VII Encontro Internacional de História da Geografia e Geografia Histórica

VII Encontro Internacional de História da Geografia e Geografia Histórica

presencial Porto Alegre - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Sobre

O VII Encontro Internacional de História da Geografia e Geografia Histórica dá continuidade ao VI Encontro Nacional de História da Geografia e IV Encontro Nacional de Geografia Histórica. A nova edição acontece com o tema “História da Geografia para compreender práticas e territórios do presente” e busca aprofundar o debate da reflexividade, ou seja, como a reflexão histórica nos mune com elementos para compreender o tempo atual, almejando ser um fórum de discussão para pesquisas que versem sobre história da geografia, do pensamento geográfico e da geografia histórica, além de se compor como espaço interdisciplinar o que permitirá o diálogo com pesquisadores do campo da história, sociologia e antropologia. O encontro é aberto a alunos, professores do ensino básico, profissionais da história e da geografia, professores universitários, dentre outros, e contará com mesas de debate e apresentações de trabalho.

Primeira Circular

Prezados, 


Informamos que se realizará entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2026 o VII Encontro Internacional de História da Geografia e Geografia História, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento ocorre sob os auspícios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS e receberá propostas de resumo expandido para apresentações no evento a partir do dia 9 de março de 2026 pelo site https://www.even3.com.br/vii-eihggh-667575.


Os resumos expandidos podem ser submetidos em português, espanhol, inglês e francês e deverão contar com a seguinte configuração: texto de 1000 a 3000 palavras contendo título (em negrito), palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula), introdução, metodologia, considerações finais e referências bibliográficas. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado, em arquivo livre de identificação de autoria. Cada autor poderá submeter até duas propostas de apresentação, sendo que cada resumo deverá possuir no máximo três autores. 


O prazo máximo para submissão de resumos será o dia 31 de julho de 2026, sendo que a proposta de apresentação deve estar atrelada a um dos seguintes grupos de trabalho do evento:


  1. Formações territoriais: histórias das geopolíticas, fronteiras e estratégias;
  2. Fazer e ensinar ciência: intelectuais, instituições e práticas;
  3. Paisagens, mapas e histórias: representações e o conhecimento geográfico; 
  4. História do planejamento regional e urbano;
  5. Geografia histórica: história ambiental e das mudanças técnicas no território;
  6. Imperialismos científicos: formas de dominação, hierarquias e tensões;


Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial acima e no instagram do evento: https://www.instagram.com/vii_eihgg/.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Evento realizado com apoio das seguintes agências de fomento:

Idioma

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}