VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

presencial FACAL - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro - Limoeiro - Pernambuco - Brasil

Sobre o evento

VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

TEMA: SAÚDE, EDUCAÇÃO, NEGÓCIOS E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL

 

1 - APRESENTAÇÃO

É com alegria que apresentamos esse edital do VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL, a ser realizado nesse primeiro semestre nos dias 28 e 29 de Maio de 2024. Mais uma vez a FACAL realizará este evento no qual docentes e discentes apresentarão trabalhos de pesquisa e extensão em uma atmosfera acadêmica apropriada à discussão dessa natureza, consolidando o calendário e a identidade de encontro científico.

O VII Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL, nesse ano de 2024, manterá o formato do ano anterior, ou seja, será realizado em dois dias, os trabalhos de pesquisa e extensão deverão ser escritos no formato de resumo expandido e a apresentação oral, que poderá ser com pôster ou no formato tradicional com slides. Os cursos organizarão Rodas de Diálogo (RD) temáticas ou ainda como ferramenta pedagógica de apresentação e discussão coletiva dos trabalhos ou atividades em formato de palestras, oficinas, mesa redonda, etc.

 Assim, no primeiro dia, o evento inicia com um rito formal para abertura, em seguida, a apresentação dos trabalhos. O segundo dia, será a realização das RD, palestras, oficinas, mesa redonda, entre outros.

Por fim, é importante ressaltar que a realização desse evento decorre de um esforço coletivo, desde a gestão da Autarquia, da direção pedagógica, coordenadores, funcionários, docentes, discentes e prestadores de serviços.

Inscrições

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EDITAL RETIFICADO (laudas no RESUMO EXPANDIDO)

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL

 

VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO

TEMA: SAÚDE, EDUCAÇÃO, NEGÓCIOS E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL

 

1 - APRESENTAÇÃO

É com alegria que apresentamos esse edital do VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL, a ser realizado nesse primeiro semestre nos dias 28 e 29 de Maio de 2024. Mais uma vez a FACAL realizará este evento no qual docentes e discentes apresentarão trabalhos de pesquisa e extensão em uma atmosfera acadêmica apropriada à discussão dessa natureza, consolidando o calendário e a identidade de encontro científico.

O VII Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL, nesse ano de 2024, manterá o formato do ano anterior, ou seja, será realizado em dois dias, os trabalhos de pesquisa e extensão deverão ser escritos no formato de resumo expandido e a apresentação oral, que poderá ser com pôster ou no formato tradicional com slides. Os cursos organizarão Rodas de Diálogo (RD) temáticas ou ainda como ferramenta pedagógica de apresentação e discussão coletiva dos trabalhos ou atividades em formato de palestras, oficinas, mesa redonda, etc.

 Assim, no primeiro dia, o evento inicia com um rito formal para abertura, em seguida, a apresentação dos trabalhos. O segundo dia, será a realização das RD, palestras, oficinas, mesa redonda, entre outros.

Por fim, é importante ressaltar que a realização desse evento decorre de um esforço coletivo, desde a gestão da Autarquia, da direção pedagógica, coordenadores, funcionários, docentes, discentes e prestadores de serviços.


2 - OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral:

Promover a divulgação das iniciativas de pesquisa e extensão de docentes e discentes da FACAL ao mesmo tempo em que possa haver construção de conhecimentos e saberes com outras instituições acadêmicas.

2.2- Objetivos específicos:

a)    Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;

b)    Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID;

c)    Ampliar o alcance de divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por discentes e docentes de Instituições de Ensino Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;

 

3 - INSCRIÇÕES

A inscrição para participar do VII Encontro de Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por meio eletrônico através do site do Even3: https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024, no período de 22 de março de 2024 a 22 de maio de 2024.

Esta edição será realizada gratuitamente. Porém, é cobrada uma taxa de R$ 9,90 por trabalho submetido (não é cobrança por pessoa), para quem fará a submissão do trabalho científico e de extensão.


4 – NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O período estabelecido para submissão de trabalhos, seja de pesquisa, seja de extensão, será entre 22 de abril de 2024 a 20 de maio de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília).

Observar que a inscrição do evento e inscrição para submissão de trabalhos são datas diferentes. Para realizar a submissão de trabalhos, é preciso antes se inscrever no evento.

 

4.1- NORMAS PARA TRABALHOS DE PESQUISA

Os trabalhos de pesquisa deverão ser enviados para a categoria de “Trabalhos Científicos” no formato de RESUMO EXPANDIDO contendo até três laudas (ver anexo I).

O RESUMO EXPANDIDO pode ser um Relato de Experiência (pesquisa de campo) ou Pesquisa Bibliográfica, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos, (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a). Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento (observar data acima).

A data limite para submissão de trabalhos de pesquisa será até 20 de maio de 2024.

Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento, observando-se as normas técnicas da ABNT. Outro aspecto importante a identificar no trabalho submetido é a linha de pesquisa do curso (ver anexo III). A linha de pesquisa deve está identificada abaixo do título do trabalho.

4.2- NORMAS PARA TRABALHOS DE EXTENSÃO

Os trabalhos de extensão deverão ser enviados para a categoria de “Trabalhos de Extensão” no formato de RESUMO EXPANDIDO (ver anexo I) contendo até três laudas.

O RESUMO EXPANDIDO dos trabalhos de Extensão deverá ser um Relato de Experiência da atividade de extensão, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos, (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a). Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento (observar data acima).

A data limite para submissão de trabalhos de Extensão será até 20 de maio de 2024.

Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento, observando-se as normas técnicas da ABNT. Outro aspecto importante a identificar no trabalho submetido é a área temática de extensão (ver anexo III). A área temática deve estar identificada abaixo do título do trabalho.


4.3 – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As apresentações, nesta edição do evento, serão realizadas no formato presencial, assim como todo o evento. A apresentação dos trabalhos deverá ser feita no formato ‘PÔSTER’ onde o(s) autor (es) expõe(m) o trabalho e submete ao público que frequentará ao evento ou no formato tradicional com apresentação oral usando slides.

Os cursos podem organizar rodas de diálogo para discussão e reflexão coletiva com os autores e outros participantes sobre os temas dos trabalhos apresentados. No caso do ‘VII Encontro de Pesquisa e Extensão’ da FACAL cada curso organizará suas RDs. Recomendamos que as RDs de trabalhos de Pesquisa sejam separadas das RDs de trabalhos de Extensão. A quantidade de trabalhos e a configuração final das RDs dependerão da quantidade de trabalhos inscritos e aprovados.

4.3.1 - Fundamentos das Rodas de Diálogos (RD)

As RDs são espaços pedagógicos para compartilhamento de experiências e conhecimentos, de forma dialógica, por meio de uma comunicação aberta e horizontal entre os seus participantes. É uma ferramenta didática para o exercício da fala, da escuta e de aprendizados coletivos e podem contribuir para a formação da consciência crítica do mundo e para o desenvolvimento de ações de transformação da realidade.

A premissa das RDs deve ser a participação ativa de todos, assegurando-se a fala de quem queira se expressar. Sugerimos que o tempo de funcionamento para cada RD seja de até 2 horas e que tenha até dez trabalhos. A quantidade de participantes está em função do espaço físico e das condições materiais para operar a RD.

Cada RD tem deverá ter um coordenador para mediação da dinâmica das falas dos autores de trabalhos, dos participantes ouvintes e outros, para que assegure a participação ativa de todos. Importante dizer que o protagonismo é dos autores e autoras nas RDs. O certificado será de palestrante na temática da RD dos autores efetivamente presentes. Ademais, o certificado será também para os demais presentes confirmada pela assinatura da ata de presença correspondente.

Outro aspecto a ressaltar é que o espaço físico deve ter condições para que se possa de fato dispor os assentos num formato de círculo. Lembremos que houve o primeiro momento com apresentação formal em PÔSTER de cada trabalho.

 

4.4 – DESCRIÇÃO SOBRE ‘RELATO DE EXPERIÊNCIA’ E ‘PESQUISA BIBLIOGRÁFICA’.

4.4.1- RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trata-se de uma técnica de pesquisa que utiliza da observação, coleta de dados e registros de variáveis relativos à ocorrência de fatos e fenômenos tal como ocorrem espontaneamente. Envolve descrição dos fenômenos e fatos e também análises, o que pressupõe, uma fase de pesquisa bibliográfica sobre o tema e/ou objeto de pesquisa alinhado a um modelo teórico de referência. Em seguida se definem os instrumentos de coleta de dados e de registros para posterior análise. Por exemplo, uma ação de extensão universitária é passível de descrição e análise do processo de execução da ação e de seus impactos. Bem como, uma pesquisa que busca compreender ações e processos (em suas multidimensões) vivenciados por pessoas ou grupos de pessoas e que se busca, através da pesquisa, descrever, analisar e refletir o empírico sobre uma base teórica.

4.4.2- PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Trata-se de uma técnica de pesquisa em que o pesquisador busca se informar e aprofundar sobre seu tema e/ou objeto de pesquisa mediante levantamento de escritos e outras formas de produção de conhecimentos realizados por outros pesquisadores, desde publicações avulsas, tais como: boletins, jornais, livros, periódicos, monografias, dissertações e teses, material cartográfico, etc, até meios de comunicação orais: rádio e gravações, e ainda, audiovisuais: filmes. Portanto, “[...] sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com o que já foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto” (LAKATOS, 2007, p. 185).


5 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 23 de maio de 2024, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite.

Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.


6 - CERTIFICAÇÃO

A certificação de participação ocorrerá mediante o credenciamento (inscrição), a frequência e participação nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de formulário de frequência.

Os certificados serão disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 10 de julho de 2024, desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.


7 - CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Para os participantes devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da inscrição.

A partir do dia 22/04/24 o participante tem que retornar à página do evento para escolher as atividades de seu interesse. Segue o cronograma da programação do evento.

 

Atividades

Datas

Local

Evento

28 e 29/05/2024

FACAL

Período de inscrição geral no evento

22 de março a

22 de maio/2024

Site do even 3 https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024

 

Período de submissão de trabalhos

22 de abril a

20 de maio/2024

Site do even 3 https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024

 

Avaliação dos trabalhos

 21 de maio a

23 de maio/2024

Site do even 3 https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024

 

Divulgação do resultado da avaliação

23 de maio/2024

Site do even 3 https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024

 

Inscrição nas Rodas de diálogo

22/04/2024 a 22/05/2024

Site do Even 3 https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024

 

 

 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

Matilde‌ ‌Marques‌ ‌Cavalcanti‌.

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

Profa Érika Moema De Lucena Guedes Rodrigues – FACAL

Prof. Ari Lopes De Arruda – FACAL

COMISSÃO CIENTÍFICA 

Prof. Adalberto Teles – FACAL

Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL

Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL

Profa. Dayane Nunes da Silva – FACAL

Prof. Rinaldjo da Silva Cabral Aguiar – FACAL

Profa. Marília Gabriela Muniz Arruda – FACAL 

Prof. Ari Lopes de Arruda – FACAL

Prof. Wallace C. Campos Albuquerque – FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

COMISSÃO TÉCNICA

Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL

Ronaldo Cabral de Araújo – Funcionário FACAL

 

 

 

ANEXOS

 

 

 

ANEXO I

MODELO DE RESUMO EXPANDIDO

Þ     ESTRUTURA do Resumo Expandido será a seguinte:

TÍTULO DO TRABALHO

(maiúsculo, negrito, fonte arial, tamanho 12, centralizado)

Nome completo do autor¹; Nome completo do autor²

 (arial, negrito, tamanho 11, centralizado)

Curso, Email

(arial, negrito, tamanho 10, centralizado)

Área temática da extensão ou linha de pesquisa do curso

(arial, negrito, tamanho 10, centralizado)

 

1. INTRODUÇÃO (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.

 


2. OBJETIVOS (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.



   3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.     




4. METODOLOGIA (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.



5. RESULTADO E DISCUSSÃO (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.

 


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.

 


7. REFERÊNCIAS (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)

   Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5

 

 


ANEXO II

REGRAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

PAGINAÇÃO: Página A4, layout no modo retrato, com até TRÊS LAUDAS; margem esquerda e direita: 3 cm; margem superior e inferior: 2,5 cm.

ILUSTRAÇÕES: As figuras, caso tenham, devem ser alinhadas ao centro e conter legendas explicativas do que se trata. Citar fonte quando necessário.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: As citações de autores ao longo  do texto deverão seguir as normas da ABNT; a lista final de referências deve ser ordenada alfabeticamente e seguindo as mesmas normas.

 

  

 

ANEXO III

ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E

LINHAS DE PESQUISA DOS CURSOS

 

Áreas temáticas da extensão:

1.    Comunicação

2.    Cultura

3.    Direitos Humanos e Justiça

4.    Educação

5.    Meio Ambiente

6.    Saúde

7.    Tecnologia e Produção

8.    Trabalho

 

Linhas de pesquisa dos cursos:

Þ      Administração: 1-Empreendedorismo; 2-Sustentabilidade; 3-Gestão de pequenos negócios; 4-Gestão social e políticas públicas.

Þ      Ciências Contábeis: 1- Informação Contábil para usuários internos; 2- Informação contábil para usuários externos; 3- Informação contábil para o setor público.

Þ      Direito:

Þ     Enfermagem: 1- Enfermagem e educação em saúde nos diversos contextos do cuidar; 2-Enfermagem e saúde da família nos diversos contextos do cuidar.

Þ      Pedagogia: 1- Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem;

Þ      Psicologia: 1 - Práticas Psicológicas: Clínica, Educação e Organizações; 2 - Processos Psicossociais: Subjetividades, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; 3 - Saúde Mental: Psicopatologia, Psicoterapia e Sofrimento Contemporâneo.

Atividades

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{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

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{{item.nome}}



Submissões

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{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

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ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO E REGRAS DE FORMATAÇÃO


Þ     ESTRUTURA do Resumo Expandido será a seguinte:


 


Þ     REGRAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO


PAGINAÇÃO: Página A4, layout no modo retrato, com até TRÊS LAUDAS; margem esquerda e direita: 3 cm; margem superior e inferior: 2,5 cm.

ILUSTRAÇÕES: As figuras, caso tenham, devem ser alinhadas ao centro e conter legendas explicativas do que se trata. Citar fonte quando necessário.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: As citações de autores ao longo  do texto deverão seguir as normas da ABNT; a lista final de referências deve ser ordenada alfabeticamente e seguindo as mesmas normas.

TEMPLATE (MODELO PARA SUBMISSÃO)

Modelo Resumo Expandido

MODELO BANNER

Modelo BANNER

MODELO APRESENTAÇÃO (COMUNICAÇÃO ORAL)

Modelo Slides PowerPoint Comunicação Oral

Local do Evento

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