação integrada, a partir de temáticas diversas do cotidiano, no currículo da EJA-EPT (PROEJA).


3) ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)

I - Garantir recursos para assistência estudantil;

II - Garantir recursos para estruturar os cursos de EJA-EPT (PROEJA): laboratórios, assistência estudantil dentre outros;

III - Garantir a participação dos estudantes nos conselhos de campi e órgãos colegiados e no processo de construção dos cursos ofertados para EJA-EPT (PROEJA) nos campi, incluindo as discussões de raça, pessoas com necessidades específicas, gênero e etnia;

IV - Fomentar a perspectiva do trabalho associado nos currículos dos cursos da EJA-EPT (PROEJA);

V - Promover mobilização dos estudantes para o Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA);

VI - Cumprir os 10% de oferta mínima de EJA-EPT (PROEJA), previstos no Decreto n. 5.840/2006;

VII - Criar múltiplas e diversificadas estratégias de Busca Ativa, conforme as realidades locais;

VIII - Incentivar parcerias na EJA-EPT (PROEJA), que fortaleçam todas as redes de educação pública;

IX - Reivindicar espaços de acolhimento em todos os câmpus para os filhos e filhas das trabalhadoras/trabalhadores-estudantes da EJA-EPT (PROEJA

X - Garantir às e aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA), refeições e transporte adequados como ações de permanência e êxito.


4) FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)

I - Planejar e acompanhar a oferta de EJA-EPT (PROEJA) no contexto étnico-racial, de gênero e inclusão respeitando a escuta e o diálogo com as comunidades;

II - Promover formação continuada dos profissionais que atuam na EJA-EPT (PROEJA) sobre educação étnico-racial, de gênero e inclusão;

III - Fortalecer a integração curricular na oferta da EJA-EPT (PROEJA);

IV - Fortalecer a divulgação institucional da EJA-EPT (PROEJA), criando mecanismos específicos de busca ativa de estudantes;

V - Divulgar as trajetórias de estudantes da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal;

VI - Incentivar a participação das servidoras e servidores da Rede Federal para a formação continuada;

VII - Garantia nos PDIs a oferta da EJA-EPT (PROEJA);

VIII -  Ampliar os referenciais sobre a formação dos profissionais da educação, na EJA e EJA-EPT;

IX - Demandar aos responsáveis da Plataforma Nilo Peçanha, maior clareza ao explicitar os dados da EJA-EPT (PROEJA).


5) GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)

I - Garantir Política Pública de EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal com rubrica específica e com peso e fator de ponderação diferenciado na matriz CONIF (financiamento);

II - Desenvolver uma política institucional de EJA-EPT (PROEJA) prevendo editais acessíveis ao público alvo, financiamento da assistência estudantil para todas/os, que garanta acesso, permanência e êxito.

III - Efetivar a curricularização da Economia Solidária nos cursos de EJA-EPT (PROEJA) e garantir, através das incubadoras de cada instituição da rede federal, a incubação de empreendimentos econômicos solidários;

IV - Inserir nos cursos de acolhimento dos novos servidores e servidoras, conteúdos relativos a EJA-EPT (PROEJA);

 V - Implementar formas de ingresso acessíveis para as/os estudantes da EJA-EPT (PROEJA), garantindo o atendimento às políticas afirmativas; 

VI - Estabelecer estratégias de aproximação entre as redes: municipal, estadual e federal;

VII - Direcionar as políticas públicas, com financiamento para oferta da EJA-EPT (PROEJA), de forma orgânica, institucionalizada e permanente.


6) METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)

I - Reconhecer a diversidade dos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA), valorizar seus saberes para embasar a construção de conhecimento científico, integral e emancipatório;

II - Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos que envolvam estudantes da EJA-EPT (PROEJA) no processo de ensino-aprendizagem;

III - Pautar as práticas pedagógicas e metodologias com base no trabalho como princípio educativo e a pesquisa como fundamento da formação de estudantes jovens e adultos;

IV - Articular o currículo dos cursos de formação pedagógica e licenciatura às necessidades didáticas e metodológicas da modalidade EJA-EPT (PROEJA);

V - Considerar as concepções específicas do currículo integrado e estratégias metodológicas inclusivas nas práticas pedagógicas da EJA-EPT (PROEJA).


7) PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)

I - Buscar, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, o fortalecimento da EJA-EPT (PROEJA) e a promoção da permanência e êxito com reservas de vagas para essa modalidade;

II - Desenvolver a interdisciplinaridade por meio de projetos integradores articulando teoria e prática;

III - Fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão, garantindo bolsas com cotas para trabalhadores-estudantes da EJA-EPT (PROEJA);

IV - Pleitear a atualização e/ou construção dos Documentos Base quilombola, indígena e outros povos minorizados junto à SETEC;

V - Investigar juridicamente a possibilidade de cotas para os trabalhadores estudantes da EJA-EPT (PROEJA) nos cursos de graduação da rede federal (Editais próprios).






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