EDITAL RETIFICADO (laudas no RESUMO EXPANDIDO)
AUTARQUIA DE ENSINO
SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL
FACULDADE DE CIÊNCIAS
APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL
VII ENCONTRO DE PESQUISA
E EXTENSÃO
TEMA: SAÚDE, EDUCAÇÃO,
NEGÓCIOS E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL
1 - APRESENTAÇÃO
É com alegria que apresentamos esse edital do VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA
FACAL, a ser realizado nesse primeiro semestre nos dias 28 e 29 de Maio de
2024. Mais uma vez a FACAL realizará este evento no qual docentes e
discentes apresentarão trabalhos de pesquisa e extensão em uma atmosfera
acadêmica apropriada à discussão dessa natureza, consolidando o calendário e a
identidade de encontro científico.
O VII Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL,
nesse ano de 2024, manterá o formato do ano anterior, ou seja, será realizado
em dois dias, os trabalhos de pesquisa e extensão deverão ser escritos no
formato de resumo expandido e a apresentação oral, que poderá ser com pôster ou
no formato tradicional com slides. Os cursos organizarão Rodas de Diálogo (RD) temáticas
ou ainda como ferramenta pedagógica de apresentação e discussão coletiva dos
trabalhos ou atividades em formato de palestras, oficinas, mesa redonda, etc.
Assim, no
primeiro dia, o evento inicia com um rito formal para abertura, em seguida, a
apresentação dos trabalhos. O segundo dia, será a realização das RD, palestras,
oficinas, mesa redonda, entre outros.
Por fim, é importante ressaltar que a realização desse evento
decorre de um esforço coletivo, desde a gestão da Autarquia, da direção pedagógica,
coordenadores, funcionários, docentes, discentes e prestadores de serviços.
2 - OBJETIVOS
2.1- Objetivo Geral:
Promover a divulgação das iniciativas de pesquisa e extensão de
docentes e discentes da FACAL ao mesmo tempo em que possa haver construção de
conhecimentos e saberes com outras instituições acadêmicas.
2.2- Objetivos específicos:
a) Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão
realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito,
Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;
b) Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes
construídos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID;
c) Ampliar o alcance de divulgação dos resultados de pesquisa e
extensão desenvolvidas por discentes e docentes de Instituições de Ensino
Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;
3 - INSCRIÇÕES
A inscrição para participar do VII Encontro de
Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por meio eletrônico através do site do
Even3: https://www.even3.com.br/vii-encontro-de-pesquisa-e-extensao-da-facal-2024, no período
de 22 de março de 2024 a 22 de maio de 2024.
Esta edição será realizada
gratuitamente. Porém, é cobrada uma taxa de R$ 9,90 por trabalho
submetido (não é cobrança por pessoa), para quem fará a submissão do trabalho
científico e de extensão.
4 – NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O período estabelecido para submissão de trabalhos, seja de
pesquisa, seja de extensão, será entre 22 de abril de 2024 a 20 de maio de 2024 até
às 23h59min (horário de Brasília).
Observar que a inscrição do
evento e inscrição para submissão de trabalhos são datas diferentes. Para
realizar a submissão de trabalhos, é preciso antes se inscrever no evento.
4.1- NORMAS PARA
TRABALHOS DE PESQUISA
Os trabalhos de pesquisa deverão ser enviados
para a categoria de “Trabalhos Científicos” no formato de RESUMO EXPANDIDO contendo até três laudas (ver anexo I).
O RESUMO
EXPANDIDO pode ser um Relato de Experiência (pesquisa de campo) ou Pesquisa
Bibliográfica, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.
Cada participante poderá submeter até dois
trabalhos, (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6
(seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a). Todos
os autores e coautores deverão estar inscritos no evento (observar data acima).
A data limite para submissão de trabalhos de pesquisa será até 20 de maio de 2024.
Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos
sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento, observando-se as normas
técnicas da ABNT. Outro aspecto importante a identificar no trabalho submetido
é a linha de pesquisa do curso (ver anexo III). A linha de pesquisa deve está
identificada abaixo do título do trabalho.
4.2- NORMAS PARA
TRABALHOS DE EXTENSÃO
Os trabalhos de extensão deverão ser enviados
para a categoria de “Trabalhos de Extensão” no formato de RESUMO EXPANDIDO (ver anexo I) contendo até três laudas.
O RESUMO
EXPANDIDO dos trabalhos de Extensão deverá ser um Relato de Experiência
da atividade de extensão, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.
Cada participante poderá submeter até dois
trabalhos, (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6
(seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a). Todos
os autores e coautores deverão estar inscritos no evento (observar data acima).
A data limite para
submissão de trabalhos de Extensão será até 20 de maio de 2024.
Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos
sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento, observando-se as
normas técnicas da ABNT. Outro aspecto importante a identificar no trabalho
submetido é a área temática de extensão (ver anexo III). A área temática deve estar
identificada abaixo do título do trabalho.
4.3 – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS
As apresentações, nesta edição do evento, serão realizadas no
formato presencial, assim como todo o evento. A apresentação dos trabalhos
deverá ser feita no formato ‘PÔSTER’
onde o(s) autor (es) expõe(m) o trabalho e submete ao público que frequentará
ao evento ou no formato tradicional com apresentação oral usando slides.
Os cursos podem organizar rodas de diálogo para discussão e
reflexão coletiva com os autores e outros participantes sobre os temas dos
trabalhos apresentados. No caso do ‘VII Encontro de Pesquisa e Extensão’ da
FACAL cada curso organizará suas RDs. Recomendamos que as RDs de trabalhos de Pesquisa
sejam separadas das RDs de trabalhos de Extensão. A quantidade de trabalhos e a
configuração final das RDs dependerão da quantidade de trabalhos inscritos e
aprovados.
4.3.1 - Fundamentos das Rodas de Diálogos (RD)
As RDs são espaços pedagógicos para
compartilhamento de experiências e conhecimentos, de forma dialógica, por meio
de uma comunicação aberta e horizontal entre os seus participantes. É uma
ferramenta didática para o exercício da fala, da escuta e de aprendizados
coletivos e podem contribuir para a formação da consciência crítica do mundo e
para o desenvolvimento de ações de transformação da realidade.
A premissa das RDs deve ser a participação ativa
de todos, assegurando-se a fala de quem queira se expressar. Sugerimos que o
tempo de funcionamento para cada RD seja de até 2 horas e que tenha até dez
trabalhos. A quantidade de participantes está em função do espaço físico e das
condições materiais para operar a RD.
Cada RD tem deverá ter um coordenador para mediação
da dinâmica das falas dos autores de trabalhos, dos participantes ouvintes e
outros, para que assegure a participação ativa de todos. Importante dizer que o
protagonismo é dos autores e autoras nas RDs. O certificado será de palestrante
na temática da RD dos autores efetivamente presentes. Ademais, o certificado
será também para os demais presentes confirmada pela assinatura da ata de
presença correspondente.
Outro aspecto a ressaltar é que o espaço físico
deve ter condições para que se possa de fato dispor os assentos num formato de
círculo. Lembremos que houve o primeiro momento com apresentação formal em PÔSTER
de cada trabalho.
4.4 – DESCRIÇÃO SOBRE ‘RELATO DE EXPERIÊNCIA’ E ‘PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA’.
4.4.1- RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Trata-se de uma técnica de pesquisa que utiliza da observação,
coleta de dados e registros de variáveis relativos à ocorrência de fatos e
fenômenos tal como ocorrem espontaneamente. Envolve descrição dos fenômenos e
fatos e também análises, o que pressupõe, uma fase de pesquisa bibliográfica
sobre o tema e/ou objeto de pesquisa alinhado a um modelo teórico de
referência. Em seguida se definem os instrumentos de coleta de dados e de
registros para posterior análise. Por exemplo, uma ação de extensão
universitária é passível de descrição e análise do processo de execução da ação
e de seus impactos. Bem como, uma pesquisa que busca compreender ações e
processos (em suas multidimensões) vivenciados por pessoas ou grupos de pessoas
e que se busca, através da pesquisa, descrever, analisar e refletir o empírico
sobre uma base teórica.
4.4.2- PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA
Trata-se de uma técnica de pesquisa em que o pesquisador busca se
informar e aprofundar sobre seu tema e/ou objeto de pesquisa mediante
levantamento de escritos e outras formas de produção de conhecimentos
realizados por outros pesquisadores, desde publicações avulsas, tais como:
boletins, jornais, livros, periódicos, monografias, dissertações e teses,
material cartográfico, etc, até meios de comunicação orais: rádio e gravações,
e ainda, audiovisuais: filmes. Portanto, “[...] sua finalidade é colocar o
pesquisador em contato direto com o que já foi escrito, dito ou filmado sobre
determinado assunto” (LAKATOS, 2007, p. 185).
5 - DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas
de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão
Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do
evento, na “área do participante” a partir do dia 23 de maio de 2024, onde também serão
disponibilizadas as cartas de aceite.
Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais
do evento.
6 - CERTIFICAÇÃO
A certificação de participação ocorrerá mediante
o credenciamento (inscrição), a frequência e participação nas atividades
ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de
trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido
trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de
formulário de frequência.
Os certificados serão disponibilizados para download e impressão
no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 10 de julho de 2024,
desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de frequência e apresentação
dos trabalhos inscritos e aprovados.
7 - CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Para os participantes devidamente inscritos,
fica garantida a gratuidade de sua participação nas rodas de diálogos, de
acordo com a opção realizada no ato da inscrição.
A partir do dia 22/04/24 o participante tem que retornar à
página do evento para escolher as atividades de seu interesse. Segue o
cronograma da programação do evento.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Matilde Marques Cavalcanti.
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE
PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL
Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL
Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL
Profa Érika Moema De Lucena Guedes Rodrigues – FACAL
Prof. Ari Lopes De Arruda – FACAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Adalberto Teles – FACAL
Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva
Ferreira Barbosa – FACAL
Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL
Profa. Dayane
Nunes da Silva – FACAL
Prof. Rinaldjo
da Silva Cabral Aguiar – FACAL
Profa. Marília Gabriela Muniz Arruda – FACAL
Prof. Ari Lopes de Arruda – FACAL
Prof. Wallace C. Campos Albuquerque – FACAL
Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL
Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL
COMISSÃO TÉCNICA
Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL
Ronaldo Cabral de Araújo – Funcionário FACAL
ANEXOS
ANEXO I
MODELO DE RESUMO EXPANDIDO
Þ
ESTRUTURA do Resumo Expandido será a seguinte:
TÍTULO DO TRABALHO
(maiúsculo, negrito, fonte arial, tamanho 12, centralizado)
Nome completo do autor¹; Nome completo do autor²
(arial,
negrito, tamanho 11,
centralizado)
Curso, Email
(arial, negrito,
tamanho 10, centralizado)
Área temática da
extensão ou linha de pesquisa do curso
(arial, negrito,
tamanho 10, centralizado)
1. INTRODUÇÃO (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado,
espaçamento entre linhas 1,5.
2. OBJETIVOS (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado,
espaçamento entre linhas 1,5.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11) Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.
4. METODOLOGIA (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado,
espaçamento entre linhas 1,5.
5. RESULTADO E DISCUSSÃO (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado,
espaçamento entre linhas 1,5.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS (Maiúsculo,
fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10, justificado,
espaçamento entre linhas 1,5.
7. REFERÊNCIAS (Maiúsculo, fonte arial, tamanho 11)
Texto (fonte Arial, tamanho 10,
justificado, espaçamento entre linhas 1,5
|
ANEXO II
REGRAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
PAGINAÇÃO:
Página A4, layout no modo retrato, com até TRÊS LAUDAS; margem esquerda e direita: 3 cm; margem superior
e inferior: 2,5 cm.
ILUSTRAÇÕES: As figuras, caso tenham, devem ser alinhadas ao centro e conter legendas
explicativas do que se trata.
Citar fonte quando necessário.
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: As
citações de autores ao longo do texto deverão seguir as normas da
ABNT; a lista final de referências deve ser ordenada
alfabeticamente e seguindo as mesmas normas.
ANEXO III
ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E
LINHAS DE PESQUISA DOS CURSOS
Áreas temáticas da extensão:
1.
Comunicação
2.
Cultura
3.
Direitos Humanos e Justiça
4.
Educação
5.
Meio Ambiente
6.
Saúde
7.
Tecnologia e Produção
8.
Trabalho
Linhas de pesquisa dos
cursos:
Þ Administração: 1-Empreendedorismo;
2-Sustentabilidade; 3-Gestão de pequenos negócios; 4-Gestão social e políticas
públicas.
Þ Ciências Contábeis: 1- Informação Contábil
para usuários internos; 2- Informação contábil para usuários externos; 3-
Informação contábil para o setor público.
Þ Direito:
Þ
Enfermagem:
1-
Enfermagem e educação em saúde nos diversos contextos do cuidar; 2-Enfermagem e
saúde da família nos diversos contextos do cuidar.
Þ Pedagogia: 1- Formação de
professores e processos de ensino e aprendizagem;
Þ Psicologia: 1 - Práticas
Psicológicas: Clínica, Educação e Organizações; 2 - Processos Psicossociais:
Subjetividades, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; 3 - Saúde Mental:
Psicopatologia, Psicoterapia e Sofrimento Contemporâneo.