VII Congresso da Red Latinoamericana de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales

VII Congresso da Red Latinoamericana de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales

online UFRJ Campus Fundão e CEFET/RJ Campus Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o evento

Em sua sétima edição, o Congresso da Red Latinoamericana de Investigación en Didáctica de las Ciencias ExperimentalesREDLAD acontecerá de forma híbrida e será organizado no período de 27 a 31 de julho de 2026, pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGECS/NUTES/UFRJ) em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPCTE/CEFET-RJ) e o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (PROPEC/IFRJ).

Tema do Congresso

Territórios Entrelaçados pela Educação em Ciências: Saberes, Contextos e Resistências na América Latina:  reconhecendo a diversidade dos tempos-espaços e dos sujeitos que produzem conhecimentos, e valorizando as experiências que emergem de investigações situadas e pluriepistêmicas. 

Objetivos

  • Intercambiar perspectivas teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de uma cultura de ensino, que respeita a diferença, estimula a participação cidadã, e promove a justiça socioambiental.
  • Ampliar a cooperação interinstitucional entre as diferentes entidades, organizações e laboratórios de investigação em educação em ciências entre países latino-americanos e do Sul Global.
  • Realizar a mentoria para pós-graduandos dos programas associados à rede.

Público-alvo

  • Pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação em Ciências (particularmente em Ensino de Física, Química, Biologia, Geociências, Pedagogia, Saúde e Ambiente);
  • Estudantes de graduação, em especial de cursos de formação de professores em Ciências, Física, Química, Biologia e Geociências que estão se iniciando na pesquisa na área;
  • Formadores de professores e professores-pesquisadores da Educação Básica.

Atividades

• Sessões convidadas: conferências plenárias, mesas-redondas, debates. • Apresentações de trabalho em sessões de comunicação oral ou simpósios temáticos. • Oficinas e mostras de experiências de formação de professores, de produtos educacionais e de publicações. • Encontros de grupos de pesquisa, de sociedades científicas, fóruns de coordenadores de pós-graduação, entre outros. • Sessões de mentoria para estudantes de doutorado, matriculados no quinto ou sexto semestre de seus respectivos cursos.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Valores das inscrições

  • O pagamento das inscrições será feito após o anúncio do aceite do trabalho, mas até dois meses antes da data de realização do evento.
  • Membros de sociedades científicas latino-americanas devem comprovar quitação da anuidade referente a 2026 para fazer jus ao desconto.
  • A taxa de inscrição dá direito ao material (programa, crachá e coffee breaks).
  • Coautores interessados em participar do evento deverão também devem fazer a inscrição e pagar a taxa de inscrição nas mesmas condições.
  • Estudantes de iniciação científica (graduação e ensino médio) e professores da educação básica serão isentos da taxa, se estiverem estiverem apresentando trabalho.


Categoria de participaçãoValor
Professor/pesquisador IES/ICT Federais e Estaduais, associado à REDLAD ou a sociedades científicas latinoamericanas50 US$ / 300 BRL
Professor/pesquisador IES/ICT Federais e Estaduais, não associado à REDLAD ou a sociedades científicas latinoamericanas75 US$ / 900 BRL
Estudante de pós-graduação20 US$ / 120 BRL
Estudante de graduaçãoIsento
Professor rede municipal e estadualIsento


Cronograma


Divulgação do eventoOutubro de 2025
Submissão de trabalhos30 de Novembro de 2025 a 13 de Fevereiro de 2026
Avaliação dos trabalhos submetidos15 de Fevereiro de 2026 a 15 de Abril de 2026
Resultado da avaliação dos trabalhos submetidos25 a 30 de Abril de 2026
Recursos04 a 06 de Maio de 2026
Resultados dos recursos13 de Maio de 2026
Envio dos textos completos01 de Junho de 2026
Realização do VII Congresso REDLAD27 a 31 de Julho de 2026

Coordenação Geral

Isabel Martins

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Comitê Científico

Mario Quintanilla, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Chile

Silvio Fernando Daza Rosales, Universidad de la Paz, Colômbia

Mabel Giles, Universidad de la República, Uruguai

Rafael Amador-Rodriguez, Universidad del Norte, Colômbia

Jose Pereira Chaves, Universidad Nacional da Costa Rica, Costa Rica

Elvira Patrícia Flores, Universidad de Córdoba, Colômbia

Adela Molina, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia

Adrianna Gomez, CINVESTAV, México

Agustín Adúriz-Bravo, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Álvaro García, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia

Ana Barrios, Universidad de Nariño, Colômbia

Ana Dumrauf, Universidad Nacional de La PLata, Argentina

Angel Daniel Lopez y Mota, Universidad Pedagógica Nacional, México

Charbel Niño El-Hani, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Diana Patrícia Rodriguez-Pineda, Universidad Pedagógica Nacional, México 

Edenia Maria Ribeiro Amaral, Universidade Federal Rural de pernambuco, Brasil

Eduardo Mortimer, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Edwin García, Universidad de Cali, Colombia

Elsa Meinardi, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Grazielle Rodrigues Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Laísa Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Lydia Galagowsky, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo, Brasil

Nora Bahamonde, Universidad Nacional de Río Negro, Argenti:na

Nora Valeiras, Universidad de Córdoba, Argentina

Oscar Tamayo, Universidad de Caldas, Colômbia

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Silvia Chaves, Universidade Federal do Pará, Brasil

Andreia Guerra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Álvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Maria Cristina Pansera de Araujo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Ignacio Idoyaga, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Natalia Ospina Quintero, Universidad Simón Bolivar, Colombia

Comissão Organizadora

Coordenação:

Giselle Rôças Fonseca

Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Taís dos Santos

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil



Denise Leal de Castro, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Carol Joglar, Universidad de Santiago de Chile, Chile

Diana Maria Rodríguez Ramirez, Universidad de Antioquia, Colômbia

Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Marcus Vinicius da Silva Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Rodrigo dos Santos Almeida, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Rita Vilanova Prata, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Nilcimar de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Bruna Karl, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Flavya Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Daise Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Silvana Azevedo Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Realização


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}